Integração SAP Concur: por que unificar as comunicações?

16/06/2022

De acordo com relatório da Forrester, 69% das empresas concordam que é fundamental que líderes de TI e finanças se comuniquem e colaborem melhor. Quando uma estratégia unificada de despesas é criada, 75% das empresas relatam maior satisfação da ferramenta de viagens e despesas, graças à melhor eficiência, precisão e consolidação de dados.
 
Os sistemas SAP se integram automaticamente ao SAP Concur, para que você possa gerenciar melhor os gastos da empresa A sincronização ponta a ponta de dados automatizada entre o SAP Concur e seus aplicativos de negócios SAP no SAP ERP e SAP S/4HANA proporciona mais visibilidade dos gastos de seus colaboradores.
 
Nesse sentido, integrar as soluções de gestão de gastos mais poderosas do mundo com seus aplicativos de negócios SAP significa que você pode gerenciar as despesas com mais facilidade e precisão, para ter uma visão completa da sua empresa em um só lugar.

Os benefícios de um sistema de gestão de empresas

O sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores é essencial para as organizações obterem o controle desse tipo de gastos, bem como estabelecer limites e estruturar uma política de reembolso de despesas sólida e eficiente. No entanto, é fundamental que esse sistema de gestão de despesas corporativas possa ser integrado a um ERP, para que as empresas realizem a gestão financeira completa por meio de apenas um único painel de controle. Desta maneira, a integração das tecnologias permite realizar a administração completa de uma organização com praticidade, eficiência e inteligência de negócios. Saiba mais!
 

Entenda o passo a passo para realizar a integração do sistema de gestão de despesas com um ERP

Conheça a política de privacidade das soluções

O primeiro passo para realizar a integração de um sistema de gestão de despesas e um ERP é conhecer a política de privacidade de cada um dos sistemas. No atual cenário, a privacidade é um aspecto fundamental para a escolha de qualquer tecnologia. Por isso, estude a política de privacidade dos sistemas, entenda quais dados são coletados, qual é a maneira que são armazenados e certifique-se de que as plataformas garantam as melhores práticas de segurança digital. Desta maneira, sua empresa assegura que as políticas dos sistemas escolhidos estejam alinhadas às regras internas e, consequentemente, ao compliance da organização.

Quais os principais desafios da gestão de despesas?

Fica claro que a gestão de despesas é uma área estratégica da organização e não ter esse controle na palma da mão pode impactar a eficiência, gerar perdas e insegurança. Entre os principais desafios do setor de gerenciamento de despesas corporativas, incluem-se:
 
  • Pressão no fluxo de caixa: a previsão errônea das despesas dos colaboradores pode resultar no comprometimento do fluxo de caixa, tornando a empresa economicamente vulnerável;
  • Incerteza econômica: as oscilações do mercado já geram incerteza econômica que se intensifica quando os gestores não conseguem prever custos;
  • Recursos no limite: a instabilidade econômica reduz o lucro das empresas, levando os recursos ao extremo e demandando corte de despesas não essenciais.
 
Além desses elementos, a situação pandêmica exige que as empresas atentem-se às melhores práticas para saúde e segurança dos colaboradores, demandando investimentos estratégicos nesse sentido.
 

Detalhes sobre as despesas

O sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores é essencial para as organizações obterem o controle desse tipo de gastos, bem como estabelecer limites e estruturar uma política de reembolso de despesas sólida e eficiente. No entanto, é fundamental que esse sistema de gestão de despesas corporativas possa ser integrado a um ERP, para que as empresas realizem a gestão financeira completa por meio de apenas um único painel de controle. Desta maneira, a integração das tecnologias permite realizar a administração completa de uma organização com praticidade, eficiência e inteligência de negócios. Saiba mais!
 
O detalhamento dos gastos é importante para que a empresa saiba exatamente para onde foi o dinheiro investido no deslocamento do colaborador. Por isso, deve-se informar alguns dados para conhecimento da instituição:
 
  • local onde foi feita a compra do produto ou serviço
  • nome do estabelecimento
  • valor desembolsado
  • comprovante ou nota fiscal do pagamento efetuado.

Identifique as APIs existentes

O segundo passo é verificar as APIs existentes nos dois sistemas, tanto no de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores como no ERP. Assim, é possível entender se as plataformas podem ser integradas para garantir a gestão completa da empresa, bem como todos os benefícios dessas tecnologias, como otimização de processos, monitoramento de indicadores-chave em tempo real, planejamento mais assertivo e muito mais! A partir da documentação completa das APIs das soluções é possível identificar a possibilidade de compatibilidade entre o sistema de gestão de despesas e o ERP, além de outras plataformas que sejam estratégicas para a organização.

Busque o apoio dos times de suporte

Fundamental para o sucesso da operação, o apoio da equipe de suporte é importante para realizar a integração de maneira segura e que garanta a alta performance esperada. Com esse suporte, sua empresa garante o planejamento da integração dessas ferramentas, redução de erros e retrabalhos no processo como um todo e a implementação ágil e com segurança.

Desenvolva o planejamento de integração

Como citado, outro passo necessário para a integração de um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores com um ERP é o planejamento. Essa organização irá auxiliar os gestores a criar um cronograma de ações para integração de plataformas e identificar o melhor momento para realizar cada processo, além de evitar riscos e promover a boa distribuição dos recursos oferecidos por cada tecnologia.

Treine os profissionais

A unificação desses softwares irá otimizar uma série de processos, por isso, é essencial treinar e capacitar os colaboradores com as novas práticas, de maneira que possam executar as atividades utilizando os melhores recursos disponíveis e com o máximo de performance e segurança.

Monitore os resultados

Por fim, após a integração entre o sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores e o ERP, é importante acompanhar os resultados. Desse modo, avalie os impactos que a interação das tecnologias proporcionaram aos colaboradores e identifique oportunidades de melhorias.
 

Conte com a SAP Concur

Agora que você já sabe o passo a passo para integração do sistema de gestão de despesas como o SAP Concur e as plataformas ERP, é o momento de garantir essa tecnologia de controle de custos iniciados pelos colaboradores na sua empresa! Nesse sentido, o SAP Concur é um sistema de controle de despesas intuitivo, funcional e responsivo, que propicia uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.
 
Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.

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Tecnologia