Gestão de despesas corporativas: conheça 6 dicas de sucesso

27/11/2020

Toda empresa que almeja crescer e se tornar sólida no mercado precisa ter em mente a importância que uma gestão de despesas corporativas eficiente pode proporcionar. Mais do que o simples controle das despesas corporativas, a gestão desta modalidade contribui para que as decisões tomadas pela direção estejam de acordo com a atual situação da companhia.

Afinal, gerenciar bem os custos corporativos, como no caso de reembolsos de despesas iniciadas pelos colaboradores, é imprescindível para melhorar a fiscalização sobre os gastos da organização. Um dado importante divulgado pelo Ministério da Economia mostra que, em oito meses deste ano, foram abertas 2,152 milhões de empresas, aumento de 0,5% em relação a igual período de 2019.

Já o número de empresas fechadas chegou a 682.750, com queda 14,5%, nesse mesmo período de comparação, ainda de acordo com o mesmo Mapa das Empresas. Ou seja, a gestão de despesas corporativas está diretamente ligada à continuidade de negócios, ao sucesso e ao crescimento das companhias.

Leia também: Planilha de controle financeiro empresarial: como modernizar a gestão de despesas corporativas?

Diferença entre despesas e custos

A gestão de despesas corporativas passa pelo entendimento da diferença entre despesas e custos. À primeira vista, parece ser a mesma coisa, mas não é. Os custos estão relacionados diretamente com o produto ou serviço ofertado pela empresa. Já as despesas são os gastos que se referem à manutenção da atividade principal da empresa.

O valor gasto com matéria-prima e com o salário dos colaboradores são dois exemplos básicos de custos que uma empresa pode ter. Enquanto que as despesas, principalmente iniciadas por colaboradores, estão associadas à compra de materiais de escritório, aos reembolsos de táxis, almoços, estacionamentos, viagens e home office.

Saiba mais: Como manter o controle de custos nas empresas e evitar surpresas

Principais dicas para o sucesso da gestão de despesas corporativas

Para que as empresas alcancem o sucesso na gestão de despesas corporativas, separamos 6 dicas úteis que podem facilitar o trabalho dos tomadores de decisão.

Orçamentos e cotações: fazer orçamentos e cotações com ao menos três fornecedores diferentes ajuda a procurar bons negócios. Quanto mais opções disponíveis, melhor será para encontrar um preço justo.

Política de reembolso: definir uma política de reembolso é fundamental para que os colaboradores não gastem em excesso, evitando transtornos e desconfortos na empresa.

Limite de gastos: ao estabelecer um limite de gastos, a empresa consegue monitorar o consumo e planejar as estratégias para controlar as despesas.

Orientação dos profissionais: educar e incentivar os colaboradores é uma ação indispensável quando o tema é gestão de despesas corporativas. Fazer capacitações com a equipe ajuda neste momento.

Estratégia ao fechar negócios: busque sempre beneficiar a empresa ao fazer negociações. Descontos progressivos fortalecem a estratégia de reduzir custos.

Plataformas de gestão: contar com plataformas que automatizem o trabalho da gestão de despesas corporativas é de suma importância, pois facilita o controle e a gestão em um único lugar.

Leia mais: Sistema de controle de despesas: vale a pena investir no SAP Concur?

Conte com a SAP Concur

O SAP Concur Expense é um sistema de controle de despesas que oferece segurança, agilidade e eficiência na gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores. Entre as funcionalidades do sistema, o destaque é para o gerenciamento das despesas por aplicativos móveis, conciliação de despesas com integração de cartões e o rastreio de informações de despesas com segurança.

Para saber mais sobre como o SAP Concur Expense pode auxiliar sua empresa na gestão de despesas corporativas, entre em contato com o time de especialistas.