Por que é importante identificar e classificar corretamente os custos?

22/06/2021
Embora muitos gestores reconheçam o quanto a gestão financeira é essencial para a sobrevivência das empresas, alguns ainda se perguntam: por que é importante identificar e classificar corretamente os custos?
Afinal de contas, a organização das finanças nos negócios é complexa e demanda conhecimento sobre as diferentes operações envolvidas no processo.
 
Sendo assim, identificar e classificar corretamente os custos é fundamental para manter as contas em dia, com um fluxo de caixa saudável e equilibrado, para garantir a continuidade das operações e o fortalecimento do seu negócio.
Quer saber por que é importante identificar e classificar corretamente os custos? No artigo de hoje, vamos mostrar um pouco sobre a gestão financeira nos negócios e as principais diferenças entre os recursos envolvidos. 
 

Diferenças entre gastos, custos e despesas

O primeiro passo para descobrir por que é importante identificar a classificar corretamente os custos é a partir da caracterização de cada fator envolvido na gestão financeira. Por isso, vale a pena conhecer as diferenças entre o custo e a despesa.

O que é um custo?

O custo nada mais é que o recurso financeiro para a compra ou aquisição de um item, tendo ligação direta com a produção de mercadoria e serviços. Dessa forma, os exemplos mais comuns de custos são: matéria-prima, mão de obra, embalagens, depreciação de máquinas ou equipamentos, viagens corporativas, entre outros.

O que é uma despesa?

A despesa diz respeito aos gastos relativos à administração da empresa, como investimentos na área comercial, marketing, desembolsos para manutenção da estrutura etc.
 
Ou seja, é um recurso que não contribui diretamente para a produção de mercadorias ou serviços. Os exemplos mais comuns são: contas de eletricidade, aluguel de estabelecimentos e materiais de escritório.
 
Tanto os custos quanto as despesas podem ser variáveis ou fixos. De modo simplificado, os gastos fixos não variam conforme o volume produzido ou com cobrança independente do faturamento do negócio. Já os variáveis dependem da comercialização dos produtos ou serviços, com valores diferentes conforme a demanda.
 

Mas por que é importante identificar e classificar corretamente os custos?

Agora que você já sabe as principais diferenças entre os gastos, está na hora de entender por que é importante identificar e classificar corretamente os custos e despesas. Em geral, a gestão financeira depende dessa organização, pois:
  1. Ela fornece informações sobre os gastos do negócio;
  2. As informações mapeadas adequadamente diminuem os riscos de fraudes nas despesas;
  3. Pode-se visualizar os gastos de maneira mais clara e melhorar o controle de custos;
  4. É possível ter mais qualidade na produção de bens e serviços;
  5. A tomada de decisão embasada pelas informações se torna mais assertiva e possível de acontecer em tempo real;
  6. Há melhora na precificação dos produtos e serviços comercializados;
  7. Aumenta-se a competitividade da empresa no mercado;
  8. Tem-se um significativo aumento da lucratividade;
  9. Pode-se desenvolver um melhor planejamento orçamentário;
  10. Os direcionamentos de investimentos são mais assertivos.
Essas são as principais razões do porquê é importante identificar e classificar corretamente os custos. Quer dizer que essa definição ajuda - e muito! - na consolidação e expansão do seu negócio, além de oferecer maior potencial para crescimento.
 

Tenha um melhor e maior controle orçamentário com uso da tecnologia

A SAP Concur é especializada no desenvolvimento de ferramentas para controle de custos e despesas corporativas. Para que esse processo seja eficiente, existe o SAP Concur Expense.
 
Trata-se de uma plataforma intuitiva que colabora com a gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores (alimentação, viagens, hospedagens, deslocamentos, material de escritório, home office, cursos etc.).
 
O SAP Concur Expense proporciona automação nos procedimentos de pedidos e aprovações de reembolsos, envios de notas fiscais e melhor visualização dos gestores. Além disso, elabora relatórios completos dos gastos corporativos.
Assim, é possível ter maior visibilidade financeira e controle dos custos, facilitando a tomada de decisão.