Crescimento e Otimização
Quais as vantagens de um ERP na nuvem?
O ERP na nuvem tem sido um grande aliado das empresas que buscam por tecnologia. A transformação digital que mudou o sistema de gestão dos negócios trouxe esse software como uma ferramenta indispensável para se manter no mercado competitivo.
A integração requer toda uma infraestrutura de TI alinhada à cultura organizacional. Na prática, o ERP na nuvem possui três componentes: aplicação, onde são inseridas as informações das operações, banco de dados, onde ficam os dados armazenados para o futuro e framework, a camada de personalização que atende às necessidades da instituição.
Este conteúdo vai abordar as vantagens de se obter essa tecnologia. Confira!
Como funciona um software de gestão em nuvem?
Um software de gestão em nuvem funciona como uma central de operações totalmente online, acessível de qualquer lugar com conexão à internet. Ou seja: sai o programa instalado em apenas um computador e entra uma solução moderna que pode ser acessada por meio de qualquer dispositivo conectado.
O ERP na nuvem roda em servidores remotos, garantindo segurança no armazenamento de arquivos e alta disponibilidade para os usuários. Toda a infraestrutura de dados e manutenção é gerida pelo fornecedor do serviço, desonerando o cliente de tarefas técnicas complexas. Esses sistemas oferecem atualizações constantes, geralmente automáticas, que mantêm o software conforme as exigências legais e as melhores práticas de mercado.
Nesse sentido, a empresa contratante não precisará se preocupar em adquirir versões mais recentes ou pagar por atualizações de segurança separadamente. Outro ponto importante é a facilidade de integração com outras ferramentas digitais, como ERPs, CRMs, gateways de pagamento, plataformas de e-commerce e bancos.
A nuvem também permite a colaboração em tempo real entre diferentes áreas da empresa, pois os dados ficam centralizados e acessíveis a todos os usuários com permissão. Assim, com dashboards intuitivos e relatórios automatizados, os gestores podem tomar decisões mais rápidas e precisas, com base em dados atualizados constantemente.
Qual é a diferença entre um ERP na nuvem e local?
A principal diferença entre um ERP na nuvem e um ERP local está na forma como o sistema é hospedado e acessado.
Enquanto a versão local (ou on-premise) exige a instalação do software em servidores físicos da própria empresa, o ERP na nuvem é acessado via internet, hospedado em data centers de terceiros, geralmente mantidos pelo próprio fornecedor da tecnologia. Essas características impactam diretamente na mobilidade, custo de manutenção e escalabilidade do sistema.
Já no ERP local, a empresa é responsável por toda a infraestrutura necessária: espaço físico, servidores, backup, segurança, entre outros serviços. Isso implica em altos investimentos iniciais e uma equipe de TI dedicada para manter o funcionamento do sistema.
Já no ERP em nuvem, esses encargos são transferidos para o fornecedor, que garante a disponibilidade, a segurança e a atualização constante do software. Além disso, a nuvem permite que os dados sejam acessados de qualquer dispositivo, a qualquer momento, facilitando o trabalho remoto e a integração entre unidades físicas de um negócio.
Também é mais fácil escalar o ERP na nuvem, à medida que a empresa cresce. A cobrança costuma ser feita em formato de assinatura, tornando os custos mais previsíveis e diluídos.
Quais são as vantagens de um ERP na nuvem?
Confira os principais benefícios de trabalhar com uma solução digital baseada na nuvem!
Segurança
Ao confiar em um ERP na nuvem, seus dados estarão protegidos em um ambiente cloud, evitando o acesso indevido em casos de ataques às redes corporativas.
Mobilidade
Com o aumento do trabalho home office, o ERP em nuvem se consolidou com alta importância para os negócios conseguirem continuar seus negócios remotamente, já que é possível ser acessado de qualquer lugar.
Redução de custos
A eficiência gerada pelo ERP em nuvem acaba diminuindo os gastos corporativos, pois o trabalho todo é otimizado e organizado de maneira que os colaboradores não demorem muito tempo para encontrar o que necessitam.
Controle sobre os processos empresariais
Como centralizador de informações, o ERP em nuvem garante maior controle sobre todas as atividades empresariais. Isso porque, com a integração entre as áreas, o gestor consegue tomar decisões mais assertivas.
Escalabilidade
Um software de ERP em nuvem permite que a produtividade aumente. Dessa forma, como os processos estão rodando com maior agilidade, a empresa pode aproveitar o crescimento e conseguir espaço adicional de novas demandas.
Redução de falhas operacionais
A automatização de processos no ERP em nuvem diminui significativamente os erros humanos, como lançamentos duplicados ou esquecimentos de prazos. Isso garante maior precisão nos dados e fortalece a confiabilidade das operações.
Atualizações contínuas e sem interrupções
Com o ERP em nuvem, as atualizações são realizadas automaticamente pelo fornecedor, sem a necessidade de pausas ou reconfigurações locais. Assim, sua empresa mantém-se sempre em conformidade e com acesso às funcionalidades mais recentes.
Como escolher um ERP na nuvem?
Escolher um ERP na nuvem (cloud computing) exige atenção às necessidades específicas da empresa, como porte, setor de atuação e objetivos de crescimento.
Nesse sentido, é fundamental analisar os recursos oferecidos, a capacidade de integração com outras ferramentas e a facilidade de uso da plataforma por diferentes equipes. Além disso, questões como suporte técnico, segurança da informação e custo-benefício devem ser consideradas.
Outro ponto importante é avaliar o histórico do fornecedor, suas atualizações constantes e o nível de personalização possível. Um bom ERP deve acompanhar a evolução do negócio, adaptando-se rapidamente às mudanças no mercado.
Nesse cenário, uma solução destacada pela robustez e inovação é o SAP Concur Travel & Expense.
Conheça a solução da SAP Concur
O Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais.
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios, tudo por uma mesma plataforma.
Os principais benefícios dessa tecnologia são os seguintes:
- registro completo das viagens, roteiros e gastos;
- painel consolidado com dados atualizados da viagem;
- conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;
- possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;
- integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;
- comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;
- acompanhamento dos colaboradores em tempo real;
- possibilidade de escolher viagens sustentáveis;
- digitalização simplificada dos recibos e comprovantes de despesas;
- integração para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;
- simplificação do processo de aprovação e monitoramento das despesas.
Como você viu neste artigo, investir em um ERP na nuvem é uma decisão estratégica para empresas que buscam agilidade, integração de sistemas e capacidade de escalabilidade. Com a solução certa, a gestão torna-se mais eficiente e preparada para o futuro.
Quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse o nosso site agora mesmo e converse com o nosso time!
