Gerenciamento de custos: 4 dicas para otimização de recursos!

19/11/2020

Neste período desafiador, o gerenciamento de custos é um importante aliado das organizações para darem continuidade às suas operações com inteligência de negócios e previsibilidade de despesas. Nesse sentido, de acordo com a Accenture, a tecnologia de gerenciamento de custos pode ser uma das medidas eficazes para diminuir o impacto da crise nas finanças e superar as incertezas provocadas pela COVID-19 nas empresas.

Segundo estudo da Delloite, investir em tecnologia de gerenciamento de custos também é essencial para as organizações tomarem medidas práticas com agilidade e eficiência, como:

  • Transformação estratégica de custos

  • Reestruturação financeira

  • Simulação de cenários e impactos financeiros

  • Otimização do capital de giro

  • Planejamento orçamentário

  • Gestão de riscos de liquidez, crédito e mercado

  • Benefícios fiscais e alternativas tributárias

  • Plano de contingência

Diante disso, preparamos esse conteúdo com as principais práticas para melhorar o controle e a utilização dos recursos da sua organização de maneira eficiente. Confira!

Leia também: Conheça o que diz a lei sobre reembolsos de despesas corporativas

Coloque em prática 4 dicas sobre gerenciamento de custos para otimização de recursos do seu negócios!

Planejamento

A primeira etapa para o sucesso do gerenciamento de custos é o planejamento. Para isso, é preciso elencar todos as despesas e receitas da organização, como serviços contratados, salários dos profissionais, custo por departamento, contratos em vigor, valores a receber, entre outros. Uma das vantagens desta etapa de planejamento é determinar uma linha sólida no que se refere à política de gastos corporativos, metodologia para contratação de profissionais e serviços, equipamentos e tecnologias.

Estimativa de custos

O próximo passo é elaborar a estimativa de custos, em que é possível avaliar cada uma dessas despesas e identificar gargalos, oportunidades de otimização de recursos, diminuição e até corte de alguns custos que não sejam essenciais nesse momento. A partir do planejamento e da estimativa de custos, é possível obter os valores para venda de cada produto ou serviço.

Monitoramento

A etapa seguinte é realizar o monitoramento contínuo da gestão de custos para acompanhar a atualização constante do status. Assim, é possível identificar pontos de melhorias ou até atuar com agilidade no caso de algum problema para que não extrapole o limite de gastos estabelecido. Para isso, além do monitoramento, é preciso obter relatórios com rapidez e dados precisos e avaliações constantes.

Tecnologia

Por fim, para ter agilidade no planejamento, automação e otimização na estimativa de custos, monitorar as métricas em tempo real e ainda obter relatórios precisos para tomadas de decisões assertivas, a tecnologia é fundamental para o gerenciamento de custos. Um sistema de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores, por exemplo, contribui em diversos aspectos para o controle financeiro de uma organização.

Leia mais: Sistema de controle de despesas: saiba como implementá-lo em sua empresa!

Conte com a SAP Concur

Como visto e até indicado pela Delloite e Accenture, a tecnologia deve ser a principal aliada das organizações para o gerenciamento de custos e inteligência de negócios neste período desafiador. Nesse sentido, o SAP Concur Expense pode fazer toda a diferença nos processos da sua empresa e colaborar para reduzir os custos corporativos em até 8%.

A plataforma de gestão de despesas da SAP Concur auxilia sua instituição de maneira prática, viabilizando o acompanhamento dos gastos e gerando relatórios completos, que permitem tomadas de decisões rápidas e estratégicas.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como o SAP Concur Expense pode ser um forte aliado do seu negócio.