Desafios da gestão financeira: 5 tendências para os CFOs ficarem de olho para 2022

04/11/2021
 
Estamos chegando ao fim de 2021, mais um ano repleto de adversidades e obstáculos para as empresas, ainda em decorrência da crise gerada pela pandemia do coronavírus e as adequações necessárias para o chamado novo normal. Afinal, iniciamos uma gradual retomada da economia, a intensificação do movimento do trabalho híbrido e ainda foi necessária muita resiliência financeira. Mas e agora; o que esperar de 2022? Está pronto para os novos desafios da gestão financeira?
 
Pensando neste cenário voltado para o próximo ano, neste conteúdo, resolvemos trazer as principais tendências e desafios de gestão financeira para 2022. Até porque um CFO de sucesso deve se manter atualizado e antenado com as novidades do seu setor de atuação, inclusive para saber como elas impactarão as empresas no curto, médio e longo prazo. E um spoiler: todas as tendências têm a ver com o uso da tecnologia na gestão financeira.
 

5 principais tendências e desafios da gestão financeira para 2022

Os investimentos em transformação digital nas empresas, com tecnologias e inovações, são cada vez mais essenciais para manter os negócios competitivos, na vanguarda tecnológica, à frente da concorrência e em destaque no mercado.
Por isso, listamos aqui para os CFOs as ferramentas de gestão financeira que eles devem levar em consideração para o ano que vem, caso ainda não tenham as incorporado na sua organização.

Análise preditiva de dados

Como primeiro dos principais desafios da gestão financeira, podemos citar a análise preditiva de dados. A partir dessa previsão, é possível continuar a impulsionar os negócios com maior precisão e uma visão mais ampla de tudo o que acontece na empresa e no setor financeiro.
Com essa democratização dos dados, os gestores serão capazes de ter uma melhor visibilidade dos gastos em tempo real, bem como ter os melhores recursos de previsão para maximizar o retorno sobre os investimentos realizados.

Próxima geração da computação em nuvem

Os gestores financeiros também devem ficar de olho na próxima geração de computação em nuvem, com mais interfaces de usuário e dispositivos conectados em tempo real, em meio à necessidade de ambientes virtuais e híbridos. Mas como isso impacta a gestão financeira?
 
Os diretores financeiros são os responsáveis por fazer esse investimento para permitir que a empresa funcione da melhor maneira possível, com organização e centralização de dados e plataformas. Assim, inclusive, é possível ter melhor controle financeiro.

Cibersegurança

A cibersegurança continuará sendo um tema quente, visto que 2021 foi um ano repleto de ataques cibernéticos, vazamentos de dados e também a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Neste cenário, os CFOs precisam intensificar seus esforços como gestores de risco para proteger os dados confidenciais de clientes, funcionários e parceiros de negócios, focando sua atenção na privacidade e na cibersegurança.
 

Automação do back-office

Os ‘robôs’ vão assumir mais operações automatizadas de back-office em áreas como contas a pagar e contas a receber. Entre as tendências e desafios da gestão financeira para os próximos anos, estão a realização de transações sem intervenção, agilizando a gestão do fluxo de trabalho, aprovações de despesas e reembolsos.

Processos de orçamentos e despesas

Os processos e tecnologias de orçamentação continuam a evoluir. Como resultado, o setor financeiro precisará aprimorar suas ferramentas e habilidades nesta operação. O foco deve estar na construção de plataformas que permitem integração e integridade, resolvendo assim o problema de muitas fontes de dados desencontradas e permitindo uma análise flexível.
 

Qual a importância de mapear as tendências e desafios da gestão financeira?

Independentemente se você já conhecia tais tendências e tecnologias em crescimento, ficar de olho nas novidades e desafios da gestão financeira é indispensável. Por meio desse monitoramento e observação, é possível obter uma série de benefícios para seus processos e operações, como por exemplo:

Simplificar e automatizar operações

Com certeza, cada vez mais, um dos objetivos dos CFOs é automatizar, padronizar, integrar, otimizar e simplificar processos financeiros. As tendências futuras e inovações permitem isso por meio de ferramentas como automação, nuvem, inteligência artificial e sistemas de gestão. Tudo, inclusive, proporciona maior redução de custos e aumenta a lucratividade, ajudando a resolver desafios da gestão financeira.
 

Melhorar a integração de dados

Realizar o gerenciamento financeiro de forma manual ou por meio de diversas planilhas, Excel e sistemas diferentes é realmente um grande problema. Isso porque existe uma falta de integração de dados e incapacidade de centralização das informações sobre gastos, custos, contas a pagar, a receber, entre outros.
 
Então, na prática, quando se abre os olhos para as tendências de gestão financeira, fica muito mais fácil ter dados eficientes, sólidos e assertivos sobre as operações. O que garante maior controle das despesas e finanças corporativas.

Maior facilidade para planejamento e gestão orçamentária

Um dos desafios da gestão financeira é realizar o planejamento e o gerenciamento orçamentário de modo efetivo anualmente. Com a incorporação das tendências e tecnologias, é possível melhorar esse processo, ganhando mais eficiência e agilidade nessas ações tão importantes para controlar todos os recursos da empresa.

Visibilidade financeira

Por fim, ter maior visibilidade financeira pode ser considerada um dos desafios de gestão financeira que é solucionado por essas novas tendências e tecnologias. Afinal, que diretor financeiro não quer conseguir ter uma visão 360 com panorama completo de todos os custos e despesas. Isso facilita e muito o controle e monitoramento dos desembolsos realizados.
 

Como a SAP Concur pode ajudar nos desafios da gestão financeira

Para enfrentar todos os desafios da gestão financeira e absorver todas as tendências de negócios, conte com uma solução completa para a gestão de despesas e viagens corporativas, como a SAP Concur Travel & Expense. A ferramenta proporciona automação de processos para prestação de contas, relatórios de despesas e reembolsos, possui um sistema alocado na nuvem, conta com alta capacidade de geração e análises de dados, e tem funcionalidades para detecção de fraudes, além de integração com sistemas ERP.
 
Tudo isso promove mais facilidade, otimização e eficiência na gestão financeira, assim como redução de custos.
Quer saber mais sobre nossa ferramenta de gestão de despesas e viagens?
 

Tags:

Tecnologia