Crescimento e Otimização

Aprenda como realizar a gestão do tempo em viagens corporativas com 6 dicas

SAP Concur |

O tempo é nosso bem mais precioso, decidir como e com quem iremos gastá-lo é uma tarefa difícil e importante, que pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida que levamos. Excesso de tarefas podem sobrecarregar qualquer um e causar diversos problemas físicos e psicológicos.

De acordo com a pesquisa International Stress Management Association Brazil, 60% dos brasileiros afirmam sofrer com sobrecargas de tarefas. Essa mesma pesquisa revelou que nosso país é o segundo mais estressado no mundo. Uma das causas mais comuns é a falta de tempo para realizar nossas tarefas.

Quando falamos em viagens corporativas, a gestão de tempo se torna ainda mais necessária, afinal, é um período onde, teoricamente, estamos totalmente à disposição da empresa, exercendo a função de representar a organização e cumprir o objetivo daquela viagem.

Muitas viagens corporativas acabam por extrapolar horas de trabalho, podendo levar muitas horas e até dias de duração. Nesse sentido, fazer uma boa gestão do tempo permite que o colaborador tenha a possibilidade de executar todas as tarefas necessárias e até mesmo, separar tempo para descansar durante as viagens corporativas.

Neste artigo, você entenderá o que é gestão de tempo, qual sua importância e como fazer de maneira eficiente durante uma viagem corporativa, confira!

O que é gestão de tempo?

Gestão de tempo é uma prática de organização e produtividade, principalmente utilizada no trabalho, mas que pode ser utilizada em vários momentos do nosso dia. Ela tem como objetivo garantir que o seu tempo está sendo utilizado da maneira mais consciente e produtiva possível.

Ou seja, a gestão de tempo permite que você tenha uma visão completa das suas tarefas que precisam ser entregues naquele determinado período (dia, semana, mês), com isso, você consegue definir prioridades e garantir que sua atenção esteja totalmente voltada para essa atividade.

Isso evita distrações e atrasos na entrega, permitindo que você faça uso mais eficiente e proveitoso do seu tempo.

Saiba mais: Conheça as tendências de viagens corporativas para 2023

Qual a importância da gestão de tempo?

Já citamos algumas das vantagens e da importância que a gestão de tempo pode proporcionar na sua vida, porém, vamos falar mais a fundo sobre isso.

Separar vida pessoal e vida profissional

Com a popularização do modelo híbrido e do trabalho remoto, muitos profissionais relataram que encontram mais dificuldades em separar a vida pessoal das atividades profissionais.

Quando você organiza seu tempo de maneira consciente, consegue perceber tarefas desnecessárias, entende as prioridades e realiza as atividades em menos tempo. Isso permitirá que você passe menos tempo nas atividades do trabalho e tenha uma delimitação mais clara entre a vida profissional e a pessoal.

Reduz o estresse

Ao separar melhor seu tempo e deixar mais espaço para você durante o seu dia, é possível reduzir o estresse.

Aumenta a produtividade

Como já falamos anteriormente, uma grande vantagem da gestão de tempo é o aumento da produtividade. Isso acontece porque você tem mais controle sobre o tempo que está gastando, evitando a procrastinação e aumentando o número de atividades realizadas no dia.

Confira: Quais os desafios de uma viagem corporativa de fim de ano?

Como fazer uma boa gestão de tempo em viagens corporativas

Agora que você já entendeu o que é gestão de tempo, vamos falar como implementar essa metodologia durante uma viagem de negócios. Como falamos, durante uma viagem corporativa, o funcionário está à disposição da empresa durante todo o período, por isso, a separação entre descanso e trabalho pode ser muito confusa e complicada de equilibrar.

Qual o objetivo da viagem?

Compreender o objetivo da viagem é essencial por dois motivos:

1) Você consegue ter mais noção sobre o que deve ser feito durante a viagem, assegurando que seu tempo será utilizado da melhor maneira para que esses objetivos sejam alcançados.

2) Permite identificar se essa viagem é realmente necessária. Apesar de as viagens corporativas serem extremamente importantes para as empresas, algumas vezes, podem apenas ser apenas gastos a mais e estresses desnecessários com algo que poderia ser resolvido sem o deslocamento de colaboradores.

Planeje a viagem

O próximo passo para uma boa gestão de tempo é planejar toda a viagem e como você fará para atingir os objetivos dela. Dessa forma, você consegue se preparar para todos os imprevistos e ainda garantir que seu tempo seja melhor aproveitado.

Não trabalhe durante o voo

O deslocamento até a cidade também faz parte da viagem corporativa, mas quando estamos falando de uma viagem de avião, o recomendado é que você não trabalhe durante o voo.

Isso porque o voo causa diversos impactos no nosso corpo, diminui a quantidade de oxigênio no sangue, pode dar tontura, dor de cabeça e fadiga. Somar isso ao estresse do trabalho pode ser muito prejudicial para a saúde.

Use esse momento para recuperar a saúde e descansar um pouco.

Alimentação saudável e atividades físicas

Os exercícios físicos também são importantes. Manter uma rotina de exercícios, a curto prazo, aumenta a sua energia e, a longo prazo, aumenta a quantidade de células cerebrais, além de melhorar o humor. E você não precisa gastar muito tempo na prática de atividade física.

Além disso, é importante manter uma alimentação saudável, mesmo durante os períodos em que estiver viajando a trabalho.

Horário livre

Apesar de você estar viajando em nome da empresa, é importante deixar momentos livres para que você consiga descansar. Você pode fazer pequenas pausas diárias para recuperar a energia.

Conte com uma equipe especializada

Você costuma perder muito tempo antes da viagem corporativa buscando passagens, reservando hotéis ou trocando mensagens com o responsável por estas atividades?

Para fazer a melhor gestão do tempo para viagens corporativas, você pode contar com a ajuda de tecnologias que permitem a automação e a praticidade na hora de fazer as reservas e a gestão de viagens corporativas.

Essa ajuda especializada é capaz de manter a produtividade da viagem, pois ficam responsáveis por agilizar as contratações, enquanto você pode usar este tempo para se dedicar à toda parte produtiva da viagem

Descubra outras plataformas da SAP Concur

Você achou que estamos só em blogs e webinars? Pois bem, estamos também em Podcast! Aproveite e escute o terceiro episódio do SAP Concur Pocket ShowLonge de casa - Bleisure”, com Lucas Amadeu, mais um podcast da família SAP CAST. SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital. Sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios prontos para tirarem suas dúvidas e aprofundar sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.

Nesse episódio vamos falar de uma tendência, o Bleisure, um termo usado para descrever uma viagem de negócios que abre espaço para o lazer.

Com conversas sobre temas e conexões, a missão do SAP Cast é levar você ao centro da revolução tecnológica, através do ponto de vista da empresa líder no segmento de software e empresas. Apresentadores: Leo Lopes, Maximiliano Cunha e Rodrigo Murad. Mande sua sugestão ou comentário pelo email: sapcast@sap.com e participe de nossos debates!

Você pode se interessar: Desenvolvimento ágil: o que ele influencia na empresa

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.

Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.

Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:

  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;

  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;

  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;

  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;

  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;

  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;

  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;

  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;

  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;

  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;

  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.

Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Crescimento e Otimização
Montar uma cultura organizacional fortalecida é um dos maiores desafios atuais. Aprenda como montar com eficiência uma cultura inovadora.
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Se você quer estar por dentro dos 5 passos para conseguir economizar nas viagens corporativas, confira este artigo.
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Os pilares da ESG impactam as atividades dos negócios, a comunidade e também as viagens corporativas. Saiba como.
Continue lendo