Cultura organizacional inovadora: a importância da resiliência das empresas e dos colaboradores

04/05/2021
Desde o começo da pandemia, em março de 2020, muita coisa mudou. As empresas tiveram que adaptar as suas formas de produção, investir em novas tecnologias e, além disso, aprimorar o relacionamento com os colaboradores. Chegou a hora de pensar em uma cultura organizacional inovadora, para engajar os funcionários e promover o bem-estar dentro do ambiente de trabalho, ainda mais em momentis difíceis. 
 
São tempos desafiadores de estresse, incerteza e insegurança. Por isso, adotar uma cultura organizacional focada na resiliência é uma forma de preparar seus colaboradores (e a própria empresa) para o futuro. Inclusive, esse tipo de atitude é capaz de criar estratégias mais assertivas, capazes de antecipar, reagir e prever crises. Ao longo deste artigo, saiba mais sobre a cultura organizacional inovadora e a importância da resiliência das empresas e dos colaboradores. Acompanhe a leitura!
 

O que é ser uma empresa resiliente?

A palavra “resiliência” vem da Física e refere-se à capacidade do material retornar ao seu estado original após receber uma pressão. Podemos pensar, por exemplo, em uma mola. No caso dos seres humanos, o conceito é uma analogia às competências que os indivíduos têm para enfrentar situações adversas, sem se desconfigurar.
 
Sendo assim, uma empresa resiliente nada mais é que um negócio que sabe enfrentar e suportar a pressão, especialmente em tempos de crise. Assim, o negócio desenvolve mecanismos para reagir e voltar ao estado natural, garantindo a continuidade do funcionamento, sem perder a sua essência, como é o caso da cultura organizacional inovadora.

 

Conheça as 3 qualidades da cultura organizacional inovadora

Ao que percebemos, a empresa resiliente é aquela que adota a inovação, não só em termos técnicos, mas também comportamentais. Por isso, é importante conhecer as três qualidades da cultura organizacional inovadora. São elas:
  • O aprendizado de forma contínua, com análise e reflexão sobre os impactos das decisões corporativas e os processos da empresa, bem como a capacidade de criar relacionamento mutuamente benéficos com colaboradores e stakeholders;
  • A segurança psicológica, ou seja, a extinção da cultura do medo nas empresas (medo de ser demitido, por exemplo), permitindo que os colaboradores estejam em um local seguro e se sintam livres para contribuir com seus times, serem criativos, motivados e longe de represálias hierárquicas;
  • O propósito, que é a capacidade de sentir e responder continuamente ao ambiente externo, tendo um objetivo em comum de todos os colaboradores.
Compreender essas características é o primeiro passo para adotar, de fato, a cultura organizacional na sua empresa.
 

Como desenvolver a resiliência na cultura organizacional inovadora?

Para desenvolver a resiliência como parte da cultura organizacional inovadora da sua empresa, é preciso adotar algumas práticas, como:
  • Identificar as vulnerabilidades do seu negócio;
  • Capacitar líderes com foco na resiliência;
  • Adotar pensamentos além da crise;
  • Ter ações voltadas à transformação rápida;
  • Investir na realocação de recursos;
  • Adaptar operações e fluxos produtivos;
  • Utilizar ferramentas e tecnologias ao seu favor.
Além disso, vale a pena investir em ações que estimulem a pluralidade e a diversidade no ambiente de trabalho. É uma forma de abrir novas oportunidades e integrar a cultura organizacional inovadora às transformações sociais e de mercado.
 

A SAP Concur te ajuda na adoção da cultura organizacional inovadora

A SAP Concur pode ajudar sua empresa nessa jornada rumo a uma nova cultura. Por meio de um sistema de gestão de viagens e despesas corporativas inovador, você consegue automatizar tarefas, ter maior controle dos gastos, maior visibilidade financeira e contribuir com um ambiente de trabalho muito mais integrado e colaborativo. Com o SAP Concur Expense, você tem um sistema completo, com inteligência artificial e relatórios detalhados, simplificando processos exaustivos e repetitivos. 
 
Entre em contato agora mesmo e conheça as nossas funcionalidades para a sua nova cultura organizacional inovadora.