Tecnologia de gestão financeira: 5 práticas essenciais em tempos desafiadores

22/07/2020

Os impactos provocados pelo coronavírus fizeram com que as empresas buscassem soluções para reduzir as despesas. Nesse sentido, uma estratégia interessante é utilizar a tecnologia de gestão financeira para diminuir os custos e garantir a continuidade de negócios. Para se ter ideia, apenas em março, 30% das organizações de todos os setores já sentiram os impactos da pandemia sobre seus negócios, de acordo com levantamento da Fundação Getulio Vargas.

Já no setor industrial, 92% das empresas tiveram os negócios afetados por conta da COVID-19, de acordo com pesquisa do Portal da Indústria. Diante deste cenário, é essencial buscar recursos como a tecnologia de gestão financeira para diminuir esses custos. A partir de um sistema de gestão de despesas, por exemplo, é possível realizar com automatização, agilidade e eficiência 5 passos para reduzir as despesas. Confira!

Leia também: 5 benefícios do planejamento financeiro empresarial para promover a continuidade de negócios

Confira 5 práticas essenciais que a tecnologia de gestão financeira oferece para reduzir as despesas 

Levantamento de despesas

O primeiro passo para diminuir as despesas é realizar um levantamento geral dos custos. Para isso, é importante levantar todos os gastos que a organização terá pelos próximos 3 meses, no mínimo. Também é necessário que esse levantamento seja minucioso e com os valores separados de acordo com cada despesa e não apenas o valor total dos custos do mês. Neste cenário, a tecnologia de gestão financeira, a partir do sistema de gestão de despesas, disponibiliza, por meio de um único painel de controle, a visão geral e específica dos custos de um negócio.

Definição de prioridades

A partir do levantamento das despesas, é possível identificar os custos que mais impactam o setor financeiro da organização, bem como os possíveis gargalos e já planejar ações corretivas.O sistema de gestão de despesas também auxilia as organizações ao apontar automaticamente as maiores despesas da operação.

Negociação e prazos

Com os insumos gerados pela tecnologia de gestão financeira, como levantamento de despesas e definição de prioridades, os gestores têm as informações necessárias para tomar medidas corretivas ou até traçar uma nova estratégia para redução dos custos.Uma medida importante neste momento é negociar valores e prazos de pagamentos para ajustar as despesas de acordo com a nova realidade do negócio. Neste sentido, é válido atentar-se para 3 pontos:

  • Evite despesas que não sejam extremamente importantes para a continuidade das operações neste momento

  • Negocie com fornecedores valores melhores e prazos de pagamento maiores

  • Caso tenha dívida com alguma instituição financeira, renegocie o prazo de pagamento para adequar o valor ao novo faturamento

Estratégias e ações

Além de negociar valores e prazos de pagamentos, elaborar novas estratégias e ações é fundamental, principalmente neste período de grandes desafios provocados pelo coronavírus. Por isso, a tecnologia de gestão financeira também disponibiliza todas as métricas em tempo real, bem como relatórios automatizados que os gestores precisam para realizar um novo planejamento de acordo com o atual momento.

Gestão de fluxo de caixa

Por fim e também fundamental para a continuidade das operações, a gestão de fluxo de caixa precisa ter atenção redobrada neste período. Nesse sentido, a tecnologia de gestão financeira oferece ferramentas para identificar receitas e despesas, de maneira que os gestores possam se organizar para que não falte recursos para a continuidade dos negócios.

Leia mais: Sistema de controle de despesas: vale a pena investir no SAP Concur?

Implemente a tecnologia de gestão financeira da SAP Concur

Para garantir a melhor solução de tecnologia de gestão financeira e realmente reduzir os custos do seu negócio, é essencial contar com uma empresa sólida e experiente. Nesse sentido, o SAP Concur Expense é uma plataforma de gerenciamento de gastos que proporciona o controle financeiro total da sua empresa. Na prática, o sistema promove o acompanhamento dos custos internos em tempo real, garante conectividade, centralização de informações e emite relatórios completos. 

Além disso, o sistema é intuitivo, funcional e responsivo, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.