Gestão financeira de negócios: 5 dicas para o sucesso da operação

08/09/2020

Em tempos desafiadores, realizar a gestão financeira de negócios é fundamental para ter o controle total dos recursos de uma organização e garantir a continuidade de operação em todos os setores. Das 2,8 milhões de empresas em funcionamento na segunda quinzena de junho, por exemplo, 62,4% sentiram os impactos negativos provocados pelos desdobramentos do coronavírus, de acordo com pesquisa do IBGE.

No setor industrial, especificamente, 92% das indústrias foram impactadas pela crise desencadeada pela COVID-19, segundo a Confederação Nacional da Indústria. Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com as principais práticas de gestão financeira de negócios para o sucesso da operação. Boa Leitura!

Confira 5 dicas de sucesso sobre gestão financeira de negócios

1. Planejamento 

O primeiro passo para uma gestão financeira de negócios de sucesso é o planejamento. Nesta etapa é necessário identificar a realidade atual da organização, avaliar possíveis oportunidades, estipular objetivos reais a serem alcançados e estruturar ações para atingir essas metas.

Além disso, é importante projetar cenários diferentes, otimistas e pessimistas, bem como as ações que devem ser tomadas em cada um desses panoramas.

2. Organização do fluxo de caixa

Ter o controle total do fluxo de caixa é fundamental para a gestão financeira de negócios. Isso porque, a partir dessa administração, é possível realizar projeções alinhadas às despesas e receitas.Desta maneira, a gestão do fluxo de caixa é ideal para avaliar se a organização tem o retorno esperado e ainda identificar possíveis melhorias em processos que possam fazer com que se aumente a lucratividade de um negócio.

3. Controle de todas as movimentações (receitas e despesas)

Assim como o fluxo de caixa, é essencial ter o controle de todas as movimentações da empresa. Mesmo custos pequenos, como por exemplo, despesas iniciadas pelos colaboradores com refeições, devem ser monitoradas e estar presentes nos indicadores e relatórios.Desta maneira, a empresa tem o controle total dos custos corporativos e realiza a gestão financeira de negócios de maneira assertiva para dar continuidade às operações, mesmo em períodos desafiadores como o atual.

4. Política de reembolso de despesas

Como citamos pequenos gastos iniciados pelos colaboradores, é importante que a organização também crie uma política de reembolso de despesas, já que existem diversos custos que devem ser monitorados, desde os menores com refeições, até os maiores com viagens, transporte ou até gastos para estruturação do home office. A partir da política de reembolso de despesas, as regras desses custos corporativos ficam bem estabelecidos, com limite de gastos, o que é e o que não é gasto passível de reembolso, obrigatoriedade de entrega de comprovantes fiscais e relatório de despesas e a periodicidade para o pagamento aos colaboradores.

5. Utilize a tecnologia

Para que obtenha o sucesso esperado na gestão financeira de negócios, é preciso investir em tecnologia para modernizar a gestão da organização. A partir de um sistema de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores, por exemplo, a empresa otimiza atividades, garante a eficiência nos processos e ainda pode acompanhar os indicadores mais importantes para o negócio em tempo real. Assim, os gestores podem tomar decisões assertivas a partir de dados e informações precisas para assegurar a competitividade do negócio.

Conheça o SAP Concur Expense

Para realizar a gestão financeira de negócios com agilidade e eficiência é preciso investir em soluções tecnológicas como um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores. Nesse sentido, o SAP Concur Expense é um sistema de gestão de custos corporativos que proporciona a administração financeira completa da sua empresa.

A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos de até 8% nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.