Crescimento e Otimização

7 fatores organizacionais que ajudam a promover a cultura de inovação

SAP Concur |

Fortalecer e incentivar novas ideias nas empresas é imprescindível para ganhar maior competitividade no concorrido mercado atual e aumentar os resultados. No entanto, no desafio de estimular a equipe a participar desse processo de criatividade, muitos gestores buscam descobrir qual é o fator organizacional que promove a cultura de inovação. 

Afinal, essa capacidade inovadora pode gerar inúmeros benefícios para as empresas, desde a criação de novos produtos, a alteração de modelos de negócios e o uso de novas tecnologias até a maior atração e retenção de talentos.

Então, os líderes querem saber como se adequar a essa situação e como alinhar a cultura organizacional inovadora. Para te ajudar, este artigo do nosso blog vai trazer os principais requisitos que você deve considerar na hora de desenvolver uma gestão voltada para a inovação, a fim de impulsionar essa cultura.

Leia também: Cultura organizacional inovadora: a importância da resiliência das empresas e dos colaboradores

Por que estimular um fator organizacional que promove a cultura de inovação?

Você tem dúvidas se vale a pena fortalecer um fator organizacional que promove a cultura de inovação nas empresas? Neste caso, é importante pensar em quem traz ideias inovadoras e criativas para o seu negócio, ajudando desde a simples otimização de processos internos, até o desenvolvimento de novas estratégias.

A resposta para essa questão é a equipe, ou seja, na prática, os colaboradores são os responsáveis por sugerir ideias e mudanças, apontar melhorias e trazer inovação. Assim, ao adaptar a cultura organizacional com foco em inovação, as empresas conseguem reter os profissionais por mais tempo.

Segundo o estudo da Academy of Management Journal, os talentos ficam, em média, 13 meses a mais no emprego, com essa adequação de cultura. Além desse ponto positivo, outros benefícios são alcançados com a cultura de inovação, como:

  • maior agilidade nos processos;
  • melhoria no ambiente de trabalho;
  • uso mais eficiente de recursos;
  • maior atração e satisfação de clientes;
  • análise crítica de problemas e criação de soluções;
  • abordagem proativa em busca de inovações em processos, serviços, tecnologias e gestão.

Saiba mais: Gestão da inovação: o que você não pode esquecer para crescer?

Quais os fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação?

Agora, certamente, você tem as informações necessárias para começar a incorporar novos fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação na sua empresa, não é mesmo? Para isso, vamos listar as 7 principais características que podem fazer a diferença na adaptação da sua cultura organizacional.

1. Apoio à diversidade e inclusão

O primeiro fator organizacional para estimular a inovação é a implementação de políticas de maior diversidade e inclusão, garantindo oportunidades iguais para pessoas de diferentes gêneros, idade, sexo, cor, etnia etc.

Com essa postura, é possível ter diversos pontos de vista, experiências e conhecimentos, permitindo uma visão mais ampla dos problemas e desafios da empresa. O que garante a adoção de soluções mais criativas e inovadoras.

2. Aumento da flexibilidade

Para garantir maior satisfação da equipe e, dessa forma, ajudar no estímulo à inovação, um requisito de cultura organizacional importante é a flexibilidade. Isso acontece, principalmente, porque ficou claro que os colaboradores podem desempenhar suas funções com a mesma qualidade e produtividade em casa.

Então, ter horários flexíveis e um modelo de trabalho híbrido vai ao encontro dessa tendência de proporcionar ao funcionário a escolha de onde e quando trabalhar. Inclusive, em levantamento da Prudential, 42% dos entrevistados disseram que trocariam de emprego, caso a flexibilidade não fosse priorizada no longo prazo.

3. Investimentos em tecnologias inteligentes

O uso de plataformas e soluções inteligentes está entre os fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação. Isso porque as tecnologias contribuem para o melhor entendimento dos processos e negócios da empresa, o que permite formular novas estratégias mais personalizadas, inteligentes e inovadoras.

Leia também: Dicas de gestão financeira: 6 tecnologias para o crescimento inteligente

4. Melhoria no ambiente de trabalho

O desenvolvimento de um ambiente de trabalho aberto, colaborativo, transparente e democrático ajuda na cultura de inovação. Por meio dele, é possível que os colaboradores fiquem à vontade para expressar suas opiniões, ideias e conhecimentos, fomentando a inovação interna.

5. Desenvolvimento de processos

Ter procedimentos bem estruturados facilita o estímulo das ações criativas dos colaboradores. A execução dos projetos fica mais ágil e eficiente e os funcionários podem pensar de forma mais estratégica, a fim de ajudar a implementar uma inovação contínua no negócio.

6. Definição de regras

Entre os fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação, está a definição de uma política interna com direitos e deveres que todos devem seguir na empresa. Assim, os profissionais sabem o quanto podem ser responsáveis por pesquisar, gerar ideias e compartilhar com a equipe e os gestores.

7. Cuidado com a saúde e o bem-estar mental

Não só de medidas organizacionais e estratégicas vive uma equipe que quer fomentar a cultura de inovação. Além disso, é preciso proporcionar uma gestão mais humana, com cuidados focados na saúde, na segurança e no bem-estar dos colaboradores. Desse modo, os funcionários estarão mais engajados e preparados para ajudar na inovação.

Quais os principais tipos de estruturas organizacionais?

A estrutura organizacional é o arranjo ou modelo que uma empresa utiliza para distribuir tarefas, responsabilidades e autoridade entre seus membros. Ela define como os diferentes departamentos, unidades ou equipes se relacionam, comunicam e colaboram dentro da organização.

Conhecer os tipos de estruturas organizacionais é fundamental para os gestores e líderes, pois permite que eles escolham a estrutura mais adequada para as necessidades e os objetivos específicos de sua organização.

Estrutura funcional

A estrutura funcional é uma das mais tradicionais nas organizações. Nesse formato, a empresa é dividida em departamentos com base em funções específicas, como marketing, finanças ou produção.

Cada departamento é liderado por um gerente funcional e se concentra em suas atividades especializadas. A comunicação geralmente ocorre verticalmente nos departamentos, o que favorece a eficiência em áreas específicas.

Estrutura divisional

A estrutura divisional é ideal para empresas que operam em diferentes mercados ou têm várias linhas de produtos. Nesse modelo, a organização é dividida em unidades de negócios autônomas, cada uma com seu próprio conjunto de funções, incluindo marketing, finanças e produção.

Cada divisão é responsável por suas operações e tem sua equipe de especialistas. Isso proporciona maior autonomia e agilidade em cada unidade, permitindo uma adaptação mais rápida às demandas do mercado.

Estrutura matricial

A estrutura matricial combina elementos dos modelos funcional e divisional. Nesse formato, os colaboradores têm dupla subordinação: eles respondem tanto a gerentes funcionais quanto a gerentes de projeto.

Dessa forma, ganha-se flexibilidade na alocação de recursos e expertise conforme as necessidades dos projetos. Por outro lado, embora seja eficaz para projetos complexos, pode gerar conflitos de autoridade.

Estrutura em rede (organização em rede)

A organização em rede envolve a colaboração de companhias independentes para atingir objetivos mútuos. Essa estrutura é comum em alianças estratégicas e parcerias comerciais, nas quais empresas se unem para compartilhar recursos, conhecimento e alcançar metas conjuntas. A principal característica é a interdependência entre as organizações da rede.

Estrutura holocrática

A estrutura holocrática elimina a hierarquia tradicional e promove a tomada de decisões distribuída entre equipes autogerenciadas. Não há cargos de chefia formal, e os colaboradores têm autonomia para definir como realizar seu trabalho. É uma forma de incentivar a inovação e a colaboração, mas pode ser algo desafiador para organizações que estão acostumadas com estruturas hierárquicas.

Estrutura em equipe (Team-Based)

Organizações baseadas em equipes multifuncionais promovem a colaboração entre membros de diferentes áreas. Cada equipe é responsável por um projeto ou tarefa específica e tem autonomia para tomar decisões relacionadas a ele. Esse modelo é comum em startups e empresas de tecnologia, em que a agilidade e a inovação são essenciais.

Estrutura em rede virtual

Nesse formato, as equipes de trabalho estão dispersas geograficamente e, muitas vezes, trabalham remotamente. A comunicação e a colaboração são facilitadas por tecnologias digitais, como videoconferências e ferramentas de colaboração online. Esse modelo permite que as organizações acessem talentos globais, mas requer habilidades de gerenciamento remoto.

Como escolher a melhor estrutura organizacional?

Agora que você já sabe o que é uma estrutura organizacional e quais são os principais tipos, vamos à prática. Observe quais são os principais pontos para determinar a melhor configuração organizacional para a sua empresa.

Analise a estratégia de negócios

Comece avaliando a estratégia de negócios da empresa. Pergunte-se qual é o objetivo principal da organização, sua visão de futuro e como ela pretende alcançar seus objetivos. A estrutura organizacional deve estar alinhada com essa estratégia.

Avalie a cultura organizacional

Entenda a cultura organizacional da empresa, incluindo os valores, a comunicação interna e a forma como as decisões são tomadas. A estrutura escolhida deve ser compatível com a cultura existente ou aquela que a companhia deseja promover.

Mantenha a flexibilidade

Lembre-se de que a estrutura organizacional não é algo fixo. Deve ser flexível o suficiente para se adaptar a mudanças nas circunstâncias da empresa. É importante se abrir para ajustar a estrutura conforme necessário.

Obtenha feedback dos colaboradores

Consulte os colaboradores da empresa para obter feedback sobre a estrutura organizacional atual e suas sugestões para melhorias. Eles podem oferecer insights valiosos sobre como a estrutura afeta seu trabalho.

Considere a implementação gradual

Se estiver considerando uma mudança significativa na estrutura organizacional, pode ser útil implementá-la gradualmente para minimizar perturbações e permitir que a equipe se ajuste.

Como a SAP Concur pode ajudar na sua gestão?

Como falamos acima, os fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação envolvem o uso de tecnologias inteligentes, como o SAP Concur Travel & Expense, fornecido pela SAP Concur.

Com uma solução completa para gestão de viagens e despesas corporativas, as empresas têm maior automação na prestação de contas, relatórios de despesas e processos de reembolsos. Dessa forma, é possível garantir maior visibilidade e controle financeiro para a gestão identificar melhorias, economias e oportunidades.

Com tantas informações sobre fator organizacional, os gestores podem fortalecer a tomada de decisão estratégica e uma cultura de inovação contínua. Ao mesmo tempo, os colaboradores ganham mais tempo e produtividade, também ficando aptos para apoiar os processos de inovação com ideais, conhecimentos e experiências.

O que acha de ver como a plataforma da SAP Concur funciona na prática? Faça uma demonstração autoguiada agora mesmo!

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