Experiência do Colaborador

6 estratégias para a formação de equipes de alto desempenho

SAP Concur |

Uma boa ideia, seja um produto, seja um serviço, não é o suficiente para fazer uma empresa crescer no mercado: os melhores resultados dependem dos colaboradores que estão ao seu lado. Portanto, é fundamental priorizar a formação de equipes de alto desempenho.

Porém, isso envolve mais do que reunir talentos: é preciso criar também um ambiente que incentive as pessoas a trabalharem com foco, clareza, colaboração e autonomia. Essa combinação de fatores potencializa diretamente os resultados da empresa.

Mas como formar a equipe dos sonhos dos gestores? Separamos aqui algumas dicas com esse objetivo e outras questões relevantes sobre o tema. Boa leitura!

Importância da formação de equipes de alto desempenho

Agilidade, precisão e inovação são essenciais para atender às atuais demandas do mercado. Equipes de alta performance entregam resultados acima da média, gerando diferenciais estratégicos para o negócio. Elas são capazes de resolver problemas com rapidez e de forma colaborativa, mantendo o foco em metas claras mesmo quando há mais pressão.

Além dos impactos positivos para os resultados da empresa, investir na montagem dos melhores times traz benefícios em aspectos como:

  • retenção de talentos;
  • gestão de custos;
  • redução de despesas e prejuízos;
  • maior satisfação de clientes internos e externos.

Principais características de uma equipe de alto desempenho

Afinal, o que define um time eficiente e coeso para a empresa? Algumas características vão variar conforme a atividade do negócio, mas as principais delas são:

  • grupo formado por pessoas com altas habilidades em comunicação;
  • priorização da transparência e facilidade na troca de informações;
  • profissionais com papéis bem definidos e autonomia com responsabilidade;
  • capacidade de rápida adaptação;
  • comprometimento coletivo com responsabilidade.

6 estratégias para a formação de equipes de alto desempenho

Contar com uma equipe de alto desempenho vai além da contratação de bons talentos. Após essa fase, também é necessário proporcionar um ambiente propício para que os colaboradores alcancem o máximo da sua potencialidade, tanto individual quanto coletivamente. Confira seis estratégias para adotar no seu negócio!

1. Compreenda as necessidades da equipe

Para a equipe ter alto desempenho, a liderança precisa entender o contexto em que ela está inserida:

  • Qual é a meta do negócio?
  • Que tipo de entrega é esperado?
  • Quais são os principais desafios?
  • O que é preciso mudar para melhorar os resultados?

Fazer esse diagnóstico permite identificar possíveis gargalos de performance, conflitos internos, sobrecargas e lacunas que podem atrapalhar os resultados dos times. A partir disso, fica mais fácil definir prioridades e direcionar recursos corretamente.

Por exemplo, em um setor que gerencia despesas e viagens corporativas, a equipe precisa ser ágil, ter visão analítica, saber lidar com imprevistos e operar com ferramentas digitais. Sem ter clareza nisso, pode ser mais difícil formar o time certo.

2. Determine o propósito que seu time deve seguir

Há um ponto em comum na maioria das equipes de alto desempenho: elas têm um propósito bem definido e compartilhado entre os membros. Não se trata apenas de uma meta numérica, mas de um senso de direção e impacto.

Quando o propósito está claro, em primeiro lugar, as decisões ficam mais bem alinhadas, o engajamento cresce e os colaboradores passam a se ver como parte de algo maior. Essa sensação aumenta a motivação dos profissionais e potencializa o espírito de equipe, além de reduzir conflitos internos.

3. Defina papéis e responsabilidades

Equipes com dificuldade em performar bem são aquelas em que os profissionais não têm clareza sobre quem faz o quê. Assim, é comum acontecerem sobreposições de tarefas, falhas de comunicação e queda na produtividade.

Quando cada pessoa sabe qual é seu papel, é criada uma sinergia no dia a dia. O colega sabe a quem recorrer caso precise de alguma informação, e o fluxo de atividades acontece com maior fluidez.

Mas como fazer isso? O ideal é documentar e revisar as responsabilidades de tempos em tempos. Isso importa, especialmente, em equipes dinâmicas ou que atuam em projetos interdepartamentais.

4. Entenda qual é a cultura organizacional

A cultura da empresa influencia diretamente como as pessoas se comportam, se comunicam e resolvem problemas no ambiente de trabalho. Por isso, invista em entender e melhorar o alinhamento cultural na formação de times de alto desempenho.

Não adianta montar uma equipe ágil e inovadora se o ambiente está voltado para uma hierarquia rígida e com pouca autonomia. Da mesma forma, se a empresa preza a colaboração, equipes muito individualistas podem não se encaixar.

5. Promova um ambiente de colaboração

Colaboração não se limita a realizar tarefas em um mesmo ambiente: é compartilhar conhecimento, apoiar colegas, dar e receber feedbacks. As equipes de alto desempenho têm relações baseadas em confiança mútua e compromisso com o todo, mesmo no trabalho remoto.

O papel da liderança aqui é estratégico: ela deve estimular o diálogo aberto, criar espaços para troca de ideias e remover barreiras que atrapalham a cooperação. Nesse sentido, use a tecnologia a seu favor para facilitar essa integração e manter o time conectado e coeso.

6. Ofereça treinamentos para suas equipes

Investir em capacitação contínua é uma parte essencial para a formação de equipes de alto desempenho. Isso ajuda que os profissionais estejam sempre mais alinhados com as tendências e desafios do momento.

Avaliação do desempenho da equipe

Formar uma boa equipe é o primeiro passo, mas não termina aí. Após esse momento, as lideranças precisam acompanhar o desempenho dos times com consistência e transparência. A avaliação deve ser contínua, baseada em indicadores claros (KPIs) e combinada com feedbacks construtivos. Vale a pena observar, por exemplo:

  • se metas e prazos estão sendo cumpridos;
  • se as entregas estão com a qualidade esperada;
  • se as equipes estão resolvendo os problemas que aparecem;
  • se há um alto nível de colaboração e comunicação;
  • se as pessoas têm se adaptado a mudanças e imprevistos.

Formação de equipe para viagens corporativas

Montar uma equipe para viagens corporativas requer atenção especial. Afinal, elas envolvem planejamento logístico, controle de orçamento, cumprimento de políticas internas e atendimento direto aos colaboradores que viajam.

O ideal é que esse time seja multidisciplinar, com pessoas que dominam tanto o processo operacional quanto a análise estratégica dos dados. Além disso, deve ser capacitado para utilizar as tecnologias específicas, as quais facilitam o monitoramento das despesas, o reembolso automático e o compliance com políticas corporativas.

A formação de equipes de alto desempenho é uma ação estratégica para continuar alcançando resultados positivos para seu negócio. Não se trata de apenas reunir talentos, mas de estruturar também um ambiente onde os colaboradores trabalham com foco em um objetivo comum.

Uma das principais formas de facilitar esse processo é trazer tecnologias mais modernas, como a Inteligência Artificial, para a gestão em viagens corporativas. Quer saber mais sobre esse tema? Baixe nosso e-book e veja como usar a IA para ter vantagem competitiva no seu negócio.

Experiência do Colaborador
Sua empresa pode crescer mais com equipes equilibradas e produtivas! Entenda como alcançar esse objetivo.
Continue lendo
Experiência do Colaborador
Você sabe identificar os sinais de esgotamento no trabalho? Veja como sua empresa pode agir antes que o problema afete os resultados.
Continue lendo
Experiência do Colaborador
O que é o trabalho assíncrono e quais são os benefícios que essa opção oferece para os colaboradores? Leia o post para entender!
Continue lendo