Crescimento e Otimização

Como fortalecer a cultura organizacional do seu negócio?

SAP Concur |

Montar uma cultura organizacional fortalecida é um dos maiores desafios atuais. O enfraquecimento dessa prática causa desconexão do ambiente interno de trabalho, falta de bem-estar dos colaboradores e desmotiva o desempenho rotineiro. Nenhuma dessas opções é positiva e, portanto, já fica clara a importância de se atentar para trazer os melhores resultados para o seu negócio alinhando toda a expectativa da empresa com a da equipe.

Quando a cultura institucional tem falhas muito graves, algumas dessas ações são observadas com maior frequência: alto número de demissões, dificuldade de contratação, desacordos quanto à antiga cultura e descentralização das práticas, pois elas não estão alinhadas com todas as unidades.

De acordo com a Pesquisa Global de Cultura Organizacional 2021 quase 70% dos que afirmaram que suas organizações foram capazes de se adaptar no último ano relatam que a cultura tem sido fonte de vantagem competitiva e 67% dos entrevistados disseram que a cultura é mais importante do que a estratégia ou as operações. Nesse mesmo estudo, 73% relataram que a cultura ajudou a impulsionar iniciativas de mudanças com muito sucesso.

Para que você possa encontrar o melhor caminho para montar uma cultura organizacional eficiente, separamos alguns tópicos que te ajudarão a compreender quais decisões tomar. Confira nosso artigo!

Confira: O que é alçada de aprovação nas viagens e despesas corporativas?

O que é cultura organizacional?

Em um ambiente onde existem pessoas, existe, também, uma troca de experiências, interações humanas e essa diversidade nas empresas serve como uma engrenagem para novas ideias. Voltando ao tempo em que a instituição foi criada, e levando em conta que o conceito que demonstra o conjunto de comportamentos, hábitos e condutas da época se tornou obsoleto pela alta velocidade em que os negócios crescem atualmente, não há como continuar com a cultura organizacional do começo da empresa. Um bom exemplo disso é que, com a aceleração de vendas, entregas e organização financeira, a cultura acabou ficando em segundo plano, sendo que, hoje, é um assunto extremamente importante para ambos os lados: instituição e colaboradores. Dessa forma, já que o termo cultura se relaciona com uma junção de pessoas e cada uma delas possui crenças e filosofias diferentes, é natural que com a chegada de tantas pessoas novas ao ambiente corporativo, com ideias inovadoras, ela mude. Obviamente, não há necessidade de jogar fora os valores que fizeram a empresa crescer até aquele momento. O crucial é entender como adicionar as diferentes formas de ver o mundo para otimizar a missão e a visão que ajudaram a construir o caminho até o momento. No tópico abaixo, entenda como criar uma cultura organizacional fortalecida no seu ambiente corporativo. Saiba mais: Como a sua empresa lida com a violação de despesas corporativas?

Como fortalecer a cultura organizacional do seu negócio?

A cultura organizacional é vista como a identidade da empresa. O conjunto de valores que a instituição preza faz muita diferença com os concorrentes e também na fidelização do cliente e do relacionamento com os colaboradores. O primeiro benefício que compreendemos do fortalecimento da cultura organizacional é alcançar os objetivos com maior facilidade e tê-los concisos e alinhados com as decisões tomadas.

Toda mudança começa com pequenos atos que acabam impulsionando muitas outras transformações. No geral, as empresas devem começar investindo na comunicação interna desenvolvendo novas formas de missão, visão e valores, adicionando pautas pertinentes ao momento atual do mundo, pois seu propósito deve estar de acordo com as diversas formas de pensar dos colaboradores. Se a comunicação de dentro do ambiente corporativo não estiver clara, trará prejuízos para todos os setores, como: interrupções no fluxo de processos, dados incorretos e retrabalho.

Depois de ajustar toda a comunicação, chega a hora de pensar nas pesquisas climáticas periódicas. Saber como anda o ambiente de trabalho dos colaboradores e suas visões sobre o que está bom e o que precisa melhorar é uma forma de ter controle sobre o processo, sobre a cultura organizacional e sobre como os profissionais compreendem a missão, a visão e os valores e se o desempenho deles mesmos e dos gestores estão equiparados.

Sabia que é possível conhecer se os futuros colaboradores em um recrutamento e seleção tem o perfil da cultura organizacional da sua empresa? O famoso “fit cultural” está fazendo sucesso nas mais diversas plataformas de RH. Por isso, junte-se ao time de Recursos Humanos e entenda como ousar nas perguntas em uma entrevista para que fique claro se o profissional tem posições muito divergentes daquelas que a empresa prioriza em sua cultura organizacional. Além disso, um estudo sobre o tema Organizational Culture and Employee Retention mostrou que essa combinação de valores e a fácil adaptação à cultura organizacional fizeram os profissionais ficarem, em média, 13 meses a mais no emprego.

O feedback também faz parte dessa inovação na cultura organizacional. Prezando pelo crescimento e pela evolução da equipe, é necessário saber sobre a atuação de cada um individualmente, em time, e deixá-los avaliarem os colegas e, também, os gestores. Dando aos colaboradores a chance de se expressarem, além de aumentar a conexão com a empresa, denota confiança em suas informações para melhorar a instituição como um todo.

Quando a confiança da relação empresa-colaborador está em alta, o profissional se sente mais à vontade para colocar as suas ideias e projetos pessoais em pauta nas reuniões institucionais. Engajar um colaborador que vê a organização investir em programas que tenham vínculo com os seus valores, dá a oportunidade dele ter a iniciativa não só de colaborar com a ideia, mas também gerenciá-la.

Por fim, o desenvolvimento pessoal deve ser uma preocupação constante para fortalecer a cultura organizacional, de maneira que retenha e atraia talentos para a empresa. Quando o colaborador enxerga que a instituição confia e deseja que ele aprenda mais para se especializar e crescer internamente, ele se sente valorizado. Você pode aprimorar a performance e o conhecimento de um profissional oferecendo cursos, workshops, treinamentos e até benefícios por metas.

Leia também: Quais indicadores monitorar em uma gestão de viagens corporativas?

Descubra outras plataformas da SAP Concur

Você achou que estamos só em blogs e webinars? Pois bem, estamos também em Podcast! Aproveite e escute o terceiro episódio do SAP Concur Pocket Show “O novo destino das viagens corporativas”, mais um podcast da família SAP CAST. SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital. Sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios prontos para tirarem suas dúvidas e aprofundar sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.

Com conversas sobre temas e conexões, a missão do SAP Cast é levar você ao centro da revolução tecnológica, através do ponto de vista da empresa líder no segmento de software e empresas. Apresentadores: Leo Lopes, Maximiliano Cunha e Rodrigo Murad. Mande sua sugestão ou comentário pelo email: sapcast@sap.com e participe de nossos debates!

Você pode se interessar: Contas a pagar: aprenda a realizar uma gestão eficiente em 6 passos

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente. Estabelecer e seguir corretamente uma política de reembolso de despesas corporativas é um grande desafio. Entretanto, com a implementação de um software de gestão como o SAP Concur Travel essa missão é mais simples. Esse sistema de gerenciamento permite toda a organização de uma viagem corporativa, desde a emissão de passagens aéreas até o acompanhamento do itinerário. Além disso, por meio da plataforma, é possível receber todas as notas para reembolsos, fazer validações e controles em tempo real.

Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.

Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:

  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;

  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;

  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;

  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;

  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;

  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;

  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;

  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;

  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;

  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;

  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.

Se você está em busca de informações sobre como aumentar a produtividade da equipe, o time de especialistas da SAP Concur está à disposição da sua empresa para esclarecer dúvidas e ajudar no que for necessário. Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Crescimento e Otimização
O tempo é nosso bem mais preciosos, decidir como gastá-lo é uma tarefa muito importante para uma qualidade de vida melhor, confira como fazer a gestão de tempo em viagens
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Se você quer estar por dentro dos 5 passos para conseguir economizar nas viagens corporativas, confira este artigo.
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Os pilares da ESG impactam as atividades dos negócios, a comunidade e também as viagens corporativas. Saiba como.
Continue lendo