Saúde financeira: qual a importância e como realizar a devida gestão?

24/01/2022

A saúde financeira de uma empresa está diretamente relacionada à sua capacidade de sustentar toda a operação e gerar lucros. Isso significa que uma organização que opera de maneira positiva é sustentável e possui margem para expansão dos negócios.
 
Por outro lado, manter uma corporação estável é um dos principais desafios dos gestores do setor, afinal, isso depende não apenas de um planejamento bem feito, mas também de um gerenciamento robusto, efetivo e estratégico.
Nesse cenário, este conteúdo vai te ajudar a entender a importância da saúde financeira para as empresas e como realizar a gestão desse setor. Continue com a sua leitura e confira.

Qual é a importância da saúde financeira em uma empresa?

Manter a saúde financeira da empresa em dia pode promover uma série de benefícios, como:
  • Torna a empresa mais resiliente e competitiva;
  • Minimiza os riscos de perdas por conta de variações do mercado;
  • Garante uma imagem positiva à corporação;
  • Aumenta a confiança do mercado;
  • Atrai novos investidores e clientes;
  • Promove a conformidade.

Como realizar a devida gestão financeira?

Para alcançar as vantagens citadas no tópico anterior e implementar uma gestão financeira eficiente na sua organização, algumas iniciativas são cruciais, como:

Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a base de qualquer iniciativa de gestão, nele constarão todas as informações acerca da sua operação, assim como metas financeiras, indicadores, responsáveis, fluxos de atividades, objetivos, prazos e projetos.
 
Mesmo se a sua empresa já possui um planejamento, é crucial revisitar esse plano e analisar se ele ainda faz sentido para o momento em que a sua organização se encontra e prioridades de negócios.

Fique atento aos fatores que prejudicam a saúde financeira da sua empresa

Em seguida, é momento de mensurar quais são os principais riscos à saúde financeira da sua empresa. Ou seja, identifique se existem situações em que a sua organização pode ser mais prejudicada ou, ainda, se há investimentos, prejuízos ou gargalos que precisam ser otimizados.
 
Muitas vezes, os gestores conseguem implementar uma gestão financeira efetiva, porém, deixam de lado o acompanhamento constante da operação. Esse cenário pode ser tão negativo quanto a ausência de um planejamento, pois deixa a empresa à mercê dos fatores internos.
 
Por sua vez, a análise financeira deve ser realizada com o auxílio de indicadores estratégicos, como: movimentação dos fluxos de caixa, liquidez, gastos fixos e variáveis, faturamento, endividamento e lucratividade.

Otimize a gestão de despesas e reembolsos

Outro fator que pode gerar problemas financeiros para as organizações é, sem dúvidas, a gestão de despesas e reembolsos.
 
Muitos gestores não possuem uma política muito clara de reembolsos ou, ainda, não conseguem fazer um controle eficiente da operação e isso é um grande risco à saúde financeira da organização.
 
Por essa razão, estruture um processo transparente e gerenciável para analisar e controlar o recebimento e pagamentos de reembolsos. É importante que todos os ressarcimentos sejam realizados por meio da comprovação de gastos (notas) e entrega dos relatórios.
 
Dessa forma, a empresa consegue realizar auditorias para validar todas as despesas apresentadas e garantir que estejam em conformidade com as regras do seu negócio.

Conte com a tecnologia

Por fim, não podemos falar sobre saúde financeira sem citar o uso da tecnologia. Com a transformação digital, temos acompanhado diversas empresas do setor que estão aumentando os investimentos em ferramentas inteligentes e essa inovação tem se tornado também um diferencial competitivo.
 
Nesse sentido, é crucial que a sua organização adote tecnologias de gestão que auxiliem no gerenciamento da sua operação, otimize os fluxos internos, elimine atividades repetitivas e reduza custos. Com isso, outros benefícios também podem ser alcançados, como aumento da produtividade e eficiência, assim como segurança e conformidade da operação.
 

Conheça o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense pode ajudar a acompanhar e gerenciar a saúde financeira da sua empresa. Consistindo em um sistema de gestão de despesas completo, intuitivo e responsivo, o SAP Concur Expense permite o controle total das solicitações de reembolsos. Por meio da ferramenta, é possível:
  • Receber os comprovantes de despesas;
  • Gerenciar os gastos do time;
  • Elaborar e validar relatórios de gastos;
  • Categorizar despesas automaticamente;
  • Realizar auditorias em todas as solicitações;
  • Garantir o cumprimento das políticas internas.
Desse modo, o SAP Concur Expense centraliza o gerenciamento de gastos e permite um acompanhamento holístico, garantindo um controle mais estratégico da operação.
 

Tags:

Tecnologia