Sustentabilidade empresarial: como tomar melhores decisões nas viagens

17/03/2021

O tema sustentabilidade empresarial já tinha grande relevância no mundo corporativo muito antes da pandemia do novo coronavírus. No entanto, com a grave crise econômica e social causada pela disseminação da Covid-19 pelo mundo, o termo ganhou ainda mais importância para a própria sobrevivência das companhias e o movimento ESG (Environmental, Social e Governance) se mostrou ainda mais forte junto aos negócios.
 
Vale destacar que todas as áreas das empresas estão diretamente ligadas à sustentabilidade empresarial. Mas, neste artigo, vamos focar no contexto das viagens corporativas e como elas podem se tornar ainda mais sustentáveis neste novo cenário mundial.
 

Como a tomada de decisão ajuda na sustentabilidade empresarial

Para que as viagens corporativas alcancem a sustentabilidade empresarial, é necessário garantir que os gestores e os funcionários tomem as melhores decisões possíveis. Para isso, é preciso que a equipe esteja com dados e informações relevantes sempre à mão para serem utilizados. Ter acesso a informações em tempo real é fundamental para que as melhores decisões sejam tomadas com rapidez e agilidade.

Cultura organizacional x sustentabilidade

A cultura da sustentabilidade empresarial de uma companhia precisa nascer e ganhar força dentro da própria equipe. Segundo pesquisa do SAP Concur sobre viagens corporativas sustentáveis, 39% dos colaboradores afirmaram que a sustentabilidade das viagens nunca foi tema de análise. Para outros 46% dos viajantes corporativos, não havia informações necessárias para escolher entre diferentes opções, avaliando a sustentabilidade.
 
Ou seja, mesmo existindo uma preocupação com as questões climáticas e seu impacto no mundo, os funcionários não tinham uma visão geral da sustentabilidade empresarial nas viagens corporativas. Neste aspecto, o departamento de recursos humanos da empresa é o grande responsável por transformar esta realidade e trabalhar a conscientização dos colaboradores quanto ao tema.
 

Como promover uma tomada de decisão mais sustentável

Diversos fatores estão ligados à tomada de decisões por parte dos profissionais. Veja abaixo os principais aspectos que devem ser levados em consideração:
 
Opção sustentável: as empresas precisam mostrar quais são as escolhas mais sustentáveis para que os funcionários entendam a diferença e façam a melhor opção durante a viagem corporativa.
Facilidade na viagem e no deslocamento: os colaboradores têm que buscar a viagem que seja mais fácil e conveniente naquele momento, o que contribui para a sustentabilidade empresarial.
Conquista dos objetivos: ao escolher a opção mais sustentável não se pode esquecer do principal objetivo da viagem: fazer negócios. Isto é, a tomada de decisão deve levar em conta tanto a meta final da viagem como a sustentabilidade.
Uso de dados: como vimos, os profissionais ainda enfrentam certas dificuldades na tomada de decisões por escolhas mais sustentáveis por ausência de informações a respeito das suas atividades. Ou seja, é preciso investir em formas de disponibilizar todos os dados necessários para a equipe.
Controle de custos: com bom planejamento, apoio da tecnologia e conhecimento prévio da sustentabilidade empresarial, é possível que o colaborador ajude não apenas na questão ambiental, mas também na redução de custos para a empresa.

Como o SAP Concur pode ajudar?

O SAP Concur oferece um sistema robusto de gestão de viagens e despesas corporativas, que integra processos em uma só plataforma e disponibiliza a visualização de reservas e detalhes de despesas em uma única ferramenta. Para quem está em busca de sustentabilidade empresarial, o SAP Concur Travel Expense é uma solução que possui, de ponta a ponta, a capacidade de educar, sugerir melhores escolhas e mensurar dados. Para conhecer melhor o sistema e saber mais, entre em contato com o nosso time de especialistas.