Gestão estratégica de custos: como realizá-la de maneira eficiente?

17/09/2020

A gestão estratégica de custos é um processo que, além do controle de receitas e despesas a partir de um planejamento bem estruturado, visa otimização de recursos e, consequentemente, inteligência de negócios para uma empresa. Essa administração é ainda mais importante no atual período de instabilidade econômica em que, apesar de um cenário mais otimista, a cada 10 empresas, 4 ainda sentem os impactos negativos provocados pelos desdobramentos do coronavírus, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE. Por isso, a gestão estratégica de custos é essencial para realizar projeções financeiras, manter o controle constantemente sobre os custos e despesas e construir estratégias eficientes para superar os atuais desafios. Saiba mais!

Leia mais: Economia digital: como um sistema de gestão de despesas auxilia na inteligência de negócios?

Saiba como realizar a gestão estratégica de custos de maneira eficiente

Faça uma estimativa de custos

O primeiro passo para obter sucesso na gestão estratégica de custos é projetar a estimativa de custos da sua empresa. Por isso, a partir de relatórios minuciosos, é possível identificar todas as despesas e custos da sua organização como, valores de produtividade, mão-de-obra, materiais, insumos e tudo o que for necessário para a operação do seu negócio. A partir desses dados, é possível realizar a estimativa de custos com base no histórico da sua organização e, consequentemente, estruturar um planejamento de acordo com as receitas e despesas da empresa. 

Estabeleça um limite de gastos

Estabelecer um limite de gastos é essencial para a gestão estratégica de custos. Esse limite deve ser compartilhado com todos os colaboradores para que se engajem à nova política de custos corporativos. Assim, a organização pode monitorar as despesas, garantir a redução de custos e planejar estratégias ainda mais eficientes para gerir o orçamento empresarial.

Realize o planejamento financeiro

A partir da estimativa de custos e do limite de gastos é hora de realizar o planejamento financeiro. Nesta etapa, é importante que a estimativa de custos esteja sempre atualizada, de acordo com a necessidade da sua empresa, sempre se baseando no histórico da organização e com projeções de receitas e despesas ao longo dos meses. Desta maneira, a sua empresa garante a previsibilidade dos custos e poderá identificar gastos que possam ser reduzidos ou até eliminados para ter um fôlego maior neste período desafiador.

Analise os resultados

Periodicamente, é necessário também analisar os resultados a partir de relatórios com métricas, informações e dados precisos para que as decisões tomadas tenham a melhor assertividade possível. Desta maneira, os gestores avaliam se a gestão estratégica de custos está surtindo o efeito esperado e identificam as possibilidades de melhorias e até correção da rota, caso seja necessário.

Invista em um sistema de gestão de despesas

Por fim, para assegurar agilidade, eficiência e otimização de tarefas, investir em um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores é fundamental para obter sucesso na gestão estratégica de custos. Apesar do investimento inicial, a plataforma promove um rápido retorno, proporciona automação de tarefas, maior produtividade por parte dos colaboradores, controle total das despesas e redução de custos.

Saiba mais: Sistema de controle de despesas: vale a pena investir no SAP Concur?

Conte com a SAP Concur

Para obter todos esses benefícios citados sobre uma plataforma de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores e ter sucesso na gestão estratégica de custos é importante contar com um sistema sólido e eficiente como o SAP Concur Expense.

A plataforma da SAP Concur garante uma série de benefícios às organizações. Confira as principais vantagens:

  • Segurança de dados e informações

  • Conformidade com as políticas internas e legislações locais

  • Digitalização para maior eficiência da política de despesas e reembolso

  • Controle e redução dos custos iniciados pelos colaboradores

Além desses benefícios, o SAP Concur Expense ainda auxilia a diminuir os custos das organizações em até 8%, de acordo com documento produzido pela InfoMoney em parceria com a própria SAP Concur.  A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.