Gestão financeira em tempos de crise: como se preparar para a recuperação

SAP Concur Team |
O impacto da Covid-19 afetou não apenas a saúde pública, mas também as empresas. Com as medidas de isolamento social, combinadas com outros problemas econômicos, muitos empreendimentos tiveram que se reinventar, propondo novas ações e uma estratégia de gestão financeira em tempos de crise.  
No entanto, apesar do cenário desafiador, a adoção de uma nova gestão financeira em tempos de crise, se adequada ao momento e assertiva, pode ser a chave para garantir a continuidade do negócio e até conquistar maior crescimento corporativo, alcançando um mercado mais amplo. Ao longo deste artigo, saiba como se preparar para a recuperação econômica e elaborar uma gestão financeira em tempos de crise personalizada para a sua empresa. 
 

5 estratégias de gestão financeira em tempos de crise

Manter a empresa com as portas abertas em um cenário de crise, especialmente como a situação da Covid-19, realmente não é uma tarefa simples. Porém, há algumas estratégias que podem ajudar na gestão financeira do seu negócio e na manutenção do seu empreendimento. São elas:

1 - Configure uma política de despesas

A política de despesas é um documento que controla os gastos iniciados pelos colaboradores e as iniciativas de reembolso, englobando viagens corporativas, custos do home office, materiais de escritório, entre outros. Por esse motivo, é importante discriminar com detalhes e objetividade todos os pormenores envolvidos na política.
 
Em tempos de crise, a definição de uma política de despesas é uma forma de avaliar quais gastos podem ser redirecionados ou até mesmo eliminados, como um método de diminuir custos do seu empreendimento e aumentar a lucratividade.

2 - Otimize as práticas de processamento e aprovação de faturas

A otimização das práticas de processamento e aprovação de faturas é uma maneira de garantir o cumprimento da sua política de despesas e, ao mesmo tempo, ter um controle da gestão financeira em tempos de crise. A tecnologia é uma grande aliada neste momento, já que ela reduz erros, além de pautar a aprovação por critérios de objetividade.

3 - Faça o rastreamento e monitoramento de gastos

Rastrear e monitorar os gastos permite a identificação de lacunas, inconsistências e erros que podem resultar em uma despesa maior e desnecessária para o seu negócio. Durante a gestão financeira em tempos de crise, vale a pena rever todos os custos (variáveis e fixos) da empresa e, se possível, propor reduções. Além disso, o acompanhamento ajuda a visualizar possíveis fraudes e inconformidades dos gastos em relação à política de despesas estabelecida.

4 - Tenha um planejamento financeiro sólido

O planejamento financeiro é essencial, ainda mais durante uma crise. Por meio dele, você irá identificar a situação do seu negócio, bem como os problemas que colocam em risco o crescimento da empresa. Além disso, o documento também conta com estratégias, que guiam os colaboradores e gestores, para:
  • Manter o fluxo de caixa saudável;
  • Garantir o orçamento adequado;
  • Prever investimentos assertivos em soluções que possam gerar ganhos expressivos a curto, médio e longo prazo, como as tecnologias de automação financeira.

5 - Use a tecnologia a seu favor

As ferramentas tecnológicas são recursos valiosos para a gestão financeira em tempos de crise. Como vimos, a otimização de processos colabora com a minimização de atividades manuais, redução de erros e retrabalhos, ajudando inclusive no aumento de eficiência, produtividade e no ganho de tempo. Sem contar também que as tecnologias permitem gerar relatórios com dados assertivos em tempo real, embasando a tomada de decisões.
 
Por todos esses motivos, investir em ferramentas de automação faz com que o seu negócio se destaque no mercado.
 

A SAP Concur pode te ajudar na sua gestão financeira em tempos de crise

A SAP Concur tem uma ferramenta inovadora para realizar a gestão financeira do seu negócio em tempos de crise: o SAP Concur Expense. Por meio desta solução, você pode realizar o controle de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores, gastos com home office, custos de qualificação dos funcionários e muito mais. Em nosso site, você pode fazer uma demonstração autoguiada da ferramenta para conhecer mais sobre o SAP Concur Expense e verificar todos os benefícios da tecnologia. Conte com a gente para te ajudar na gestão financeira em tempos de crise! Envie uma mensagem e saiba mais.