Gestão de despesas corporativas: 5 práticas essenciais

11/08/2020

A gestão de despesas corporativas é fundamental para o sucesso de um negócio, porém, tornou-se ainda mais importante diante dos desafios atuais provocados pelo coronavírus. Para se ter uma ideia, de acordo com estudo do IBGE, 62% das empresas entrevistadas, de segmentos variados, se disseram impactadas negativamente pelos desdobramentos da COVID-19.

Por isso, o controle de gastos, que é essencial para a competitividade e lucratividade das organizações, é fundamental para a continuidade das operações das empresas. Diante deste cenário, conheça alguns passos importantes para realizar a gestão de despesas corporativas no seu negócio. Confira!

Leia também: Relatório de despesas: saiba como gerar um documento eficiente

Saiba 5 práticas essenciais para a gestão de despesas corporativas

Faça o planejamento financeiro

O primeiro passo para ter sucesso na gestão de despesas corporativas é realizar o planejamento financeiro. Para isso, é importante produzir periodicamente, de acordo com a necessidade da sua empresa, o orçamento para o próximo período, sempre se baseando no histórico da organização e com projeções de receitas e despesas ao longo dos meses seguintes.

Desta maneira, a sua empresa garante a previsibilidade dos custos e poderá identificar despesas que possam ser diminuídas ou até cortadas para ter um fôlego maior neste período de incertezas.

Leia mais: Finanças corporativas: como realizar a gestão em tempos desafiadores?

Estruture uma política de reembolsos

Controlar as despesas iniciadas pelos colaboradores também é fundamental para a gestão de despesas corporativas. Por isso, é importante estabelecer regras e estruturar uma política de reembolsos. Neste caso, é válido dialogar com os colaboradores e desenvolver regras no que diz respeito ao que pode ser reembolsado, envio de comprovantes e até os valores limites para cada despesa. Ao estabelecer a política de reembolsos, sua empresa reduz as despesas corporativas e ainda evita possíveis transtornos sobre o que pode e o que não pode ser considerado custo reembolsável.

Leia também: Como realizar a gestão de reembolso de despesas em home office?

Estabeleça limites de gastos

Como já citado, estabelecer limites de gastos é fundamental para uma boa gestão de despesas corporativas. No entanto, esse limite deve ser estabelecido na política de reembolsos e comunicado a todos os colaboradores previamente para evitar possíveis transtornos. Assim, a organização pode monitorar as despesas, garantir a redução de custos e planejar estratégias ainda mais eficientes para controlar o orçamento empresarial.

Leia mais: Relatório de despesas: 3 passos para elaborar um documento eficiente

Capacite os colaboradores

Realizar workshops, treinamentos e capacitações sobre a importância da gestão de despesas corporativas também é importante para engajar os colaboradores no propósito da empresa em controlar melhor os custos. Assim, os profissionais podem compreender o processo e dar sua parcela de contribuição seguindo todas as regras referentes aos custos corporativos.

Leia também: Tecnologia de gestão financeira: 5 práticas essenciais em tempos desafiadores

Invista na tecnologia

Para realizar toda a gestão de despesas corporativas com sucesso é essencial investir em tecnologia para ter eficiência, otimização, monitoramento em tempo real e relatórios sobre todos os custos da organização. Nesse sentido, o SAP Concur é um sistema de controle de despesas iniciadas pelos colaboradores que proporciona a gestão financeira completa da sua empresa.  

A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.