Gestão inteligente: saiba como os sistemas em nuvem contribuem para sustentabilidade

29/09/2020

Em um universo corporativo cada vez mais competitivo e, em um cenário desafiador, as empresas buscam cada vez mais recursos e soluções para realizar a gestão inteligente, otimizar recursos e, consequentemente, obter inteligência de negócios. Nesse sentido, a utilização dos sistemas de gestão em nuvem, por exemplo, além de garantir flexibilidade e mobilidade, ainda contribuem para que as organizações sejam mais sustentáveis.

De acordo com levantamento realizado pela Accenture, ao adotarem soluções em nuvem, empresas com até 100 funcionários podem reduzir até 90% da emissão de carbono. Enquanto nas grandes organizações, a economia é de aproximadamente 30%. Além disso, segundo levantamento do IDC, até o fim deste ano, o mercado de soluções em nuvem deve crescer 36,6% somente no Brasil.

Diante deste cenário, saiba como os sistemas em nuvem contribuem para a gestão inteligente e para a sustentabilidade nas organizações.

Leia mais: Gestão estratégica de custos: como realizá-la de maneira eficiente?

Entenda como soluções em nuvem são essenciais para a sustentabilidade e gestão inteligente

Reduz custos e consumo de energia

Um dos primeiro benefícios das soluções em nuvem para a gestão inteligente é que como os sistemas ficam alocados na nuvem, não é preciso contar com servidores físicos ligados 24 horas por dia durante os 7 dias da semana e 365 dias por ano. Assim, além de reduzir o consumo de energia, as organizações também economizam com os processos de manutenção, atualização e até o tempo de profissionais para lidar com essas questões relacionadas aos servidores físicos.

Ou seja, as empresas contribuem com o meio ambiente com o menor consumo de energia, economizam recursos e ainda ganham todos os benefícios dos sistemas alocados na nuvem, como por exemplo uma plataforma de gestão.

Diminuição de emissão de carbono

Muitas empresas têm a ideia de que apenas um servidor físico não causará tanto impacto ao meio ambiente. No entanto, é preciso pensar em larga escala, já que a energia para manter quinze computadores ligados gera a mesma quantidade de emissão de carbono quanto um carro a cada ano. Por isso, a implementação de soluções em nuvem, mesmo em pequenos negócios, é fundamental para a gestão inteligente e sustentabilidade.

Inspira os colaboradores

As pessoas têm se preocupado cada vez mais com o meio ambiente e isso se reflete no ambiente de trabalho. Desta maneira, os profissionais também prezam por trabalhar em empresas que são socialmente responsáveis e que adotam medidas sustentáveis.

Por isso, a gestão inteligente, a partir de soluções, em nuvem também auxilia as organizações a despertar o interesse dos melhores talentos, além de retê-los.

Atrai e retém clientes

Assim como é importante para os colaboradores, a gestão inteligente também é essencial para atrair e reter clientes. Afinal, os clientes querem se conectar com empresas que se preocupam com o futuro e a sustentabilidade. Para se ter ideia, 74% das organizações querem reforçar a imagem e a reputação da organização como um negócio comprometido com a responsabilidade social e com a sustentabilidade, de acordo com levantamento da ABERJE.

Diminui os impactos ao meio ambiente

Apesar do crescimento de ações corporativas para reduzir os impactos ao meio ambiente, a previsão é de que a demanda global de energia cresça 50% até 2030. Por isso, investir em soluções em nuvem para a gestão inteligente é fundamental para conter esse avanço no consumo de energia, bem como para redução dos custos corporativos e ainda para diminuir os impactos causados ao meio ambiente.

Leia também: Como a gestão de despesas iniciadas pelo colaborador otimiza a área financeira?

Conte com a SAP Concur e tenha mais uma aliada à gestão inteligente e sustentabilidade no seu negócio

Para obter todas as vantagens da gestão inteligente a partir de soluções em nuvem é importante contar com uma empresa que tenha premissas sustentáveis além de disponibilizar uma plataforma completa, sólida e de confiança.

Veja também: Sistema de gestão na nuvem: saiba como reduzir as despesas corporativas

Por isso, o SAP Concur Travel Expense é um sistema robusto que integra os processos de Travel & Expense em um só lugar e disponibiliza a visualização de reservas de viagens corporativas e detalhes de despesas corporativas em uma única plataforma. Além disso, a SAP Concur Travel Expense é a única solução que possui, de ponta a ponta, a capacidade de educar, sugerir melhores escolhas, mensurar dados e ajudar a sua empresa a ser mais sustentável.

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Travel Expense pode auxiliar sua empresa na gestão inteligente!