5 estratégias de controle de custos e despesas corporativas

19/03/2020

Administrar um negócio envolve diversos desafios, dentre eles, é possível citar o controle de custos e despesas. De modo geral, esse processo é responsável por administrar de maneira eficiente os recursos da corporação. Com isso, é possível não apenas diminuir os gastos, mas também assegurar os resultados, maximizar as receitas e aumentar o faturamento.

Consequentemente, a organização torna-se cada vez mais competitiva no mercado, como também, conquista maneiras de se destacar e alcançar novos patamares de crescimento. Por isso, fazer o devido controle de custos e despesas é um método que toda empresa deve adotar. Para te ajudar nessa missão, separamos abaixo 5 táticas bastante eficientes e explicamos como implementá-las.

5 estratégias de controle de custos e despesas corporativas

Antes de elencarmos as principais ações envolvidas em uma gestão de gastos efetivas, é válido ressaltar que o primeiro passo é a elaboração de uma política de viagens. Na prática, esse procedimento pode ser definido como uma série de normas que padronizam as condutas dos colaboradores em deslocamentos e todas as informações envolvidas. De maneira geral, essas diretrizes auxiliam na sistematização de fluxos mais claros e transparentes e, consequentemente, viabilizam o gerenciamento desses métodos.

Além disso, com parâmetros muito bem elaborados e estruturados, diminuem-se os riscos de adulterações e fraudes. Esse cenário permite maior segurança dos recursos da empresa e confiança entre os colaboradores. Com tudo isso em mente, confira abaixo as principais estratégias destinadas ao controle de custos e despesas para sua corporação.

1 - Pesquise bem o seu mercado

Apesar da pesquisa de mercado ser um dos passos do plano de negócios, muitos gestores acabam errando por não explorarem todas as possibilidades como deveriam. O que isso quer dizer? A ausência de pesquisas e dados que possibilitem vantagens competitivas. Dessa forma, separe um tempo para levantar todas as informações que puder a respeito das suas negociações. Faça cotações com outros fornecedores e sempre busque preços mais atrativos, combinando a melhor relação de custo-benefício. 

Além disso, revise periodicamente a lista de parceiros. Geralmente, com os impactos econômicos e mudanças na produção, os valores dos produtos e serviços são alterados constantemente, por isso é essencial estar concentrado a outras propostas do setor.

2 - Elimine os erros com a automatização

Carência ou falhas na troca de informações geram uma série de transtornos para uma empresa. Em um primeiro momento, afeta a produtividade do time que se reúne para alterar esses fluxos. Mas, também, prejudica os recursos financeiros da organização, pois gera desperdícios, tanto em relação aos atrasos quanto a respeito dos investimentos internos (como valores de reembolsos errados, por exemplo). Portanto, um modo assertivo de manter o controle de custos e despesas é a implementação da automatização. Dessa maneira, pode-se minimizar consideravelmente os processos manuais (como substituir planilhas e pastas de arquivos físicas) e, com isso, reduzir erros.

3 - Invista no aumento da produtividade

Elencando o tópico anterior, a otimização de fluxos proporciona outra vantagem: o aumento da produtividade.Tecnicamente, os métodos tradicionais para administração de gastos levam tempo e, como citado, estão à mercê de falhas. Entretanto, quando combinado à inovação, grande parte do trabalho prático é feito de modo mecânico. Essa realidade é capaz de aumentar as entregas do time, estreitar o relacionamento com os clientes e os resultados para a empresa, visto que minimiza os custos.

4 - Analise as despesas com frequência

As nuances no mercado contribuem para ondulações na manutenção dos negócios, por isso é fundamental analisar as despesas da empresa com frequência. Sempre que necessário, implemente cortes de gastos ou alterações de metodologias que gerem resultados mais assertivos. 

5 - Tenha normas de reembolso

Por fim, o controle de custos e despesas jamais será eficiente se a sua organização não possuir normas apropriadas para reembolsos. Essas regras devem ser estabelecidas igualmente para toda a equipe, tanto interna (administrativa e comunicação, por exemplo), quanto externa (como o comercial). Nelas, é viável definir os itens reembolsáveis, estabelecer limites de gastos e prazos. 

Conheça a SAP Concur Expense

O SAP Concur Expense é uma plataforma completa que permite o controle de custos e despesas de viagens corporativas. O sistema reúne o que há de melhor no mercado em termos de tecnologia e automatização, possibilitando administração de todos os deslocamentos de uma empresa, criação e visualização rápida de relatórios e a validação de recebidos para reembolsos. Tudo isso pode ser feito de maneira simples por dispositivos móveis com acesso à internet, além das opções de integrações com outros sistemas de gestão. 

Entre agora mesmo em contato e converse com um de nossos representantes.