20/04/2021
A gestão de riscos e compliance nas empresas é fundamental para a conformidade das atividades em relação às políticas da organização, evitando riscos de excessos de custos e fraudes.
Um dos principais processos relacionados à gestão de riscos e compliance é a auditoria de despesas. Neste sentido, os gestores devem avaliar corretamente como desenvolvê-la, em decorrência dos diversos tipos disponíveis e custos envolvidos.
Como realizar a auditoria de despesas?
Existem diferentes formas de implementar uma auditoria de despesas, sendo que a solução adotada depende de fatores, como os motivos para realização, o orçamento disponível e os objetivos. Entenda melhor a seguir.
Tipos de auditoria
Existem três tipos de auditorias que são relacionadas às razões para sua aplicação:
Caso não haja uma suspeita significativa, não se recomenda a realização da auditoria 100% manual, mas, caso ela seja necessária, pode ser indicada a terceirização de parte do trabalho.
Cálculo dos custos
Basicamente, quanto mais relatórios de despesas precisam ser analisados em uma auditoria, mais custosa ela será. O cálculo pode ser feito com a seguinte fórmula:
horas de auditoria = tempo de auditoria por relatório * (número de relatórios/60)
Considerando esse modelo, quanto maior a quantidade de relatórios e maior o tempo dedicado em cada documento, mais horas demandará a atividade, resultando em custos maiores.
Mudanças efetivas
Um dos principais passos para uma auditoria de sucesso é promover mudanças efetivas na companhia a partir dos dados levantados. Por exemplo, verifique qual o tipo de exceção mais recorrente, em qual atividade ela ocorra e como poderia ser evitada futuramente.
No caso de fraudes em
viagens corporativas e hospedagem, por exemplo, a empresa pode fazer parcerias com fornecedores, evitando divergências entre valores acordados e os apresentados na nota fiscal pelo colaborador.
Como otimizar a gestão de riscos e compliance?
A melhoria contínua e a otimização da gestão de riscos e compliance podem ocorrer por meio de auditorias aleatórias periódicas, mudanças nas políticas e também de ferramentas usadas na prestação de contas. Algumas recomendações incluem:
-
Políticas claras: brechas na política de despesas da companhia pode levar a dubiedades na interpretação, favorecendo aumento dos custos e necessidade maior de auditorias;
-
Metas: estabelecer metas e objetivos para redução das exceções nos relatórios de despesas garante a implementação de transformações efetivas em áreas mais sensíveis e problemáticas, reduzindo as ocorrências no médio prazo;
-
Taxa de primeira aprovação: quanto mais vezes um relatório precisa ser avaliado, mais custoso o processo, de forma que se deve estabelecer diretrizes que favoreçam uma melhor taxa de aprovação já na primeira solicitação;
-
Software de controle de despesas: existem tecnologias que automatizam etapas da gestão de risco e compliance, incluindo a geração de relatórios de despesas, identificação de irregularidades e também auditorias automatizadas de todas as solicitações, minimizando erros e custos.
Como a SAP Concur pode ajudar
A otimização na área de gestão de riscos e compliance pode andar junto com a redução dos custos em auditorias com o uso de uma tecnologia apropriada para esse fim.
A SAP Concur possui ferramentas de gestão de despesas, como o
SAP Concur Expense que gera benefícios como
46% mais eficiência na análise de faturas e redução de 75% do tempo despendido em cada solicitação.