Controle de custos nas empresas: como implementar uma política de despesas no home office

SAP Concur Team |

Estabelecer um eficiente controle de custos nas empresas sempre foi a preocupação de diferentes gestores. No entanto, as instabilidades atuais do mercado tem exigido um processo ainda mais acirrado, principalmente com a necessidade do home office. Por sua vez, o trabalho remoto deu início a uma nova categoria de gastos corporativos e criou dinâmicas atualizadas, flexíveis e modernas, com o objetivo de englobar as novas necessidades do setor. Nesse sentido, apesar da crise e precisão de transformação rápida, o teletrabalho fornece uma série de benefícios, tanto para os colaboradores quanto para os empreendimentos, como controle de custos nas empresas, aumento da produtividade e ampliação da efetividade dos funcionários.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pela FlexJobs, 54% dos respondentes declaram que a flexibilização do trabalho permitia um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, além do cuidado com a saúde física e mental. Essas vantagens podem ser um dos pilares, inclusive, para o crescimento do home office ainda antes do início da pandemia. 

Dados do LinkedIn nos revelam que, em 2019, houve um aumento de 78% nos anúncios de emprego que mencionavam maleabilidade do trabalho e 24% dos candidatos que consideravam esse aspecto importante no momento de buscarem nova recolocação. Esses dados demonstram a importância de alinhar uma política interna clara e efetiva a respeito desse processo para adaptação ágil como resposta à crise e preparação da empresa ao futuro, visto que, conforme estimativas da FGV, o home office pode crescer 30% após a pandemia.

Mas, afinal, como implementar diretrizes de despesas assertivas e um acirrado controle de custos nas empresas? Para te auxiliar a responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo, confira.

Saiba mais: Gestão financeira e orçamentária: por que sua empresa precisa da revisão orçamentária?

Como implementar uma política de despesas no home office?

Para implantar uma política de gastos efetiva, algumas boas práticas são imprescindíveis, tais como:

Ouça a equipe e funcionários sobre as medidas emergenciais a serem adotadas

Antes de qualquer ação, é essencial juntar dados. Para isso, além de uma análise minuciosa, é importante escutar a equipe, entender suas principais dificuldades e coletar sugestões das medidas elementares a serem adotadas. É de suma importância avaliar cada uma das recomendações vindas dos colaboradores, ponderando investimentos, disponibilidades e outros aspectos envolvidos para a execução.

Alinhe a política de despesas

Com algumas soluções planejadas, é momento de alinhar as políticas de despesas, considerando todos os pormenores relacionados ao trabalho remoto, como materiais, serviços necessários (internet e telefone, por exemplo), equipamentos e acessórios. É preciso orientar os colaboradores a respeito das novas regras por meio de reuniões periódicas e memorandos. Além disso, é fundamental nomear um profissional responsável por validar esses documentos e tirar as dúvidas dos funcionários.

Facilite a criação e o envio de solicitações de reembolso de despesas

Por fim, é essencial planejar fluxos otimizados, ágeis e livres de erros para a criação e envio de solicitações de reembolsos de despesas. 

Para tal, a melhor opção é contar com a tecnologia, capaz de auxiliar em um desempenho efetivo das atividades e promover conectividade e toda a mobilidade para desenvolvimento do trabalho remoto.

Saiba mais: Como reduzir despesas na empresa: 7 fatores para levar em consideração na crise

Conte com a SAP Concur Expense para controle de custos nas empresas

A SAP Concur Expense consiste em um sistema de gerenciamento de despesas moderno, que apresenta um design intuitivo e responsivo. Desse modo, facilita o acompanhamento de gastos em tempo real e a identificação rápida de gargalos. Uma das vantagens da SAP Concur Expense é a possibilidade de se adequar totalmente às políticas internas da corporação e às responsabilidades legais, viabilizando tomadas de decisões efetivas e melhor controle de custos nas empresas.

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