Como manter o controle de custos nas empresas e evitar surpresas

29/04/2020

A atual crise gerada pela Covid-19 vem afetando milhares de empresas espalhadas pelo mundo. Por isso, nunca antes foi tão importante manter o controle de custos nas empresas como agora. A principal razão para isso é a instabilidade do mercado. O período de quarentena necessário para minimizar a proliferação da Covid-19 desacelerou o comércio, a produção industrial e a prestação de diversos serviços. 

Esse cenário tem desafiado as empresas a mudarem seus processos, adequarem inovação e, principalmente, administrarem com eficiência os gastos.

Nesse sentido, de acordo com o relatório COVID-19 CFO Pulse Survey, 75% dos respondentes declararam que a maior preocupação diante da crise é o impacto financeiro. Para evitar isso, é essencial adotar ações e transformações internas e externas, capazes de minimizar as consequências da crise. Para te auxiliar nessa missão, elaboramos um conteúdo com dicas eficientes. Confira.

Como manter o controle de custos nas empresas e evitar surpresas?

Algumas medidas efetivas para manter o controle de custos nas empresas e evitar surpresas orçamentárias são:

Tenha um plano de contingência

As crises são classificadas como situações inesperadas que, muitas vezes, é difícil estimar o tempo de duração ou o quanto de recursos consumirão. Portanto, independentemente do momento, é fundamental que a sua empresa tenha um plano de contingência. Para isso, é importante considerar todos os gastos atuais e a política de despesas da organização. Além disso, é essencial implementar ações flexíveis para os colaboradores que estão trabalhando remotamente. 

Monitore os gastos com mais atenção

Outro ponto de atenção é o monitoramento dos gastos. Como citado, em épocas de instabilidades do mercado, torna-se ainda mais necessário administrar as despesas para evitar gargalos operacionais e prejuízos. Para tal, é preciso estipular indicadores de desempenho, de modo a acompanhar os investimentos e identificar gastos desnecessários. Essas métricas devem ser implementadas em todos os processos e equipes, desde os custos envolvidos nos deslocamentos até a compra de materiais ou manutenções.

Conscientize os funcionários

De modo geral, os colaboradores são os principais ativos de uma empresa, por isso, é essencial adotar treinamentos para conscientização de toda a equipe. Esses processos devem abranger novas medidas de segurança, atualizações da empresa e, até mesmo, a adoção de outras iniciativas. Quanto mais inteirados os funcionários estiverem, mais assertiva será a gestão de despesas e o controle de custos empresariais. Com isso, é possível, inclusive, reduzir erros ou retrabalhos operacionais, minimizar prejuízos e potencializar o serviço oferecido pelas organizações.

Conte com a tecnologia

Por fim, a tecnologia é a principal aliada das companhias, especialmente nesse momento de crise. Contar com plataformas inovadoras, que viabilizem o monitoramento financeiro, facilitem o trabalho remoto e assegurem resultados efetivos é fundamental. Esses sistemas maximizam o controle de custos empresariais e o acompanhamento da equipe, isso porque permitem a administração em tempo real e geram relatórios completos que embasam tomadas de decisões estratégicas.

Saiba mais: Gestão de despesas corporativas: os principais problemas e como superá-los

Conheça o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense é a melhor tecnologia disponível no mercado quando o assunto é controle de custos nas empresas. Na prática, a plataforma de gestão de despesas da SAP Concur fornece tudo o que a sua companhia precisa para evitar surpresas orçamentárias. De modo geral, o sistema oferece visibilidade rápida e prática dos gastos, maximiza a eficiência operacional e mantém a organização estável frente à uma crise.

Deseja mais informações sobre controle de custos nas empresas? Entre em contato e conte com o suporte da nossa equipe.