Dever de diligência: como melhorar a experiência dos colaboradores no home office

19/06/2020

Os desafios gerados pelo novo Coronavírus obrigaram diversas organizações a adotarem o home office como medida paliativa, com o intuito de minimizar o contágio e proteger os funcionários. Nesse aspecto, o dever de diligência consiste em um dos principais meios para maximizar a segurança e o bem-estar dos colaboradores. Essa possibilidade se torna ainda mais emergente diante do cenário atual, em que, de acordo com a BTA, 43% das empresas aderiram ao trabalho remoto durante a quarentena. 

Além disso, dados de uma pesquisa realizada pela Cushman & Wakefield nos revelam que 74% dos respondentes consideram que essa modalidade de atuação pode ser definitiva após a pandemia. Engana-se quem pensa que o dever de diligência está apenas relacionado com as viagens corporativas. Na verdade, esse termo é utilizado como referência para toda e qualquer responsabilidade da empresa diante da segurança e de uma melhor vivência dos funcionários.

Mas, afinal, como promover uma experiência satisfatória para os colaboradores durante o home office e qual é o papel da organização nessa missão? Para te auxiliar a responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo, confira.

Leia também: Dever de diligência: como estabelecer um plano eficaz de duty of care

Qual é a importância de promover uma melhor experiência aos colaboradores no home office?

Há uma série de razões para melhorar a prática do trabalho remoto, dentre elas é possível citar a melhoria na performance da equipe, aumentar a produtividade e potencializar a eficiência das atividades. Além disso, por meio de uma gestão efetiva e a implementação do dever de diligência, é possível reduzir a taxa de turnover (rotatividade de funcionários) e agregar valor às relações profissionais, minimizando os custos com contratação, treinamento e rescisões dos colaboradores.

Outra vantagem é a mudança brusca que esses processos podem gerar na satisfação da equipe, ampliando o engajamento nas tarefas desenvolvidas e acirrando a motivação de todo o time.

Como melhorar a vivência do time com o dever de diligência?

Como citado, o dever de diligência está presente em diversos fluxos da empresa, isso porque é responsável direto pela preservação dos colaboradores, seja relacionada à saúde física ou emocional. Por essa razão, possui um papel fundamental na implementação do trabalho remoto. Para isso, é preciso revisar as normas internas e, principalmente, as políticas de despesas da organização. Essas diretrizes devem considerar a realidade da instituição e as necessidades de cada funcionário diante dos gastos domésticos, além dos padrões para preenchimento e validação dos relatórios de reembolsos. É fundamental também realizar um planejamento de home office, ponderando a distribuição de equipamentos, acessórios, móveis ou infraestrutura necessários para desenvolvimento das atividades.

Por fim, é fundamental adotar a tecnologia para viabilização de uma melhor comunicação com todos os colaboradores, gerenciamento das tarefas, aplicação de uma rotina robusta e efetiva, além de garantir resultados efetivos.

Você pode se interessar: Como funciona o reembolso de despesas para colaboradores em home office?

Conte com o apoio do SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense é uma plataforma de gestão de despesas integrada que permite implementação eficiente de uma melhor experiência do time por meio do dever de diligência. Na prática, a ferramenta viabiliza o acompanhamento de gastos em tempo real, emite relatórios completos e garante toda a mobilidade e conectividade necessários durante o home office.

Outro aspecto fundamental é a possibilidade de otimizar processos com efetividade e potencializar a produtividade da equipe, minimizando também riscos de erros, fraudes ou prejuízos.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.