Como fazer o gerenciamento de riscos para garantir redução de custos e despesas?

07/05/2020

Promover a redução de custos e despesas é o foco de qualquer empresa, especialmente em momentos de instabilidades do mercado, como o novo Coronavírus. Nesse sentido, uma das ações mais emergentes é a elaboração de um gerenciamento de riscos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ernst & Young, apenas 21% dos gestores respondentes afirmaram que suas empresas estariam preparadas para os potenciais impactos de uma crise antes do surto da Covid-19. De modo geral, a atual situação suscitou nas organizações uma necessidade ainda maior de implementar medidas protetivas para sustentação dos negócios. Como também, essas práticas minimizam as consequências de desequilíbrios nos setores produtivos.

Mas, afinal, como proteger a sua companhia por meio do gerenciamento de riscos e garantir a redução de custos e despesas? Para te ajudar a responder esse questionamento, elaboramos esse conteúdo com todas as informações que você precisa. Confira.

Saiba mais: Como fazer redução de custos nas empresas e não prejudicar o desempenho?

Gerenciamento de riscos para redução de custos e despesas

Na prática, a gestão de riscos consiste em uma estratégia que visa prever possíveis fragilidades de uma empresa e implementar rápidas ações remediativas.

O gerenciamento de riscos proporciona uma série de benefícios, como: 

  • Redução de custos e despesas;

  • Retenção de clientes;

  • Competitividade

  • Visão holística

  • Busca por constantes oportunidades de negócios

Esse planejamento não engloba apenas a corporação em si, mas também o comportamento do consumidor e variações do mercado, como tendências, aspectos econômicos e sociais, transmutações cambiais e outros aspectos inesperados que possam gerar consequências negativas para a corporação.

Os principais passos para elaborar essa ação são:

Faça um planejamento amplo

A análise de riscos deve considerar todas as vulnerabilidades da sua instituição diante do cenário atual. Alguns questionamentos válidos são: sua organização tem sido afetada pela quarentena? ou, ainda, a alta do dólar vem prejudicando os acordos comerciais? Essa verificação não vale apenas para a crise da Covid-19, mas também para outras situações. É importante que o planejamento contenha os custos envolvidos nesse gerenciamento, profissionais responsáveis, prazos e categorias de riscos.

Leia também: 6 vantagens de usar um software para gestão financeira e orçamentária

Estabeleça planos de ação de acordo com os cenários

Com todos os cenários em mãos, é momento de estabelecer possíveis maneiras de resolver problemas ou remediar cada instabilidade mapeada. Da mesma forma é manter os colaboradores por dentro dessas estratégias. Dessa maneira, é fundamental implantar treinamentos ou elaborar cartilhas, conteúdos, memorando ou outros materiais que sejam capazes de deixar todos do time em uma mesma página.

Use a tecnologia

Por fim, para adoção de ações efetivas, é imprescindível contar com a tecnologia. De maneira bastante eficiente, as plataformas corretas são capazes de otimizar processos, aumentar os resultados da empresa e, ainda, viabilizar a redução de custos e despesas operacionais.

Conheça o SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense consiste na melhor alternativa do mercado para gerenciamento de riscos. De modo geral, o software de administração de gastos permite o controle prático e rápido de todos os recursos empresariais. Além disso, o sistema do SAP Concur emite relatórios completos que garantem tomadas de decisões baseadas em dados concretos e que podem ser visualizados, inclusive, em tempo real. O SAP Concur Expense possui um design intuitivo e responsivo, que promove integração do time e redução de custos e despesas. Possui alguma dúvida? Entre agora mesmo em contato e conte com o suporte da nossa equipe.