Confira as principais tendências para a retomada das viagens corporativas

01/09/2020

Por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, as empresas tiveram que diminuir suas viagens corporativas por meio de seus executivos. Para se ter ideia, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, o setor apresentou queda de 18,1% no primeiro trimestre de 2020 por conta dos desdobramentos da COVID-19.

No entanto, as organizações já desenvolvem suas estratégias de operação para a retomada das viagens corporativas pós-crise de maneira que garantam a saúde dos colaboradores e a continuidade de negócios. Nesse sentido, de acordo com pesquisa encomendada pela SAP Concur, 45% dos executivos disseram que a partir de agora a viagem em si é a etapa mais estressante das viagens de negócios.

Além disso, 52% esperam que o número de negócios ou contratos que exijam interações presenciais sejam reduzidos para diminuir o número de viagens corporativas. Diante deste cenário, preparamos as principais tendências para viagens de negócios pós-coronavírus. Confira

Leia mais: Viagens corporativas: como se preparar para o ‘novo normal’ pós-pandemia

Conheça as principais tendências para a retomada das viagens corporativas

Novo protocolo para fornecedores

Uma das principais tendências para a retomada das viagens corporativas é a verificação junto aos fornecedores sobre as novas práticas de segurança com relação a padrões de limpeza, desinfecção e higienização. Desta maneira, as empresas garantem maior segurança aos executivos na retomada de suas viagens de negócios.

Procedimentos extra para aprovação das viagens de negócios

Os novos protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus irão fazer com que todos os custos de viagens corporativas aumentem. Desta maneira, as organizações vão incluir em seus planejamentos novos procedimentos para aprovação de viagens corporativas, de maneira que só os deslocamentos realmente essenciais para a operação das empresas irão ser aprovados.

Cuidado com a saúde dos colaboradores

Uma das principais preocupações das empresas na retomada das viagens corporativas é com a saúde de seus executivos. Nesse sentido, de acordo com a pesquisa encomendada pela SAP Concur, 65% dos executivos mostraram-se preocupados e disseram que saúde e segurança pessoal devem ser os principais pontos de atenção para a retomada das viagens corporativas.

Por isso, as empresas precisam se preparar para os diferentes protocolos de segurança que podem ser adotados pelos destinos, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e até testagem para coronavírus.

Reuniões em formato híbrido

A partir de agora, a tecnologia terá papel ainda mais importante nas empresas, já que muitas reuniões vão deixar de ser presenciais e serão realizadas por meio de aplicativos. Desta maneira, as empresas precisam planejar um modelo híbrido em que apenas os encontros essenciais sejam realizados presencialmente e os outros sejam online para evitar expor os colaboradores nas viagens corporativas.

Kit de boas-vindas

As empresas, que muitas vezes preparam kits de boas-vindas com materiais de trabalho e itens de higiene pessoal, por exemplo, agora também devem incluir máscaras, luvas, álcool gel e o que mais for necessário para garantir a segurança dos profissionais nas viagens corporativas.

Investimento em tecnologia

A tecnologia que já era fundamental para a competitividade de negócios, agora tornou-se ainda mais importante para a continuidade de operação e segurança dos colaboradores de uma empresa. Por isso, além do investimento em soluções para garantir a retomada das viagens corporativas em segurança, também é preciso implementar uma solução de despesas empresariais iniciadas pelos colaboradores.

Desta maneira, sua empresa mensura todos os gastos em tempo real e tem o panorama completo dos custos das viagens de negócios a partir de agora.

Leia também: Como se preparar para o futuro das viagens corporativas e a importância do dever de diligência?

Conheça o SAP Concur Travel Expense

Nesse caso, para garantir a retomada das viagens corporativas é preciso ter uma ferramenta sólida e que realmente promova benefícios a sua empresa. Por isso, o SAP Concur Travel Expense é uma ferramenta completa que integra os processos de Travel & Expense em um só lugar e disponibiliza a visualização de reservas e detalhes de gastos na mesma plataforma.

As empresas que escolhem o SAP Concur Travel Expense têm os seguintes benefícios:

  • Tome decisões mais inteligentes e baseadas em dados com uma visão macro dos gastos

  • Sinalize violações de conformidade de política automaticamente

  • Economize tempo lançando dados de reservas em relatórios de despesas automaticamente

  • Simplifique orçamentos, preveja gastos com mais precisão e melhore a negociação com fornecedores

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Travel Expense pode auxiliar sua empresa na retomada das viagens corporativas e gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores!