Gestão de custos industriais: como fazer esse gerenciamento de maneira eficiente?

06/10/2020

Em um mercado cada vez mais acirrado e com o início da retomada de negócios após os impactos provocados pelos desdobramentos do coronavírus, a gestão de custos industriais é ainda mais importante para as empresas. Nesse sentido, de acordo com levantamento do IBGE, de junho para julho, a produção industrial teve alta em 12 dos 15 locais pesquisados e apresenta avanço nacional de 8%.

Além disso, de acordo com outra pesquisa do próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 25 dos 26 setores industriais apresentaram taxa positiva. Esses números mostram uma volta significativa dos negócios fabris, que tiveram um impacto de 27% de perda acumulada entre os meses de março e abril por conta da COVID-19.

Por isso, para garantir a retomada das operações, preparamos esse conteúdo com os principais pontos da gestão de custos industriais para sua fábrica. Confira!

Leia mais: SAP Concur x ERP: conheça as diferenças entre os sistemas de gestão de despesas e empresarial

Conheça as vantagens de realizar a gestão de custos industriais

Diminua os riscos do negócio

O primeiro benefício da gestão de custos industriais é a possibilidade de redução de riscos do negócio, já que a partir de planejamento, métricas em tempo real e relatórios, por exemplo, é possível ter um panorama preciso de todas as receitas e despesas. A partir desses insumos, os gestores podem estruturar ações que otimizem processos, aumentem a produtividade da fábrica, diminuam os custos e aumentem a lucratividade.

Assim, uma boa gestão de custos industriais pode diminuir os riscos do negócio.

Competitividade e precificação

Com as informações e dados obtidos, também é possível aumentar a competitividade de negócios com precificação mais agressiva, de maneira que não comprometa a lucratividade da empresa.

Eficiência

A gestão de custos industriais também auxilia os gestores a identificarem possíveis gargalos, desperdícios e oportunidades de melhorias em todos os processos, desde administrativos até de produção, para que o negócio seja mais eficiente.

Leia também: Sistema de gestão de despesas: passo a passo para realizar a integração com um ERP

Saiba como fazer a gestão de custos industriais

Registre a entrada de material com o custo da compra

Agora que você observou as principais vantagens da gestão de custos industriais, é importante saber como fazê-la. O primeiro passo é registrar todos os valores gastos periodicamente para a produção de sua fábrica. Para isso, a primeira etapa é registrar o custo de compra de cada material do processo fabril, seja embalagem, matéria-prima ou até os equipamentos de proteção individual dos colaboradores.

Faça a apuração horas-homem

Outro ponto essencial para o sucesso da gestão de custos industriais é a conta de horas-homem por atividade. Para isso, é preciso multiplicar o total de colaboradores envolvidos em uma tarefa pelo tempo que leva para realizá-la. A partir desses dados, estima-se como a força de trabalho contribui para o custo unitário de cada produto e para rentabilidade da linha de produção.

Levante os custos indiretos

Um ponto que muitas empresas deixam de lado são os gastos indiretos. Nesse caso, é preciso utilizar indicadores de custos, como:

  • Valores de matéria-prima 

  • Preço de horas-máquina

  • Custo de horas-homem

  • Quantidade produzida

Invista em uma plataforma de despesas iniciadas pelos colaboradores

Parte fundamental para a gestão de custos industriais é realizar o controle das despesas iniciadas pelos colaboradores. Nesse sentido, é importante contar com uma plataforma que automatize processos, melhore a produtividade dos profissionais e facilite o setor de finanças da sua indústria.

Sustentabilidade

Uma plataforma de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, além de todos os benefícios e redução de custos, ainda ajuda sua indústria a poluir menos o meio ambiente, já que com um sistema alocado em nuvem, evita-se o consumo de energia e, consequentemente, a emissão de carbono provocada pelo funcionamento 24 horas de um servidor físico.

Leia também: Gestão financeira de negócios: 5 dicas para o sucesso da operação

Conte com a SAP Concur

Para ter sucesso em todos os requisitos da gestão de custos industriais e contribuir para diminuir o impacto ao meio ambiente, é importante contar com uma plataforma em nuvem de uma empresa sólida e que realmente se preocupe com a sustentabilidade. Neste ponto, o SAP Concur Expense é a plataforma ideal para sua empresa, já que o sistema proporciona o controle completo das despesas iniciadas pelos colaboradores e contribui para gestão de custos industriais. A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Confira outros benefícios:

  • Gestão completa das despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores

  • Reduz custos

  • Integração com ERP

  • Compliance

  • Controle financeiro

  • Inteligência na decisão dos colaboradores

  • Relatórios de despesas para os gestores

  • Contribui para a sustentabilidade diminuindo os impactos provocados pelo consumo de energia

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.