Saúde financeira da empresa: como obter ROI com solução de gestão de despesas e viagens

02/11/2021
“Qual o retorno sobre o investimento que vou ter?” Tenho certeza de que você já fez essa pergunta ao ser apresentado para qualquer sistema, software, solução ou tecnologia para incorporar no seu negócio. E você não está errado! Muito pelo contrário, a função dos diretores financeiros é realmente questionar se os benefícios promovidos por uma ferramenta valem a pena. Ou seja, se aquela plataforma vai melhorar a saúde financeira da empresa e trazer resultados positivos.
 
Certamente, você sabe a importância de investir em ferramentas tecnológicas para fortalecer a transformação digital e promover a modernização da sua organização. Segundo pesquisa da Sambatech, 62,5% das empresas brasileiras, por exemplo, devem investir de 10% a 30% do faturamento total em transformação digital durante este ano de 2021.
No entanto, é necessário escolher soluções que sejam adequadas às suas necessidades e tragam o retorno financeiro desejado para valer o seu investimento. Afinal, são muitas opções disponíveis no mercado e um amplo rol de possibilidades, como Big Data, inteligência artificial, computação em nuvem, análise preditiva, ERPs, automação, entre os mais diversos sistemas de gestão.
 
Então, os líderes e executivos, principalmente os CFOs, precisam comprovar o ROI de cada investimento em inovações e tecnologias a fim de garantir que a saúde financeira da empresa seja preservada. Com todo este contexto, hoje, o nosso objetivo é falar sobre o impacto que um software de gestão de viagens e despesas corporativas pode trazer para o seu negócio. Uma vez que a plataforma gera maior automação de processos, maior assertividade, rapidez e eficiência nas operações, o que contribui para as finanças empresariais.
 

Por que calcular o ROI da solução de gestão de despesas e viagens?

Como mencionamos acima, empregar seus recursos em tecnologias é cada vez mais indispensável. De acordo com estudo da McKinsey, por exemplo, as empresas líderes em maturidade digital no mundo apresentam desempenho superior às demais com taxa de crescimento de EBITDA (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) até 5 vezes maior.
 
Mas o retorno sobre investimento é um indicador financeiro fundamental para medir o risco do investimento, o seu potencial sucesso e o seu impacto nos resultados. Ao escolher um sistema de gestão de despesas e viagens corporativas, a tendência dos gestores e diretores é tentar descobrir como esse retorno será gerado para o negócio e proporcionará uma melhor saúde financeira da empresa.
 
Com a SAP Concur, você tem uma plataforma completa para gestão de despesas realizadas por colaboradores e viagens de negócios, unindo o que há de melhor em tecnologias, como automação de processos, inteligência artificial, nuvem e análise de dados e ainda permitindo a integração com outras plataformas, como os ERPs (sistemas de gestão empresarial).
 

8 benefícios da SAP Concur para saúde financeira da empresa e ROI

Depois de todo o cenário apresentado, vamos ver como é possível otimizar a saúde financeira da empresa e atingir o tal retorno sobre o investimento com a SAP Concur, seja por meio de benefícios tangíveis ou intangíveis.

Redução de custos operacionais

Com a automação e a otimização de processos, fica mais fácil a identificação de gargalos nas operações de gestão de despesas, além de encontrar gastos desnecessários. O que gera uma economia substancial.

Aumento de produtividade

Por meio da automação, é possível eliminar tarefas manuais, burocráticas e repetitivas, como inserção de dados de gastos em planilhas. O que evita também erros e retrabalhos. Como resultado, a empresa ganha muito mais produtividade e eficiência dos colaboradores.

Gastos dentro da política

Com o controle adequado das despesas realizadas pelos colaboradores, com total monitoramento e gerenciamento, é possível garantir que todos os gastos fiquem dentro das políticas estabelecidas internamente. Ou seja, nada vai ultrapassar o orçamento previsto e comprometer a saúde financeira da empresa. Como consequência, é mais economia promovida.

Diminuição do ciclo de reembolso

Com processos antigos e não digitalizados, as empresas demoravam e muito para que os colaboradores fizessem a prestação de contas de forma manual e abrissem um pedido de reembolso. Depois, os gestores também se alongavam para realizar a aprovação da solicitação e, só então, o pagamento era realizado.
 
Agora imagine só tudo isso de maneira automática, com comprovantes captados por meio de aplicativo de celular, relatórios gerados automaticamente e os gestores apenas precisando dar um ok no sistema. A SAP Concur proporciona essas vantagens, garantindo uma redução do ciclo de reembolso.

Visibilidade financeira

Não sabe se os gastos corporativos são maiores em viagens, com custos de alimentação, táxi, combustível, contas de celular, entre outros? A solução da SAP Concur assegura a visibilidade financeira completa com a divisão das despesas por categorias. Assim, fica mais fácil ver onde estão os maiores custos e o que é possível fazer para enxugá-los.

Facilitação dos processos financeiros, contábeis e fiscais

Com integração com sistemas ERPs, o sistema de gestão de despesas e viagens promove maior agilidade para executar os processos financeiros, contábeis e fiscais, como contas a pagar e receber, além de facilitar a atualização e o acompanhamento do fluxo de caixa.

Otimização dos processos de tomada de decisão

Como visto, a ferramenta conta com acesso mais rápido a dados confiáveis e estratégicos sobre toda a gestão de despesas e viagens. Com isso, os líderes e executivos têm informações mais sólidas para tomar decisões mais inteligentes sobre objetivos de negócios, como por exemplo, redução de custos em determinada área, alocação de mais verbas para viagens, entre outros. Tudo em prol da saúde financeira da empresa.
 

Diminuição de fraudes

Outro ponto elementar da SAP Concur para garantir a saúde financeira da empresa, reduzir custos e promover o retorno sobre o investimento é a questão das fraudes. Como a solução tem recursos para realizar auditorias e detecção automática de fraudes, é possível mitigar tais riscos e evitar gastos fora da política de forma involuntária, ou ainda tentativas de mascarar ou inflar despesas, trapacear nos comprovantes e pedidos de reembolsos. O que ajuda, inclusive, na manutenção do compliance financeiro.
 

Qual o ROI gerado pela SAP Concur na prática?

Após conhecer algumas das vantagens proporcionadas pela SAP Concur para otimizar a saúde financeira da empresa, promover economia e o retorno do investimento realizado, você, certamente, quer saber mais detalhes sobre o ROI da solução, não é mesmo?
 
Só para se ter uma ideia, segundo análises que fizemos com nossos clientes, conseguimos extrair tais números e insights:
 
Tempo de retorno do investimento: 5 meses
ROI para clientes SAP Concur em 3 anos: 650%
Economia: em média, as empresas têm uma redução de US$ 2,78 milhões em três anos após a implementação da solução.
 
Quer saber como melhorar a saúde financeira da empresa e obter maior ROI com a nossa solução de gestão de despesas e viagens corporativa? Faça uma demonstração autoguiada agora mesmo ou entre em contato.

Tags:

Automação