Planejamento financeiro empresarial: conheça as tendências para 2021

06/01/2021

O planejamento financeiro empresarial, que sempre foi importante, será fundamental para a continuidade das operações e retomada de negócios das organizações em 2021. A crise provocada pelo coronavírus impactou empresas de todos os tamanhos e, por isso, a gestão financeira terá papel ainda mais estratégico para as organizações superarem os desafios impostos pela pandemia.

Nesse sentido, vale destacar que os desdobramentos provocados pela COVID-19 impactaram negativamente 62,4% das empresas, de acordo com a Pesquisa Pulso Empresa. Além disso, desde o início do ano, o Ibovespa, índice que acompanha o valor das maiores empresas, apresentou uma queda acumulada de quase 35%, o que reflete diretamente o impacto causado pela crise nas grandes organizações.

No entanto, é preciso pensar na continuidade das operações para o próximo ano e na retomada de negócios. Para isso, o relatório Trends in Financial Services aponta a automação como uma das tendências para o sucesso da gestão financeira em 2021. Neste cenário, preparamos esse conteúdo sobre as tendências para o planejamento financeiro empresarial. Confira!

Leia mais: Redução de custos nas empresas: 5 dicas para otimizar os recursos corporativos em 2021

Conheça as principais tendências sobre planejamento financeiro empresarial para 2021

Soluções digitais

A partir do isolamento social, as empresas tiveram que buscar soluções digitais para continuar suas atividades, inclusive para o setor financeiro. No entanto, é preciso ter cautela, estudar diversas opções, avaliar todos os recursos e a necessidade da empresa, entender se a solução atende às políticas da sua organização, além de promover automação de processos e auxiliar na otimização de recursos.

Lei Geral de Proteção de Dados

Além de atender a política da empresa, as soluções digitais e as empresas como um todo também precisam estar em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados que entrou em vigor em setembro de 2020 e, a partir de 2021, começa a multar e penalizar as organizações que não estiverem de acordo com a nova legislação.

Processos colaborativos

Apesar de 8 milhões de trabalhadores brasileiros ainda estarem em regime de home office, de acordo com o IBGE, essa distância deve ser equacionada para atender outra tendência do planejamento financeiro empresarial para o próximo ano: processos mais colaborativos. Neste caso, ferramentas de gestão de atividades, aplicativos internos de mensagem e até o estímulo dos gestores para interação entre os colaboradores devem ser implementados na sua empresa para que todos os processos financeiros sejam melhorados para enfrentar mais um ano desafiador.

Automação de processos

Por falar em processos, a automação dessas atividades que já era uma tendência em 2020 será ainda mais importante no próximo ano. Por isso, contar com uma ferramenta de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, por exemplo, pode automatizar o envio de relatórios e notas fiscais, fazendo com que os profissionais tenham mais tempo para atividades estratégicas.

Já para o setor financeiro, as atividades de avaliação das notas fiscais e relatórios de despesas, além do pagamento de reembolsos aos funcionários, também podem ser automatizadas. Desta maneira, sua empresa ganha em processos mais assertivos, menos retrabalho, otimização de recursos e maior produtividade.

Inteligência de dados

Por fim, o avanço da tecnologia também fez com que as empresas obtivessem maior inteligência de dados por meio de soluções digitais. Desta maneira, o uso de base de dados e análise de informações para a criação do planejamento financeiro empresarial também é uma das tendências para o próximo ano. Assim, organizações com grande base de dados e capacidade analítica irão conseguir previsibilidade de demandas, além de tomarem decisões mais rápidas e eficientes baseadas em informações precisas.

Leia também: Finanças corporativas: conheça 5 dicas para o sucesso da gestão financeira

Conte com a SAP Concur

Para estruturar o planejamento financeiro empresarial e obter até melhoras significativas de satisfação dos colaboradores, investir em um sistema de gestão de despesas corporativas é fundamental. Neste caso, o SAP Concur Expense é um software de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores completo, que promove automação de processos, inteligência de dados, utilização a partir de qualquer dispositivo móvel e, principalmente, redução dos custos empresariais em até 8%.

Além disso, o SAP Concur Expense é a única plataforma que auxilia as empresas a optarem por escolhas mais sustentáveis.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais!