Dever de diligência: como o “Duty of Care” impacta a política de viagens corporativas?

19/05/2020

A crise do novo Coronavírus obrigou diversas empresas a implementarem ações emergentes para revisão da política de viagens, de modo a adotarem estratégias que possam garantir a segurança dos funcionários, como é o caso do dever de diligência. Para se ter uma ideia, informações de um levantamento realizado pela SAP nos revelam que 43% da organizações não possuem recursos definidos para auxiliar os trabalhadores em casos de emergências. Na prática, o duty of care consiste em um termo usado mundialmente e diz respeito às responsabilidades legais de uma corporação em relação aos seus colaboradores durante ou em decorrência do trabalho. 

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Nesse sentido, é uma iniciativa que tem como principal objetivo preservar os funcionários de uma organização e prestar os devido auxílios em casos emergenciais, como acidentes, possíveis catástrofes naturais, atrasos, cancelamentos e outras situações atípicas.

Com o objetivo de te ajudar a compreender todos os benefícios do dever de diligência e quais as ações para ajustar a política de viagens após a pandemia, elaboramos um conteúdo completo, confira.

Entenda quais os benefícios do dever de diligência

A vantagem mais expressiva do duty of care, sem dúvidas, é a diminuição da taxa de turnover (rotatividade de funcionários) e, consequentemente, aumento da retenção de talentos. Isso ocorre porque uma política interna muito bem definida fornece um ambiente mais agradável aos colaboradores, desencadeando um time muito mais engajado e motivado.

Como também, é possível minimizar problemas, prever cenários negativos e aumentar a visibilidade da empresa frente ao mercado, visto que de acordo com a GTBA, 66% dos respondentes consideram a política de viagens importante ao procurarem um novo emprego.

Boas práticas para ajuste da política de viagens sob ótica do “duty of care”

Para ajustar as normas de deslocamentos corporativos à ótica do dever de diligência, é fundamental seguir algumas boas práticas. Listamos as principais abaixo: 

Defina alguns passos mínimos de segurança

É comum que as políticas de viagens contenham diretrizes básicas para a compra de passagens, agendamentos e outras ações comuns. Entretanto, é de suma importância indicar algumas estratégias mínimas de segurança, como a definição de seguros, requisitos para acomodação, reservas financeiras e negociações apenas com parceiros devidamente homologados.

Centralize todas as informações relacionadas aos deslocamentos

Outra ação elementar para a implementação do duty of care é a centralização de todas as informações dos colaboradores em deslocamentos. Imagine, por exemplo, uma planilha com o nome e telefone dos funcionários, outro documento com o destino e as informações de hospedagem e, ainda, um sistema diferente com dados sobre as passagens aéreas. Além de abrirem espaço para erros de processos, diferentes ferramentas podem comprometer a segurança dos colaboradores. Por isso, é fundamental reunir todos os informes dos funcionários em um só lugar, de modo a facilitar consultas e o acompanhamento. 

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Tenha um plano de ação claro

O plano de ação consiste em uma estratégia paliativa para minimizar efeitos em uma situação de emergência. Nesse sentido, é imprescindível que a política de viagens da sua organização considere possíveis cenários de riscos e levante ações para preservar a segurança do colaborador. Para isso, pode-se colher um feedback dos próprios funcionários em campo, visando entender os problemas mais comuns que enfrentam. A partir dessas informações, alinhar medidas preventivas. 

Por exemplo: o que a sua empresa pode fazer caso o voo de um colaborador seja cancelado? Ou, ainda, em situações de erros na reserva, doenças ou acidentes?

Invista em tecnologia

Por fim, a tecnologia é uma das engrenagens essenciais na implementação e funcionamento da política de viagens sob a ótica do dever de diligência. É primordial contar com informações rápidas, atualizadas e verdadeiras a respeito dos fluxos da organização. Nesse sentido, o SAP Concur Travel é a ferramenta mais inovadora do mercado. De maneira geral, é possível organizar totalmente os deslocamentos dos colaboradores e visualizar os dados em tempo real, viabilizando tomadas de decisões mais estratégicas.

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