Como calcular custos fixos e variáveis de uma empresa: veja 4 dicas!

01/02/2022

Entender como calcular custos fixos e variáveis de uma empresa é determinante para o sucesso dos negócios a longo prazo, afinal, essas despesas estão diretamente relacionadas ao fluxo de caixa da organização e sua capacidade de se sustentar.
 
Por sua vez, gerenciar esses números garante aos empreendedores mais estabilidade no mercado, minimiza os riscos de desfalques financeiros e, ainda, fortalece o diferencial competitivo.
 
Embora seja crucial, muitos gestores têm dúvidas a respeito do que são e como calcular custos fixos e variáveis de uma empresa. Se esse é um desafio na sua organização, elaboramos este conteúdo que pode te ajudar. Continue com a sua leitura e confira.
 

4 dicas de como calcular custos fixos e variáveis de uma empresa

Os custos fixos e variáveis podem ser definidos como as despesas necessárias para a manutenção de uma empresa. Ou seja, todos os valores que sustentam a infraestrutura do negócio e permitem que a organização funcione adequadamente.
 
Para calcular esses gastos e garantir um gerenciamento financeiro efetivo, algumas iniciativas são fundamentais, como:

1. Defina quais são os custos fixos e variáveis do seu negócio

O primeiro passo é compreender o que são custos fixos e custos variáveis e, a partir daí, mapear essas despesas dentro da sua organização.
 
De modo geral, os custos fixos estão relacionados àqueles gastos que possuem os mesmos valores e são pagos em um período de tempo, como aluguel, internet, manutenção, serviços de limpeza, provedores, serviços por assinatura e outros.
 
Já os custos variáveis são aqueles que, embora sejam frequentes, os valores podem mudar, como é o caso das contas de água e luz, determinadas taxas, horas extras de trabalho dos funcionários, manutenção corretiva e outros semelhantes.
 
Com isso em mente, é preciso identificar quais são os custos fixos e variáveis da sua empresa. Essa classificação torna a gestão de gastos mais simples e transparente, reduzindo também os riscos de erros no gerenciamento financeiro.

2. Tenha uma boa gestão de custos

Uma das coisas mais importantes quando falamos de como calcular custos fixos e variáveis de uma empresa é a gestão de gastos.
 
Na prática, ela consiste no registro e acompanhamento constante das despesas corporativas, assim como análise frequente de todos os relatórios financeiros.
 
Ao monitorar esses indicadores, a empresa consegue compreender detalhadamente a sua situação econômica, o que norteia todo o planejamento de negócios, garante melhores tomadas de decisões e promove um gerenciamento baseado em dados.
 

3. Otimize constantemente a operação

Não podemos falar sobre como calcular custos fixos e variáveis de uma empresa sem citar a importância da otimização constante.
 
Ao implementar uma boa gestão de custos, é possível identificar quais são as despesas, por exemplo, que podem ser otimizadas, garantindo sempre a saúde financeira da sua organização.
 

4. Conte com a tecnologia

Por fim, é fundamental contar com a tecnologia. Não é um grande segredo falar que as medidas tradicionais de controle de gastos não são mais eficientes para as organizações, como é o caso da planilha de custos fixos e variáveis e relatórios físicos.
 
Além dessas iniciativas abrirem espaços para erros e perdas de dados, ainda afetam a produtividade da operação, visto que são necessárias inúmeras tarefas manuais para garantir um mínimo de controle financeiro.
 
Com a inovação, porém, a sua empresa não consegue apenas otimizar o gerenciamento de custos, mas também aumentar a eficiência operacional, minimizar riscos de erros, facilitar o acompanhamento de indicadores e identificar com rapidez qualquer processo que não se adeque às diretrizes da companhia.
 

Conheça o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense é um sistema de gestão de despesas que pode ajudar a sua organização. Consistindo em uma ferramenta intuitiva e responsiva, o SAP Concur Expense pode ser completamente customizável às necessidades do seu negócio e se adequa a qualquer dispositivo, seja ele móvel ou ambientes da web.
 
Além disso, o SAP Concur Expense possui inúmeras funcionalidades que simplificam o cotidiano da sua operação, como:
  • Mapeamento automático de gastos;
  • Otimização da gestão de despesas;
  • Integração com diferentes ferramentas;
  • Digitalização dos comprovantes de gastos;
  • Relatórios de despesas.
Desse modo, é possível também acelerar os processos de reembolsos e a gestão de despesas relacionadas às viagens corporativas, garantindo transparência e efetividade.
 
Quer saber mais sobre como calcular custos fixos e variáveis de uma empresa e como o SAP Concur Expense pode te ajudar? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita.