Saiba como trabalhar a diversidade nas empresas

17/11/2020

Atualmente, uma dúvida comum entre os gestores é sobre como trabalhar a diversidade nas empresas, já que esse é um tema bastante discutido e até com pesquisas demonstrando a importância das organizações estruturarem políticas de diversidade no trabalho.

Nesse sentido, de acordo com artigo publicado na Harvard, empresas com conselhos formado por diversidade de gênero, geralmente, têm maiores índices de ESG, indicando que adotam melhores práticas de sustentabilidade, outro tema muito discutido atualmente. No entanto de acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Revista HSM Management, de acordo com a percepção dos entrevistados, metade das empresas ainda é composta majoritariamente por homens.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com práticas que auxiliam as empresas a desenvolverem uma cultura de diversidade em todos os níveis hierárquicos. Confira!

Conheça as principais práticas sobre como trabalhar a diversidade nas empresas

Estude o quadro de profissionais

O primeiro passo quando se pensa em como trabalhar a diversidade nas empresas é realizar um diagnóstico completo do quadro de profissionais da sua empresa e entender como ele é formado. Para isso, conte com a ajuda do setor de recursos humanos para entender os motivos para a contratação de cada colaborador e o que pode ser realizado de ação para ampliar a diversidade na equipe.

Desenvolva e estimule a cultura organizacional

A partir da avaliação do quadro de colaboradores e do desenvolvimento de ações sobre como trabalhar a diversidade nas empresas, é preciso estimular a cultura organizacional para que a diversidade seja enraizada nos processos da organização. Para isso, é importante pensar sobre alguns aspectos como abrir espaço para a inovação, valorizar a inclusão e até realizar pesquisas sobre clima organizacional para entender o sentimento dos colaboradores e se existe problemas no ambiente corporativo.

Preste atenção aos processos de recrutamento

Outra ação importante sobre cultura de diversidade organizacional é estruturar bem o processo de recrutamento para avaliar apenas a qualificação dos candidatos e não deixar os chamados “preconceitos inconscientes” atrapalhar o processo de seleção. Em alguns casos, a utilização de sistemas de recrutamento pode auxiliar as empresas a recrutar profissionais apenas por suas qualidades e, assim, estimular a diversidade.

Invista na comunicação interna

Por fim e também fundamental quando se pensa em como trabalhar a diversidade nas empresas é investir na comunicação interna. Afinal, a cultura da diversidade tem que partir também dos colaboradores e não apenas da empresa. Por isso, a comunicação interna deve estimular e valorizar o respeito às diferenças e até realizar eventos como treinamentos sobre o tema. Desta maneira, sua empresa contribui para construir uma sociedade mais inclusiva e ainda dá o exemplo e estimula outras companhias a seguirem o mesmo caminho.

Conte com a SAP Concur

A SAP Concur apoia a cultura da diversidade e se destaca por oferecer iniciativas consistentes e com forte engajamento interno, o que demonstra maturidade em todos os processos associado a uma governança voltada para o tema.

Além disso, a SAP Concur Brasil ainda tem o desafio de manter uma rede de profissionais focada em promover a diversidade na companhia e ainda dar o exemplo sobre como trabalhar a diversidade nas empresas.

Sobre a SAP Concur

A SAP Concur oferece um sistema de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores, o SAP Concur Expense, que permite que sua empresa padronize os seus processos financeiros e obtenha eficiência ao diminuir o tempo que as suas equipes gastam em atividades manuais, repetitivas e trabalhosas. A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.