Controle de despesas: 6 ações para promover a resiliência financeira

02/12/2020

A pandemia do novo coronavírus transformou a sociedade como conhecíamos e líderes empresariais precisam contar com a resiliência financeira para encarar o futuro. Neste contexto, o controle de despesas dentro da organização se faz ainda mais do que necessário. É em momentos de crise, como o que estamos passando, que a força da resiliência financeira mostra sua importância. Ao ver como o controle de despesas nas empresas é fundamental, os gestores conseguem avaliar quais são as principais decisões a serem tomadas.

Para que a transição para o novo normal seja concluída, é preciso que antes haja um conhecimento sobre o ambiente de incertezas que estamos vivenciando para, assim, buscar soluções que facilitem a vida de todos: de colaboradores à empresários.

Principais aspectos de um líder

Para encarar momentos desafiadores, os gestores precisam ter uma visão ampla dos negócios. Com isso, é necessário desenvolver certas habilidades que serão bem úteis também no controle de despesas empresariais. Veja algumas delas:

Resolução: os líderes financeiros precisam enfrentar problemas imediatos de liquidez e estresse financeiro, desafios estes que impactam diretamente parceiros de negócios da organização.

Resiliência: os líderes financeiros precisam agir em um curto espaço de tempo, por isso é necessário desenvolver uma série de cenários conjuntos para abordar como serão as múltiplas eventualidades de um problema. 

Retorno: o líder financeiro tem que elaborar um plano com melhorias operacionais para aumentar a produtividade, reavaliar como serão os investimentos e ampliar o papel do planejamento e análise financeira de olho no controle de despesas.

Reinvenção: agora é hora de pensar no futuro. É preciso considerar fusões e aquisições e até diminuir investimentos para melhorar o portfólio, além de estabelecer metas de crescimento ou melhoria de desempenho.

Reforma: um plano de longo prazo deve ser elaborado. Entende-se que é imprescindível assumir um papel de liderança no aumento da produtividade por meio da digitalização.

Veja quais são as principais ações de resiliência financeira para otimizar o controle de despesas

Para colocar em prática a resiliência financeira, o gestor deve adotar algumas ações dentro da organização com o intuito de melhorar o controle de despesas e assim promover a transformação digital tão necessária para enfrentar as dificuldades do cenário pós-pandemia. 

Conheça algumas destas ações:

  1. Aumentar a produtividade: o uso correto dos dados é o futuro das organizações. Ao investir em transformação digital, a empresa conseguirá estabelecer melhores processos e diminuir custos, ampliando, assim, a produtividade.

  2. Realocar recursos: ao investir em áreas de alto desempenho, a empresa fortalece seu balanço patrimonial e ainda consegue ampliar a destinação de valores para outros departamentos.

  3. Planejamento de cenários: para que o controle de despesas seja eficiente, é preciso traçar planos de contingência com eventos que podem impactar drasticamente o negócio.

  4. Planejamento financeiro: a análise de cenários e o planejamento estratégico ganham cada vez mais força no mundo corporativo. Contar com ações bem estruturadas ajuda a enfrentar dificuldades.

  5. Novas formas de trabalho: a automação de processos tem se fortalecido nos últimos anos. Ao automatizar ações, a empresa oferece aos colaboradores um trabalho mais produtivo e valioso.

  6. Melhor comunicação: expor aos colaboradores e stakeholders informações verídicas e com credibilidade é o melhor caminho para enfrentar os atuais desafios e conquistar a confiança de todos.

Conte com a SAP Concur

Se a sua empresa está em busca de um melhor controle de despesas, o SAP Concur Expense é a solução ideal para resolver o seu problema. A plataforma de gestão de despesas da SAP Concur auxilia sua instituição de maneira prática e faz toda a diferença nos processos da sua empresa, colaborando até para a redução dos custos corporativos em até 8%. A ferramenta também viabiliza o acompanhamento dos gastos, o controle das despesas e gera relatórios completos que permitem aos gestores tomarem de decisões rápidas e estratégicas.

Para saber mais, entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Expense pode ser importante para sua organização.