Entenda quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa

30/12/2021
Quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa? Você deve saber que as despesas equivalem a todos os gastos relativos à manutenção da empresa, ou seja, que não estão relacionados com os custos das operações em si.
Mas afinal, quais são esses custos fixos ou variáveis? No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre este assunto. 
 

Entenda quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa

De um modo geral, as despesas fixas ou variáveis são os gastos que a organização precisa ter para manter a sua estrutura funcionando corretamente. Essas despesas não estão relacionadas com a geração de novos itens que serão vendidos, ou seja, não se relacionam diretamente com possíveis lucros do negócio.
 
Esses gastos corporativos estão entre as principais preocupações dos gestores nas empresas, independentemente de porte ou setor de atuação. Custos além do esperado podem afetar diretamente o controle de despesas e, muitas vezes, causar prejuízos preocupantes, crises e instabilidades, dentro do negócio.
 
Nesse cenário, as empresas precisam encontrar novas maneiras de garantir um bom controle e redução de despesas e, principalmente, um fluxo transparente de informações, capaz de minimizar os riscos de adulterações.
 
Para te auxiliar nesse processo, vamos explicar um pouco mais sobre as principais diferenças entre despesas fixas e variáveis, e como as empresas podem elaborar estratégias efetivas para ter uma visão integrada dessas despesas e não ficar no prejuízo.
 

Quais são as despesas fixas?

Ao contrário do que possa parecer, os valores das despesas fixas podem ser alterados de acordo com a necessidade da empresa. Um exemplo são as contas fixas que ocorrem todos os meses - elas podem ter variáveis, assim como não impactarão diretamente no fluxo de caixa do negócio.
 
Mais resumidamente, independentemente do faturamento da empresa, as despesas fixas estarão alí e precisarão ser incorporadas no fluxo de caixa do seu negócio.
 
Dentro dessa categoria, podemos citar as contas de consumo que são mais recorrentes, por exemplo:
  • Salário dos funcionários;
  • Aluguel do imóvel do negócio;
  • Contas de água, energia, gás e internet;
  • Taxas bancárias e outros gastos frequentes da organização.

 

Quais são as despesas variáveis?
Diferentemente das despesas fixas, as variáveis estão mais relacionadas com as atividades de vendas e de produção - apesar de não terem relação direta com a operação e produção, e nem com a quantidade de produtos vendidos.
Entre os principais exemplos de despesas variáveis, podemos destacar:
  • Reparo de avarias;
  • Comissões por vendas;
  • Manutenções não programadas;
  • Incidentes ou acidentes na produção;
  • Gasto com combustível dos veículos da empresa;
  • Fretes e multas por atraso na entrega de produtos aos clientes.
Apesar de parecerem mais incontroláveis, as despesas variáveis são mais fáceis de monitorar, uma vez que possibilitam mais alterações e podem ser negociadas ou até mesmo reduzidas ao longo do tempo.
 
No entanto, para fazer uma boa avaliação das despesas, sejam elas fixas ou variáveis, é de extrema importância que os gestores tenham uma visão bastante ampla dos processos internos e uma avaliação criteriosa e cirúrgica em relação aos tipos de despesas.

Por que investir em tecnologia?

Depois do entendimento completo de quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa, é extremamente necessário monitorar a execução dos fluxos planejados. É importante delimitar indicadores-chave, como os balanços financeiros, comparadores de serviços e automatização.
 
Adotar ferramentas tecnológicas é uma das maiores estratégias para garantir um controle de despesas efetivo e o acompanhamento das métricas de forma correta. Além disso, por meio da plataforma adequada para as demandas da sua empresa, é possível acessar relatórios completos e detalhados, que permitem uma visão geral da empresa e da atuação dos colaboradores.
 

Conte com o auxílio da SAP Concur

A SAP Concur pode auxiliar a sua empresa a se adaptar às novas medidas do mercado por meio de um sistema de gestão completo. O SAP Concur Expense consiste em uma plataforma inovadora e tecnológica. O sistema de gestão de despesas viabiliza a administração corporativa e a implementação da política de gastos.
 
Além disso, a ferramenta é dinâmica, apresenta um design intuitivo e responsivo, permitindo o acesso e atualização por qualquer tipo de dispositivo conectado à internet. Por isso, o sistema de gestão de despesas melhora a experiência do colaborador e os resultados internos da organização.
 
Deseja saber mais? Entre em contato com o nosso time e conte com o suporte da SAP Concur.

Tags:

Automação