Saúde financeira e análise de conformidade: como a inteligência consultiva pode ajudar

20/09/2021

Cada vez mais, a saúde financeira e análise de conformidade são aspectos essenciais dos negócios e que caminham de mãos dadas. Afinal, é fundamental avaliar se os requisitos de compliance são cumpridos e quais os riscos a que as empresas estão expostas. 
 
Assim, a partir desse monitoramento dos riscos, é possível ter a exata noção de como anda o compliance fiscal, trabalhista, tributário, regulatório e também de gastos corporativos. Com isso, a gestão consegue evitar problemas e prejuízos decorrentes da falta de conformidade. Como consequência, é assegurada a saúde financeira e um fluxo de caixa positivo.
 
Claro que essa boa saúde financeira dos negócios envolve diversos requisitos e operações internas, englobando principalmente o setor de vendas. Afinal, as vendas dos produtos e serviços são o grande motor da lucratividade e do fôlego financeiro.
 
No entanto, outra forma de garantir a organização das finanças de forma adequada é por meio da avaliação de potenciais meios de economia e redução de custos, como:
  • Diminuição de gastos desnecessários;
  • Otimização de processos;
  • Renegociação de contratos e revisão de fornecedores;
  • Identificação de riscos;
  • Verificação de não conformidades das despesas com as políticas internas;
  • Mitigação de fraudes.
Ou seja, é aqui, especialmente nos últimos três aspectos citados, que se vê como a saúde financeira e análise de conformidade andam juntas.
 
Então, neste artigo, vamos falar melhor sobre o gerenciamento de riscos e as ferramentas necessárias para a avaliação de riscos, garantindo a conformidade de gastos e a saúde financeira.
 

Qual a relação do gerenciamento de riscos com saúde financeira e análise de conformidade?

De maneira geral, as organizações correm uma série de riscos. Neste texto no blog da SAP Concur, até mesmo já abordamos os diferentes tipos de riscos, como de mercado, de crédito, liquidez, operacional, entre outros. Por isso, quem não tem um programa de gerenciamento para garantir a conformidade já pode sair atrás da concorrência e perder espaço no mercado. O que pode impactar também a saúde financeira.
 
Segundo pesquisa do Gartner, inclusive, 65% dos CEOs acham que sua empresa está ficando para trás em investimento em gerenciamento de risco. Além disso, 77% estão preocupados com os novos riscos relacionados às iniciativas de negócios digitais.
 

Quais os principais riscos atualmente para a saúde financeira?

Apesar do aumento do temor em relação aos riscos da digitalização e transformação digital dos negócios, existem outros fatores que foram apontados por gestores no estudo do Barômetro de Risco Allianz como os mais preocupantes.
Entre eles, estão critérios de instabilidade política e o cenário macroeconômico, incluindo ainda a pandemia do coronavírus. Veja a lista a seguir:
 
  1. Interrupção de negócios: 41%
  1. Covid-19: 40%
  1. Incidentes cibernéticos: 40%
  1. Desenvolvimento de mercado: 19%
  1. Mudanças nas legislações e regulamentações: 19%
Obviamente, esses são graves riscos que podem colocar muita coisa a perder nas organizações. Mas, além deles, não se pode esquecer dos riscos relacionados à falta de compliance, ao não cumprimento de política e às fraudes, como já comentamos anteriormente. Só para se ter uma ideia, 50% das fraudes nos processos de despesas ocorrem por deficiências de controle interno, revela o levantamento Global Study on Occupational Fraud and Abuse.
 
Tais itens podem também trazer severos prejuízos para a saúde financeira e análise de conformidade. Vale destacar que 83% dos casos de fraude envolvem apropriação indébita de ativos, incluindo reembolso de viagens e despesas. E 5% das receitas anuais das organizações são perdidas a cada ano devido à fraude, alerta o relatório Spend Analysis Report.
 
Logo, fica claro que é preciso ficar de olho nestes riscos de fraudes, erros e problemas com a adequação com as políticas, para manter a saúde financeira e análise de conformidade. Como fazer isso na prática? É o que veremos a seguir!

Como fazer análise de conformidade e evitar fraudes na sua empresa

Em primeiro lugar, quando se fala em análise de conformidade dos riscos e fraudes dentro das despesas, os gestores devem investir em um processo estruturado para identificação, aceite e isolação dos riscos e, depois, em um controle aprimorado, a fim de mitigar essas ocorrências. Com isso, é possível aumentar a visibilidade dos riscos para influenciar a tomada de decisões e melhorar a governança por meio de maior transparência e responsabilidade.
 
Como uma opção de controle, é importante contar com ferramentas tecnológicas eficientes, como a solução de inteligência consultiva fornecida pela SAP Concur. Desse modo, será mais fácil otimizar os gastos e garantir maior solidez financeira, por meio da análise de riscos e conformidade nas despesas e relatórios.
 

Mas o que é a inteligência consultiva?

Basicamente, a inteligência consultiva é uma ferramenta criada para proporcionar maior agilidade nos processos de controle financeiro. O que envolve a avaliação de gastos realizados por colaboradores de acordo com os comprovantes e relatórios emitidos, em relação às políticas internas e às boas práticas de governança.
 
Ou seja, a solução contribui para a verificação detalhada de como andam sendo usados os recursos da organização.
Na prática, a inteligência consultiva permite criar relatórios personalizados dos gastos dos negócios, otimizando as avaliações por meio da tecnologia e das percepções do nosso time de consultores experientes.

Como a inteligência consultiva ajuda a saúde financeira e análise de conformidade?

Neste cenário, a ferramenta de inteligência consultiva se faz importante para atingir maior compliance, minimização de riscos e saúde financeira, garantindo a análise de conformidade adequada.
Isso porque a solução oferece as seguintes facilidades:
  • Maior capacidade de fornecer relatórios e painéis personalizados;
  • Uso da experiência da nossa equipe de consultores na construção de relatórios aprimorados;
  • Descoberta de novas percepções de negócios exclusivas baseadas nos dados e relatórios;
  • Tomada de decisões de negócios mais rapidamente embasadas por dados reais das operações e análises especializadas.

Quais os principais benefícios da inteligência consultiva?

Se ainda não ficaram claros os benefícios da inteligência consultiva na prática, vamos aprofundar aqui cada ponto positivo gerado com essa ferramenta da SAP Concur.

1. Responder a perguntas que nem foram feitas na análise de conformidade

Com o uso da inteligência consultiva, as empresas podem aproveitar nossa experiência nas melhores práticas de produção de relatórios de gastos para obter economias consideráveis de tempo e dinheiro, tanto na construção dessas análises, como na realização de auditorias.
 
Além dessas economias potenciais, também é possível ter dados e insights sobre as despesas que nunca foram pensados. Por isso, os gestores conseguem visualizar informações sobre custos, conformidade, erros e diferentes tipos de fraudes para dúvidas e perguntas que nem tinham antes.

2. Atender às necessidades exclusivas de relatórios

Elaborar um relatório de despesas, realmente, traz um grande desafio para as equipes e a gestão, não é mesmo? Para superar este problema, nada melhor do que entrar em contato com um consultor de relatórios nomeado pela SAP Concur, que vai ajudar o seu negócio a desenvolver e personalizar relatórios, análises e painéis.

3. Promover a tomada de decisões estratégicas

Com todos os relatórios personalizados e aprofundados em mãos, dados e insights sobre os processos de despesas e conformidade com as políticas, a inteligência consultiva oferece percepções profundas e promove proativamente uma tomada de decisões de negócios bem fundamentada.

4. Aumentar a capacidade de conectar pontos e informações

Com os consultores designados pela ferramenta, sua empresa terá toda a ajuda necessária para avaliar as informações obtidas com os relatórios sobre os processos de gastos e viagens corporativas. Assim, é possível interpretar as percepções da melhor forma possível e otimizar o uso dos dados, de acordo com a realidade e situação das despesas do seu negócio.
 

5. Contribuir com a saúde financeira e o crescimento da empresa

Desde o começo deste texto, estamos falando sobre saúde financeira e análise de conformidade. Já mostramos nos outros itens anteriores como a inteligência consultiva é uma solução poderosa para facilitar a identificação do compliance e promover o gerenciamento de riscos.
 
Agora, neste ponto, é importante destacar que esse recurso com relatórios inteligentes também colabora com a solidez financeira. Afinal, ele é capaz de mitigar riscos, apoiar a continuidade e a evolução dos negócios, além de possibilitar o crescimento real da empresa, de modo progressivo e sustentável.

6. Fornecer suporte e assistência em diversos idiomas

A inteligência consultiva da SAP Concur oferece assistência em vários idiomas, como inglês, francês, alemão, espanhol e italiano, com consultores especializados nos relatórios preparados para te atender e ajudar. Isso é muito importante para empresas com várias filiais ou sedes em diferentes países.
 
Afinal, com esse recurso, independentemente da sua localização, será possível cumprir um controle meticuloso e detalhado dos seus gastos e processos de despesas, incluindo prestação de contas, comprovantes, relatórios e reembolsos.
 

Conheça a SAP Concur e otimize a saúde financeira e análise de conformidade

Claro que a inteligência consultiva é um recurso valioso dentro da solução da SAP Concur, principalmente no que se refere à inteligência e à personalização de relatórios para identificação de insights sobre os gastos, processos de despesas e riscos envolvidos.
 
No entanto, essa ferramenta faz parte de um pacote maior de soluções voltados para gerenciamento de risco e conformidade empresarial. Junto com a inteligência consultiva, estão os serviços de auditoria, a detecção de fraudes e o Concur Expense para gerenciar gastos em qualquer lugar, a qualquer hora.
 
Ou seja, é um conjunto de apoio ao gestor para realmente cumprir as políticas, mitigar os riscos e prevenir fraudes. Com isso, é possível atingir a saúde financeira e análise de conformidade de modo contínuo. Além disso, o sistema da SAP Concur é muito mais amplo, envolvendo toda uma cadeia de gestão de despesas iniciadas por colaboradores e viagens corporativas, com o SAP Concur Travel & Expense.
 
A solução completa faz desde o planejamento das viagens corporativas, com análise, escolha e reservas de voos, hospedagens e outros, até todo o processo de prestação de contas, com digitalização de comprovantes e notas fiscais, solicitação de reembolsos de maneira simples e fácil, aprovação dos gestores em qualquer lugar e a qualquer hora, e ainda a emissão dos famigerados relatórios. Tudo isso de forma automatizada.
 
Vale lembrar que essas despesas podem ser de diversos tipos, como por exemplo:
  • Viagens: hospedagem, alimentação, táxi e outros;
  • Colaboradores externos, por exemplo, em reuniões: combustível, estacionamento, quilometragem, almoço etc.;
  • Home office: contas de energia, internet, celular e outras;
  • Escritórios: materiais de papelaria e de uso no escritório;
  • Educação e desenvolvimento: gastos com cursos e estudos para qualificação profissional.
Dessa forma, o SAP Concur Travel & Expense contribui para melhor experiência do funcionário, redução de custos nas empresas, maior visibilidade financeira, gestão inteligente dos gastos e crescimento dos negócios.
 
Quer saber mais sobre o SAP Concur Travel & Expense e como a solução funciona para saúde financeira e análise de conformidade? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas para te ajudarem. Estamos à disposição para explicar tudo sobre a solução e todas as suas aplicações para gestão de despesas e viagens corporativas.
 
Ou você também pode fazer uma demonstração autoguiada da plataforma para conhecer como funciona e ver mais detalhes.