Saiba como fazer o planejamento financeiro empresarial

12/08/2020

O planejamento financeiro empresarial é importante para qualquer organização que almeja obter sucesso em seu segmento de negócio. No entanto, a partir da pandemia causada pelo coronavírus, esse planejamento estratégico tornou-se ainda mais importante. Nesse sentido, com base em pesquisa realizada pela Accenture, confira os principais dados sobre o coronavírus e o impacto na gestão finnceira das organizações:

  • 28% das discussões sobre COVID-19 para CEOs de empresas B2C estão relacionados a finanças.

  • 21% das discussões COVID-19 para CEOs B2B estão relacionados a finanças.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com os principais itens do planejamento financeiro empresarial. Boa leitura!

Leia mais: Tecnologia de gestão financeira: 5 práticas essenciais em tempos desafiadores

Saiba como estruturar o planejamento financeiro empresarial

Trabalhe com previsão de orçamento

A previsão orçamentária é essencial para o sucesso do planejamento financeiro empresarial e, consequentemente, para a continuidade das operações da sua empresa. Desta maneira, a previsão de orçamento dos próximos meses pode ser realizada a partir de estimativas de mercado e histórico de períodos anteriores. Além disso, é importante considerar as metas do time comercial para garantir que a previsão seja realista e possível de alcançar.

Assim, a estrutura financeira é mais sólida e com baixa possibilidade de erros.

Leia mais: Relatório de despesas: 3 passos para elaborar um documento eficiente

Realize o levantamento de custos

O levantamento de custos e todos os seus detalhes também é importante para o planejamento financeiro empresarial ter a dimensão dessas despesas. Nesse ponto, porém, muitos gestores deixam passar gastos simples ou de menor valor. No entanto, esses gastos somados podem prejudicar muito a saúde financeira da sua empresa. Por isso, é preciso realizar o levantamento de todos os custos, mesmo os menores, e incluindo os fixos e variáveis. Aqui também é válido lembrar de impostos e taxas, que somados também têm seu impacto na gestão financeira da sua organização.

Leia mais: Finanças corporativas: como realizar a gestão em tempos desafiadores?

Registre todas as movimentações financeiras

O cotidiano do setor financeiro de uma empresa, geralmente, é repleto de atividades e os colaboradores precisam dar conta de uma demanda alta de processos com eficiência e excelência. Por isso, a área precisa ser extremamente organizada e otimizada para não ter erros que causem prejuízos financeiros para sua empresa. Assim, esses profissionais precisam ter os registros de todas as movimentações financeiras da organização para controlar cada despesa. 

No entanto, essa atividade não pode ser manual, é preciso contar com um sistema de gestão de despesas para garantir a eficiência dos profissionais e até a redução de custos de uma organização.

Leia também: Como realizar a gestão de reembolso de despesas em home office?

Enxergue os diferentes cenários

Para o sucesso do planejamento financeiro empresarial também é importante lidar com imprevistos. Para isso, é necessário tentar prever diferentes cenários, tanto otimistas como pessimistas, sempre de acordo com o histórico da empresa.

Desta maneira, caso algum imprevisto aconteça, a chance da sua empresa estar financeiramente preparada é maior. 

Leia também: Relatório de despesas: saiba como gerar um documento eficiente

Controle e reduza as despesas

Outro passo importante para o planejamento financeiro empresarial é reduzir e até cortar despesas desnecessárias. Para isso, a partir do levantamento de gastos, é possível identificar quais custos podem ser diminuídos ou até cortados definitivamente.

Leia mais: Economia digital: como um sistema de gestão de despesas auxilia na inteligência de negócios?

Meça os resultados

Para garantir o sucesso do planejamento financeiro empresarial também é importante acompanhar os resultados a partir das métricas-chave do seu negócio. A partir desses dados e informações, é possível realizar ajustes no planejamento financeiro empresarial, de modo que atenda realmente às necessidades da sua empresa e alcance o resultado esperado.

Saiba mais: Sistema de controle de despesas: vale a pena investir no SAP Concur?

Conte com a tecnologia

Para realizar todo o planejamento financeiro empresarial, controlar as despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores, com processos ágeis e eficientes, e ainda reduzir custos, é fundamental contar com a tecnologia. Nesse sentido, SAP Concur Expense garante uma série de benefícios às organizações. Confira as principais vantagens:

  • Segurança de dados e informações

  • Conformidade com as políticas internas e legislações locais

  • Digitalização para maior eficiência da política de despesas e reembolso

  • Controle e redução dos custos iniciados pelos colaboradores

Além desses benefícios, o SAP Concur Expense ainda auxilia a diminuir os custos das organizações em até 8%, de acordo com documento produzido pela InfoMoney em parceria com a própria SAP Concur.  A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.