Crescimento e Otimização

Como escolher o melhor sistema de armazenamento em nuvem?

SAP Concur |

O sistema de armazenamento em nuvem já está presente em grande parte das empresas brasileiras. As razões são simples de entender: facilidade de acesso aos arquivos, backup automático, compartilhamento otimizado, entre outras.

Isso não significa que você deve escolher o primeiro serviço que for oferecido à sua empresa. Ao optar por um sistema de armazenamento em nuvem, algumas etapas devem ser levadas em consideração.

Neste post, apresentaremos o que observar antes de mergulhar na chamada cloud computing. Boa leitura!

Avalie a disponibilidade

A disponibilidade, em termos de tecnologia, se relaciona à capacidade que o sistema tem de funcionar de maneira ininterrupta. Claro que algumas falhas e quedas rápidas podem acontecer, mas é preciso optar por um provedor que garanta que a solução funcione durante a maior parte do tempo.

Imagine se a sua empresa perde a oportunidade de fechar um negócio porque um colaborador não teve acesso à nuvem, inviabilizando o repasse do contrato para um cliente. Além de prejuízo de um negócio que estava quase concretizado, a reputação do negócio também é manchada.

Como se não bastasse, por meio do boca a boca a sua empresa corre o risco de ser encarada como um negócio que ainda não se inseriu no contexto de transformação digital.

Nesse sentido, a nuvem deve estar disponível. Lembre-se de que muitas empresas adotaram o home office, então é a cloud que garante que os colaboradores possam acessar arquivos, transmitir relatórios e compartilhar outros documentos, em qualquer parte do mundo.

Confira a escalabilidade

A escalabilidade é a possibilidade de que os provedores do serviço em nuvem consigam atender à demanda de uma empresa em crescimento. Quando uma companhia aumenta seus fluxos de trabalho, também será necessário que as soluções digitais com as quais ela trabalha sejam capazes de suportar esse novo estágio.

Assim, uma empresa que deseja expandir as suas oportunidades deve trabalhar com um provedor que tenha experiência comprovada em termos de escalabilidade.

Isso evita que o sistema de armazenamento simplesmente pare de funcionar ou emita uma mensagem de que não há mais espaço para salvar arquivos — e nem a possibilidade de expandir o serviço.

Verifique a infraestrutura

Um modo de checar a infraestrutura é pedir referências para parceiros de negócio que sejam clientes de um determinado serviço. Além disso, tire as suas próprias conclusões durante as primeiras conversas.

Pergunte sobre a infraestrutura utiliza e depois faça as suas próprias pesquisas na internet. Contudo, não existe ninguém melhor para passar o feedback do que um usuário atual.

Caso você não tenha parceiros que utilizem esse serviço, leia as avaliações sobre a empresa em seus canais oficiais e nas redes sociais. Também leia sobre possíveis reclamações em sites como o Reclame Aqui.

Outra questão que deve ser levada em conta é o poder de processamento oferecido. Isso é ainda mais importante para empresas que dependem da internet o tempo todo e precisam de disponibilidade, bom tempo de resposta, suporte e capacidade.

Para garantir que a infraestrutura seja bem escolhida, busque firmar um Acordo de Nível de Serviço (os famosos SLAs, de Service Level Agreement) da nuvem. Trata-se de um contrato que estabelece as diretrizes da parceria, com tudo aquilo que deve ser cumprido entra provedora e o cliente.

Analise o atendimento e o suporte oferecidos

O atendimento deve ser avaliado, já que você pode precisar do suporte direto em algum momento. Analise os canais de contato oferecidos e as condições de suporte.

Em relação ao suporte, priorize empresas que o ofereçam durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Afinal, desse modo será mais fácil resolver os problemas — desde que os canais de comunicação estejam disponíveis.

Faça os seus próprios testes: tente entrar em contato com o serviço por telefone, e-mail e chat. Você terá uma noção precisa dos tempos médios de resposta, para entender como o provedor vai agir caso ocorra algum problema.

Pesquise sobre a reputação

Pesquisar sobre a reputação de um possível parceiro não é apenas uma maneira de conferir a sua experiência, mas também um modo de checar questões relacionadas à segurança da infraestrutura tecnológica.

Por isso, antes de fechar negócio, é crucial que a sua empresa avalie os níveis de segurança de dados e sistema do provador, além da maturidade dos processos relacionados à proteção de informações e governança.

Solicite informações sobre os controles de segurança desse provedor. Com qual frequência os backups são feitos? Como é realizado o monitoramento do sistema? Em caso de falha, quais serão as ações de suporte direto?

Essas são algumas das questões que devem ser feitas, independentemente do nível de conhecimento que os gestores e os funcionários da empresa contratante tenham em relação ao sistema de armazenamento em nuvem.

Outra dica é importante é conferir se a acessibilidade e as atividades dos usuários autorizados sejam auditáveis. Dessa forma, será possível verificar quem utilizou o sistema em um determinado momento — o que é crucial em momentos de acesso não autorizado e vazamento de dados.

Priorize empresas que tenham certificações reconhecidas e conformidade com padrões de excelência, como é o caso da série ISO 27000, que só é concedida para provedores que sejam referência na proteção de dados e em segurança da informação.

Busque sistemas com boa capacidade de integração

Um sistema que ofereça uma boa capacidade de integração com outros programas é essencial, já que soluções digitais trabalhando em conjunto otimizam as atividades da empresa como um todo.

Um bom sistema de armazenamento em nuvem pode se integrar com as ferramentas SAP, por exemplo. Assim, será possível acessar diversos softwares e hardwares sem que eles estejam instalados no seu equipamento ou disponíveis na empresa.

Com isso, você consegue aproveitar as diversas soluções que SAP Concur oferece para o seu negócio, com softwares que vão desde o controle financeiro até a gestão avançada de despesas relacionadas às viagens corporativas.

Inclusive, o próprio sistema SAP Concur é baseado na nuvem, uma vez que entendemos que as empresas devem ter a possibilidade de acessar seus arquivos e documentos de qualquer lugar. Isso otimiza um conceito bastante importante hoje em dia, o de mobilidade corporativa.

Outro exemplo de programa que trabalha na nuvem é o SAP Concur Expense, dedicado à gestão de despesas e que conta com recursos de ponta, como:

  • inteligência artificial;
  • produção de relatórios automatizados;
  • uso de métricas e outras funcionalidades.

De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas, 42% das empresas brasileiras já utilizam um sistema do tipo para o processamento de informações. E, agora que você já sabe como escolher um sistema em nuvem confiável, já poderá optar por uma solução que seja escalável e tenha a disponibilidade necessária para a sua empresa conduzir as suas atividades — sem perda de dados e com um alto nível de segurança.

E aí, ficou interessado em contratar um sistema baseado na nuvem? Então, entre em contato conosco para saber como!

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