Planejamento financeiro empresarial: como implementar práticas sustentáveis e reduzir custos

13/10/2020

A atual necessidade de otimizar processos e reduzir custos é uma realidade no planejamento financeiro empresarial das organizações para essa retomada econômica e continuidade de operações. Para se ter ideia, de acordo com o estudo How the future of work changed in 2020, 31% dos entrevistados estavam totalmente despreparados ou “não muito preparados” para o impacto causado pelo coronavírus nos negócios.

No entanto, de acordo com a Pesquisa Pulso Empresa, do IBGE, na segunda quinzena de agosto, para 37,9% das empresas o impacto da COVID-19 foi pequeno ou inexistente, e, para 28,6%, o efeito já foi positivo. Nessa retomada de negócios, além de pensar no planejamento financeiro empresarial, as organizações também se estruturam para implementar práticas sustentáveis e ainda assim reduzir custos. Saiba mais a seguir!

Leia mais: Gestão inteligente: saiba como os sistemas em nuvem contribuem para sustentabilidade

Saiba como realizar o planejamento financeiro empresarial com práticas sustentáveis e otimizar gastos

Engaje as lideranças nas ações de sustentabilidade

O primeiro passo para que práticas sustentáveis auxiliem o planejamento financeiro empresarial no objetivo de otimizar recursos é trabalhar para educar e engajar líderes de equipe com a nova cultura de colaboração ao meio ambiente. Para isso, é interessante criar um comitê de sustentabilidade em que os demais colaboradores tenham acesso fácil e rápido.

Além disso, é importante estimular a troca de ideias e experiências sobre as práticas sustentáveis entre os profissionais. Para isso, pode-se, por exemplo, criar um local de discussão sobre o tema na comunicação interna da empresa. Por fim, é necessário promover eventos com foco em desenvolvimento sustentável para que os colaboradores realmente se engajem e participem das novas políticas de cuidado com o meio ambiente da organização.

Gere valor com ações sustentáveis

O planejamento financeiro empresarial deve contemplar a redução de custos que as ações sustentáveis irão gerar para a empresa.

Nesse sentido, é preciso atuar em conjunto com outros departamento, como o de recursos humanos e endomarketing, para estímulo de algumas práticas, como:

  • Redução de utilização de materiais

  • Estipular metas para reduzir o desperdício de água

  • Incentivar caronas colaborativas ou utilização de pequenos veículos elétricos

  • Incentivar o uso consciente de energia elétrica

  • Adoção de fontes alternativas de energia.

Adote novas práticas de compras

Não menos importante que o planejamento financeiro empresarial, pensar em toda a cadeia também é fundamental. Por isso, é interessante que todos os fornecedores da sua organização também tenham práticas sustentáveis. Desta maneira, procure por empresas que tenham políticas de cuidado com o meio ambiente sólidas e realmente eficazes.

Gerencie indicadores e metas

Assim como é importante acompanhar as métricas do planejamento financeiro empresarial, também é essencial gerenciar os indicadores das práticas sustentáveis adotadas pela companhia. Desse modo, é possível identificar pontos de melhorias como gasto elevado de recursos, ociosidade de equipamentos e desperdício de materiais, por exemplo. Assim, a companhia reforça sua política de sustentabilidade e ainda reduz custos, o que é fundamental para o planejamento financeiro empresarial.

Implemente um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores na nuvem

Trocar sistemas alocados em servidores físicos por plataformas em nuvem é mais uma prática essencial para reduzir os custos, consumo de energia e emissão de carbono. Nesse ponto, um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores ainda auxilia sua empresa na diminuição de despesas, já que essa tecnologia ajuda a reforçar as políticas de custos, evita fraudes, estabelece limite de gastos e promove uma série de vantagens para sua organização.

Saiba mais: Controle de custos e despesas: conheça 5 vantagens sobre fazer uma boa gestão financeira

Conte com a SAP Concur

Para que a sua empresa possa adotar uma política voltada para a sustentabilidade e ainda consiga atingir o objetivo do planejamento financeiro empresarial em redução de custos é importante contar com uma empresa que tenha premissas sustentáveis, além de disponibilizar uma plataforma completa, sólida e de confiança.

Veja também: Sistema de gestão na nuvem: saiba como reduzir as despesas corporativas

Por isso, o SAP Concur Travel Expense é um sistema robusto que integra os processos de Travel & Expense em um só lugar e disponibiliza a visualização de reservas de viagens corporativas e detalhes de despesas corporativas em uma única plataforma.

Além disso, a SAP Concur Travel Expense é a única solução que possui, de ponta a ponta, a capacidade de educar, sugerir melhores escolhas, mensurar dados e ajudar a sua empresa a ser mais sustentável.

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Travel Expense pode auxiliar sua empresa no planejamento financeiro empresarial!