4 dicas sobre sustentabilidade na gestão de viagens corporativas

25/02/2021

Atualmente, a gestão de viagens corporativas precisa incluir em sua política ações de sustentabilidade para a retomada dos deslocamentos de negócios, de acordo com a tendência e a responsabilidade de diminuir os impactos causados pelas empresas ao meio ambiente. Nesse sentido, é importante apontar que após um início de 2020 ruim, por conta da crise, o setor apresentou retomada e, segundo a Abracorp, as viagens corporativas domésticas registraram crescimento de 67% nas vendas no terceiro trimestre de 2020. Já os deslocamentos internacionais obtiveram 54% de aumento no mesmo período.
 
Já no âmbito da sustentabilidade, de acordo com levantamento da Deloitte, 14% das organizações entrevistadas pretendem implementar relatórios de sustentabilidade, 14% desejam colocar em prática indicadores de gerenciamento de impacto ambiental e 16% pretendem utilizar essas métricas para decisões estratégicas de liderança. Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com as principais dicas sobre sustentabilidade na gestão de viagens corporativas. Saiba mais!
 
Conheça as principais dicas sobre sustentabilidade na gestão de viagens corporativas
 
1. Reestruture a política de viagens com foco em sustentabilidade
O primeiro passo para incluir a sustentabilidade na gestão de viagens corporativas é reestruturar a política desses deslocamentos com ações que diminuam o impacto causado no meio ambiente.
Para isso, é preciso pensar em algumas ações, como:
  • Trocar viagens que não sejam extremamente necessárias por videoconferências
  • Em viagens imprescindíveis, utilizar rotas mais curtas e que causem menor impacto ao meio ambiente
  • Utilizar aplicativos de transporte compartilhado
  • Escolher fornecedores, como hotéis e empresas aéreas com a mesma preocupação ambiental
2. Engaje os colaboradores
Engajar os colaboradores é parte fundamental do processo de gestão de viagens corporativas com foco no meio ambiente.
Nesta etapa, é necessário estruturar treinamentos, workshops e comunicados internos para instruir gestores, diretores, lideranças e demais colaboradores para que incluam as novas práticas sobre sustentabilidade em suas rotinas de trabalho.
 
3. Tenha fornecedores com políticas sólidas de preservação do meio ambiente
Para que toda a cadeia tenha o mesmo objetivo, é importante contar com fornecedores que também tenham políticas sólidas de cuidados com o meio ambiente. Por isso, revise os contratos, entre em contato com os parceiros e trabalhe apenas com as empresas que tenham ações sustentáveis. Neste ponto, de acordo com pesquisa da Tetra Pak, nos últimos 6 anos, o número de consumidores que optam conscientemente por evitar marcas ou itens específicos por conta de preocupações ambientais subiu 26%.
 
4. Invista na tecnologia
Por fim, investir em tecnologia, como um sistema de gestão de viagens corporativas, por exemplo, também é importante e contribui para diminuir a emissão de carbono. Segundo estudo da Accenture, ao adotarem soluções em nuvem, organizações com até 100 funcionários podem reduzir até 90% da emissão de carbono. Enquanto nas grandes empresas, a economia é de aproximadamente 30%.
Isso acontece devido a substituição dos servidores físicos, que precisam ficar ligados durante 24h por dia, consumindo energia elétrica e gerando uma demanda maior de carbono, pelos sistemas em nuvem.
 
Conte com a SAP Concur
 
Para investir em tecnologia com o objetivo de realizar a gestão de viagens corporativas de maneira mais sustentável, é importante contar com uma empresa que também tenha uma política de ações ambientais, além de disponibilizar uma plataforma completa, sólida e de confiança. Por isso, o SAP Concur Travel Expense é um sistema robusto que integra os processos de Travel & Expense em um só lugar e disponibiliza a visualização de reservas de viagens corporativas e detalhes de despesas corporativas em uma única plataforma.
 
Além disso, o SAP Concur Travel Expense é a única solução que possui, de ponta a ponta, a capacidade de educar, sugerir melhores escolhas, mensurar dados e ajudar a sua empresa a ser mais sustentável. Nesse sentido, a SAP Concur também desenvolveu um ebook completo e gratuito “Guia rápido de viagens corporativas sustentáveis - Boas práticas e tendências”, sobre o atual cenário do mercado e dicas para implementar práticas sustentáveis na gestão das viagens corporativas.
 
Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Travel Expense pode auxiliar sua empresa!