Redução de custos nas empresas: 5 dicas para otimizar os recursos corporativos em 2021

24/12/2020

A redução de custos nas empresas tornou-se uma necessidade em 2020, a partir da crise provocada pelo coronavírus. Para se ter uma ideia, segundo levantamento do IBGE, 62,4% das empresas sentiram os impactos negativos da pandemia, sendo que para 50,7% das organizações houve redução nas vendas.

Diante deste cenário, as organizações buscaram diversas soluções para economizar e otimizar recursos, aumentar a produtividade dos colaboradores, além de estudar novas possibilidades de oportunidade de mercado.

Nesse sentido, preparamos 5 dicas sobre redução de custos nas empresas para a continuidade das operações e retomada de negócios em 2021. Confira!

Leia também: Gestão financeira empresarial estratégica: tudo o que você precisa saber!

Conheça 5 práticas para redução de custos nas empresas

Baixe custos sem perder em produtividade e qualidade

Um dos principais desafios quando o assunto é a redução de custos nas empresas é diminuir os gastos, de maneira que não impacte a produtividade e a qualidade do serviço prestado. Como fazer isso? Bem, primeiramente, é preciso realizar um estudo de todos os custos e despesas da organização e avaliar quais podem ser diminuídos ou cortados neste período.

Nesse sentido, algumas das despesas que, geralmente, podem sofrer ajustes sem causar impacto na produtividade e qualidade das entregas do seu negócio são:

- Reduzir plano de telefonia e internet

- Incentivar a atenção dos colaboradores com o intuito de diminuir as despesas com água e energia

- Diminuir a utilização de papel e impressões

- Estudar novas possibilidades e entrar em contato com o banco para reduzir as tarifas bancárias

- Estruturar a comunicação para conscientização dos colaboradores sobre o momento da empresa

Renegocie com fornecedores

A segunda dica para otimizar os recursos corporativos e promover a redução de custos nas empresas é renegociar com os fornecedores. Nesse momento desafiador, é preciso entrar em contato com cada um e identificar oportunidades de melhores valores que atendam a sua organização neste momento.

Nesta etapa, é importante ter contato de diversos fornecedores para entender qual oferece a melhor proposta para sua empresa. De acordo com a Conube, a renogociação gera uma economia de até 30%.

Engaje os colaboradores para a otimização de recursos

Como já indicado anteriormente, engajar os colaboradores também é fundamental para a redução de custos nas empresas nesse período de incertezas. A partir de um planejamento estruturado, os colaboradores podem até auxiliar a identificar pontos para otimização de recursos, além de evitar desperdícios no dia a dia da organização.

Além disso, para motivar esses profissionais ao novo propósito da empresa, é possível estruturar um programa de gamificação para estimular os colaboradores a contribuir com a diminuição de despesas.

Automação de processos

A automação de processos é uma das principais tendências no universo corporativo para 2021, de acordo com a Accenture. Essa tecnologia permite que tarefas manuais e repetitivas possam ser executadas de maneira automatizada para proporcionar mais tempo para atividades estratégicas aos colaboradores da sua organização.

Ou seja, a automação de processos promove mais produtividade e, consequentemente, colabora para a redução de custos nas empresas.

Invista em tecnologia

Por falar em automação, a tecnologia será fundamental para inteligência de mercado, continuidade das operações, retomada de negócios e redução de custos nas empresas. Nesse sentido, sistemas ERP e plataformas de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, por exemplo, serão essenciais para 2021.

A partir desses sistemas, sua organização tem os recursos necessários para realizar a gestão do negócio de maneira inteligente e eficiente.

Saiba mais: Controle de despesas: 6 ações para promover a resiliência financeira

Conte com a SAP Concur

Para obter a redução de custos nas empresas por meio de automação, tecnologia e monitoramento de métricas para a gestão ágil e inteligente, é preciso contar com soluções sólidas e completas como as da SAP Concur!

Nesse sentido, o SAP Concur Expense é uma plataforma de despesas iniciadas pelos colaboradores completa, que, inclusive, pode ser integrada ao ERP do seu negócio.

A partir da implementação do SAP Concur Expense, a sua organização terá o quadro completo de gastos e despesas e poderá acessar os detalhes de qualquer um desses custos, como fornecedores e fatura de cartão de crédito de colaboradores, por exemplo.

Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio do time de especialistas da SAP Concur.