Como fazer redução de custos nas empresas e não prejudicar o desempenho

16/04/2020

Corporações de todo o mundo possuem um objetivo em comum: a redução de custos nas empresas. Na prática, esse tipo de medida tem como missão principal administrar com assertividade os recursos da organização e controlar os investimentos. Muitos gestores imaginam que a minimização de gastos deve ser feita apenas em momentos de crises, entretanto não é bem assim. 

Implementar uma cultura baseada na otimização de despesas permite que a companhia esteja apta para as inovações do mercado. Além disso, uma gestão eficiente possibilita um caixa financeiro saudável, sendo capaz de manter o negócio estável e competitivo. Diante disso, confira abaixo como diminuir custos sem prejudicar a eficiência da sua empresa e quais as melhores táticas para atingir tais resultados. 

Você também pode se interessar: Como implementar um plano de gerenciamento de custos eficiente?

Como fazer redução de custos nas empresas sem prejudicar o desempenho?

Empregar a redução de custos nas empresas é um desafio. Isso porque a prática envolve uma série de medidas muito bem esquematizadas. Como também, é fundamental avaliar todos os departamentos da organização, sejam eles internos ou externos, despesas envolvidas, retornos e métricas de desempenho. Para te ajudar nesse desafio, separamos algumas ações bastante assertivas.

Analise os custos atuais

Antes da implementação de qualquer ação remediativa para redução de custos nas empresas, é de suma importância que o gestor analise com muito cuidado todos os gastos atuais da organização. Dentre as despesas mais comuns, é essencial registrar os valores envolvidos no processo produtivo, manutenções físicas, reembolsos e locomoções (como entregas de mercadorias ou reuniões externas).

Esse tipo de balanço permite que o gestor tenha um parâmetro geral da instituição e verifique os principais gargalos. Com isso, inclusive, é possível adotar otimizações e diminuir as tarefas manuais, aumentando a produtividade e já reduzindo custos operacionais. Além disso, pode-se minimizar os erros, potencializando a eficiência de todo o time e a qualidade do produto ou serviço oferecido.

Renegocie com fornecedores e revise contratos

Os fornecedores, sem dúvidas, são os responsáveis por grande parte das contas a pagar das corporações. Por isso, é fundamental avaliá-los com atenção e, quando necessário, renegociar os contratos.Também é importante manter uma constante pesquisa de mercado para garantir que a companhia consiga os preços mais competitivos, minimizando despesas operacionais consequentemente.

Crie uma cultura organizacional pautada na otimização

Finalmente, outra maneira de implementar a redução de custos nas empresas de maneira efetiva é implementando uma cultura organizacional baseada na automação de processos e inovações. Englobar todos os funcionários nessa missão é positivo por dois motivos. O primeiro deles está relacionado com o desempenho da equipe. Por outro lado, como segundo ponto, os colaboradores se sentem parte da empresa e responsáveis pelos resultados do negócio.É o chamado sentimento de dono. 

Por meio dessas práticas, o time torna-se muito mais eficiente e produtivo, o que aumenta o engajamento e a motivação.

Por que implementar tecnologia na redução de gastos?

Conforme um levantamento da Associação Brasileira de Automação, a automação no Brasil cresceu 4% em 2019 em todos os setores produtivos.Esse cenário demonstra o quanto a redução de custos nas empresas está atrelada à adesão de novas tecnologias, capazes de auxiliar em todas as frentes organizacionais e potencializar o desempenho da instituição. Nesse sentido, a SAP Concur Expense é uma ótima aliada. De modo geral, a plataforma de gestão de despesas da SAP Concur permite total controle de caixa de uma organização, além do acompanhamento em tempo real dos gastos. Com isso, os gestores possuem informações mais assertivas para as tomadas de decisões estratégicas e competitividade no mercado, mesmo em momentos de crise.

Entre em contato agora mesmo e conheça todos os diferenciais da SAP Concur Expense.