Entenda qual é a importância da análise preditiva financeira e como implementar

Com a transformação digital, cada vez mais as organizações estão implementando um gerenciamento inteligente baseado em dados, como é o caso da análise preditiva financeira. Um levantamento divulgado pela Techjury nos revela que, até 2023, o mercado de big data deve atingir US$ 103 bilhões em investimentos.
Por outro lado, gerenciar todas essas informações de maneira estratégica ainda é um desafio para 95% das empresas. Como resultado, cerca de 90% dos dados gerados atualmente não são estruturados.
 
Para tentar contornar essas dificuldades e garantir uma gestão mais efetiva de suas operações, 97% das organizações têm investido em big data e ferramentas de Inteligência Artificial (IA). É exatamente nesse cenário de disrupções e desafios que surge a análise preditiva financeira. Continue com a leitura deste conteúdo e veja o que é esse processo, sua importância e como implementar dentro das organizações.
 

O que é a análise preditiva financeira?

De maneira prática, a análise preditiva financeira nada mais é do que a predição de situações futuras com base na avaliação de uma série de dados e históricos.
Na contramão do que muitos gestores pensam, a análise preditiva não é uma “adivinhação” ou “palpite”. Muito pelo contrário, trata-se de uma previsão fundamentada em padrões já identificados na operação e comportamentos que variam conforme diferentes cenários.
 
Com isso, a organização consegue estabelecer distintos resultados de acordo com o panorama atual não somente da própria empresa, mas também do mercado e do comportamento dos consumidores.
 

Qual é a importância de realizar a análise preditiva de dados?

A análise preditiva financeira promove uma série de benefícios às organizações, como:

Viabiliza melhores tomadas de decisões

Como citado, esse tipo de análise é baseada em dados, históricos e padrões na operação. Com isso, as organizações conseguem tomar decisões mais estratégicas, que contribuem diretamente para o sucesso e expansão dos negócios.
 
Por outro lado, situações de emergência também são facilmente identificadas, o que viabiliza intervenções ágeis para minimizar impactos negativos na operação.
Além disso, esses dados podem ser usados, inclusive, para decisões sobre futuros investimentos, aberturas de novas empresas ou desenvolvimento de novos produtos e soluções, garantindo estabilidade e segurança para os negócios.

Permite a criação de um plano de gerenciamento de riscos

Qualquer empresa enfrenta riscos. Estes, por sua vez, podem estar envolvidos ao segmento de atuação da empresa, cenário econômico do mercado e, até mesmo, eventos naturais. A análise preditiva facilita a criação de um plano de gerenciamento de riscos, que consiste em um documento que mapeia todas as vulnerabilidades do negócio, levanta medidas preventivas e define iniciativas corretivas que apoiam a gestão dessas fragilidades.
 
Um bom exemplo que pode ser citado é a pandemia do coronavírus. Claro que uma crise sanitária nessas proporções não pode ser prevista, muito menos os seus impactos.
No entanto, a análise preditiva financeira permitiu que as organizações tivessem pautadas em um cenário mais realístico a respeito do futuro, o que viabilizou tomadas de decisões mais rápidas para sustentabilidade dos negócios durante esse período desafiador.
 
A mesma lógica é aplicada a outros eventos imprevisíveis, como crises econômicas e desastres naturais. Quanto mais dados a empresa consegue mapear, melhor será o seu planejamento de gerenciamento de riscos e menos vulnerável será a operação.

Otimiza a gestão financeira da organização

Outro benefício da análise preditiva, sem dúvidas, é a otimização da gestão financeira da empresa. Com qualidade e eficiência, os gestores conseguem maximizar a operação e ter uma visão holística a respeito das condições do negócio.
 
De maneira geral, é possível maximizar o controle interno em tudo que diz respeito à área financeira da organização, o que inclui gestão de caixa, contas fixas e variáveis, despesas corporativas, reembolsos, fornecedores, dívidas futuras, faturamento e outros indicadores. Com um gerenciamento mais robusto, todo o processo se torna mais eficiente, minimizando os riscos de fraudes, gargalos ou prejuízos, e aumentando a produtividade e qualidade das informações geradas.

Simplifica a criação de um planejamento financeiro e orçamentário

Sabemos que o planejamento financeiro e orçamentário é um documento essencial para o funcionamento das organizações. Na prática, nele estão previstos todos os budgets da empresa destinados a cada área durante um período de tempo.
 
Geralmente, as corporações realizam planejamentos anuais, em que destinam valores específicos para sustentabilidade da operação (pagamentos de mão de obra, ferramentas, espaços e outras contas), investimentos em novas tecnologias, melhorias internas e outros processos. Com a análise preditiva, esse plano financeiro e orçamentário passa a ser mais realístico e a contemplar as expectativas de expansão dos negócios, considerando o que cada departamento precisa para alcançar as metas e objetivos da organização.

Facilita a identificação de problemas

Como citado, a análise preditiva viabiliza a previsão de cenários futuros com base em uma série de dados. Esses cenários, porém, podem ser positivos ou negativos.
Isso significa que essa iniciativa facilita a identificação de problemas antes mesmo que eles aconteçam. Por exemplo, vamos imaginar que, atualmente, uma organização possui um gasto maior do que o seu faturamento.
 
Nos próximos dias, semanas ou, até mesmo, meses, isso pode não ser um problema, especialmente se nos referimos a uma empresa de grande porte. No entanto, em algum momento, as contas podem não “fechar” e a organização “entrar no vermelho”.
 
Com a análise preditiva, ao identificar essas diferenças entre faturamento e gasto, os gestores conseguem estimar até quando a operação é sustentável e implementar medidas paliativas com rapidez, de modo a equilibrar a gestão financeira antes que, de fato, ela se torne um obstáculo para o funcionamento dos negócios.

Promove sustentabilidade financeira a longo prazo

Elencando o tópico anterior, a análise preditiva, quando bem feita, promove às organizações sustentabilidade financeira a longo prazo.
Sabemos que o mercado é volátil e as empresas estão inseridas dentro desse cenário de constantes disrupções. Ao mesmo tempo, essas mudanças exigem um perfil mais resiliente e flexível das corporações.
 
Com o gerenciamento estratégico de dados, as organizações conseguem se adaptar rapidamente a essas transformações sem que suas condições financeiras sejam afetadas.

Aumenta a competitividade dos negócios

Por fim, essa iniciativa aumenta a competitividade da empresa, isso porque promove operações mais equilibradas, permite acompanhar o mercado de maneira estratégica e, principalmente, as atividades da concorrência. Diante disso, a sua organização sempre terá insumos que a colocará um passo à frente, viabilizando melhores decisões, desenvolvimento de novas soluções e, até mesmo, mudanças internas.
 

Como fazer análise preditiva?

Agora que você compreendeu o que é a quais são os benefícios da análise preditiva financeira, veja abaixo algumas iniciativas que vão te ajudar a implementar esse processo na sua organização.

Mude a cultura organizacional da sua empresa

A cultura organizacional é a base principal de uma empresa. Ela pode ser comparada à coluna central de uma infraestrutura em construção. Isso significa que, sem um reforço sólido, dificilmente o projeto ficará de pé, não é mesmo? O mesmo ocorre dentro das organizações.
 
É a cultura organizacional que dita como as corporações se colocam no mercado, seus fluxos internos, códigos de condutas e, até mesmo, como seus funcionários se portam.
Nesse cenário, para que a análise preditiva se torne uma realidade, os gestores precisam implementar profundas mudanças na cultura organizacional da empresa e a relação das equipes com o gerenciamento estratégico de dados.
 
Sabemos que disrupções não acontecem da noite para o dia. É preciso construir modificações sólidas. Por isso, oriente os colaboradores a respeito da importância dos dados, como eles devem manter os sistemas devidamente atualizados e como essas iniciativas otimizam o cotidiano das operações.

Padronize os fluxos financeiros e orçamentários

Com a base construída, é momento de começar a levantar o restante do projeto. E, para tal, a padronização dos fluxos financeiros e orçamentários é crucial.
Imagine, por exemplo, cada departamento da organização pedindo solicitações ou lançando notas e entregando relatórios de formas totalmente diferentes. No mínimo, frequentemente os gestores precisariam lidar com erros na operação. No máximo, profundos gargalos poderiam colocar a saúde financeira da empresa em risco e, até mesmo, causar o seu fechamento.
 
Para evitar essas situações, mapeie como é realizado o fluxo atual e já identifique oportunidades de otimização. A partir disso, estabeleça um processo de trabalho e informe a todos os departamentos relacionados. Nesse quesito, é válido também definir um padrão para os relatórios produzidos, prazos de solicitações, datas de pagamentos, períodos de contestação e outros fluxos semelhantes. Tudo deve ser devidamente documentado.

Defina e acompanhe indicadores

Os indicadores são peças fundamentais para a análise preditiva. São eles que vão reunir todos os dados que as organizações precisam para avaliar a operação e identificar cenários. Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores chave de performance, na tradução), as principais métricas que devem ser acompanhadas são:
  • Lucratividade;
  • Receita;
  • Resultados econômicos;
  • Controle de caixa;
  • Desempenho do mercado;
  • Patrimoniais;
  • Análise de investimentos financeiros e operacionais;
  • Produtividade;
  • KRI (riscos);
  • Gestão de pessoas;
  • Marketing e vendas.
Quanto mais métricas forem acompanhadas, mais dados a sua organização conseguirá coletar e mais certeira será a análise da sua operação.
 

Transforme digitalmente a sua operação financeira

Por fim, não podemos falar sobre coleta e gerenciamento de dados sem citar a importância da transformação digital. Apenas a tecnologia é capaz de otimizar esse processo e viabilizar a gestão de informações de maneira automatizada. Nesse cenário, faça da inovação uma das bases da sua empresa não somente na área financeira, mas também em outros departamentos. A revolução digital pode trazer uma série de benefícios ao seu negócio, como:
  • Melhorias no desempenho das operações;
  • Transparência e conformidade corporativa;
  • Aumento da produtividade de diferentes equipes;
  • Melhor entrosamento entre os departamentos;
  • Redução de erros e riscos na operação;
  • Segurança e proteção de dados;
  • Diferencial competitivo;
  • Melhorias na comunicação interna;
  • Otimização de tempo;
  • Monitoramento da operação em tempo real;
  • Automação de processos;
  • Melhor gerenciamento dos recursos.

Conheça o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense pode ajudar na análise preditiva financeira da sua organização. Consistindo em um sistema de gestão de despesas completo e inovador, o SAP Concur Expense automatiza completamente o controle de gastos. Intuitiva e responsiva, a ferramenta oferece uma série de funcionalidades que simplificam o cotidiano das operações, como:
  • Permite a digitalização de comprovantes de pagamentos;
  • Facilita a elaboração e envio de relatórios;
  • Simplifica o cumprimento das políticas internas e regulações legislativas;
  • Possui integração com diferentes sistemas de gestão;
  • Permite a integração de cartões corporativos;
  • Rastreia informações de despesas;
  • Viabiliza realizar auditorias em todas as solicitações;
  • Facilita o gerenciamento tanto por ambientes da web quanto por dispositivos móveis.
Por meio do SAP Concur Expense, a sua organização tem mais liberdade e transparência para realizar o controle de gastos, atingindo eficiência e maior produtividade.
Além disso, minimiza-se riscos de fraudes ou erros que prejudiquem a saúde financeira da empresa, garantindo alto desempenho, segurança e estabilidade.
 
Quer saber mais como o SAP Concur Expense pode ajudar a otimizar o gerenciamento de despesas da sua organização e aumentar o diferencial competitivo do seu negócio? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!

Tags:

Automação