Controle financeiro corporativo: conheça as principais práticas de sucesso

15/12/2020

Em tempos de incertezas como o atual por conta dos desdobramentos do coronavírus, o controle financeiro corporativo é essencial para que as empresas mantenham suas operações e até já pensando na retomada de negócios. Para fazer essa gestão, atualmente, em um mercado corporativo cada vez mais competitivo, é preciso investir em automação e tecnologia.

Nesse sentido, de acordo com pesquisa da Salesforce, a maioria dos líderes em serviços financeiros acredita que a automação seja fundamental para obter vantagem competitiva no atual cenário. Diante disso, preparamos esse conteúdo com as principais ações para a efetividade do controle financeiro corporativo. Continue a leitura!

Leia também: Planilha de controle financeiro empresarial: como modernizar a gestão de despesas corporativas?

Saiba como estruturar o controle financeiro empresarial

Avalie o atual panorama financeiro da sua organização

Quando se fala sobre controle financeiro corporativo, o primeiro passo é entender o atual cenário em que a organização se encontra. Para isso, é preciso obter dados como receitas, despesas, lucros bruto e líquido, entender como é realizada a composição de preço de cada produto ou serviço e muito mais. Basicamente, é preciso ter uma visão clara e total da real situação financeira da empresa.

Crie projeções e cenários

A partir desse levantamento e estudo, é hora de estruturar projeções de acordo com cenários diferentes, otimistas e pessimistas. Nesse caso, pode, por exemplo, identificar o produto ou serviço principal da organização e avaliar o resultado das vendas dos últimos 12 meses deste item.

Após essa avaliação, já é possível pensar em ações de acordo com os melhores e piores cenários em termos de vendas. Um exemplo seria estruturar uma promoção forte para o mês em que as vendas deste produto ou serviço principal sejam normalmente mais baixas.

No caso de um mês positivo além das expectativas, os gestores também já têm as ações definidas do que fazer com o recurso extra, como necessidade de investimento maior em marketing ou na compra de um equipamento específico, por exemplo.

Monitore e analise métricas periodicamente

Além da análise inicial e de estruturar projeções e diferentes cenários, é preciso acompanhar de perto todos os indicadores financeiros da sua organização. Somente a partir de dados concretos, é possível tomar medidas assertivas que possam trazer resultados diferentes para o seu negócio. Além disso, com essas informações precisas, os gestores também podem propor melhorias a fim de melhorar cada vez mais o controle financeiro corporativo.

Invista em tecnologia

Para ter eficiência, tanto para estruturar como no dia a dia do controle financeiro corporativo, é importante investir em tecnologia. Mas investir se a minha organização precisa economizar? Sim, a longo prazo, esse investimento oferece retorno maior, a partir de:

  • Automação de processos

  • Maior produtividade por parte dos colaboradores

  • Dados precisos sem erros e redução de retrabalho

  • Identificação de despesas desnecessárias e otimização de recursos

Leia mais: Controle de custos e despesas: conheça 5 vantagens sobre fazer uma boa gestão financeira

Conte com a SAP Concur

Para obter excelência no controle financeiro corporativo, o sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, SAP Concur Expense, é a melhor opção para a sua empresa economizar até 8% dos custos empresariais!

A plataforma da SAP Concur entrega uma série de ferramentas essenciais para a sua organização otimizar os recursos. Confira:

  • Gestão completa de despesas iniciadas pelo colaborador (táxis, almoços, materiais de escritórios, custos de home office e outras)

  • Total visibilidade financeira das despesas

  • Maior transparência e facilidade nos processos

  • Menos tempo gasto em atividades burocráticas e maior foco no negócio

  • Melhora da experiência dos funcionários e gestores financeiros

  • Relatório de despesas para facilitar as decisões sobre fluxo de caixa

  • Integração com outros sistemas de gestão, como ERP

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Expense pode auxiliar a sua organização no controle financeiro corporativo.