O T que falta no ESG: A tecnologia a favor da sustentabilidade corporativa

09/08/2021

Muito se fala sobre o ESG e as práticas de sustentabilidade corporativa voltadas para os fatores ambientais, sociais e de governança. Mas sabia que a tecnologia é uma peça indispensável neste cenário e já é considerada a letra que está faltando nessa sigla?
 
Pois é, a tecnologia ganhou papel central nas discussões e nas execuções das estratégias de ESG. Assim, com as diversas soluções inovadoras disponíveis no mercado, as empresas podem implementar as ferramentas adequadas de acordo com cada negócio para construir um futuro baseado em sustentabilidade.
 
Por isso, neste artigo, vamos mostrar como os sistemas tecnológicos e inovações podem contribuir em termos de sustentabilidade corporativa e desenvolvimento sustentável.

Qual a relação entre tecnologia e desenvolvimento sustentável?

Antes de mais nada, vale lembrar que a sustentabilidade se concentra no uso consciente e saudável dos recursos ambientais, levando em consideração o cuidado com a natureza. Em outras palavras, as empresas precisam encontrar o equilíbrio adequado para serem ecologicamente corretas na execução de suas atividades.
 
Neste sentido, as tecnologias são aliadas poderosas, já que colaboram com essa nova forma de pensar, agir e ter responsabilidade com o meio ambiente. Com isso, são ferramentas capazes de promover o desenvolvimento sustentável. Portanto, aliando tecnologia e sustentabilidade, os líderes de negócios conseguem garantir diversos benefícios como:
  • Melhor imagem da marca;
  • Minimização de impactos ambientais;
  • Eliminação do uso de papel;
  • Redução de custos;
  • Infraestrutura de TI mais eficiente;
  • Maior competitividade.
Veja também nossa sequência de textos sobre cada uma das siglas de ESG:

Como a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento sustentável?

De forma resumida, as inovações e soluções tecnológicas podem ser aplicadas em diversos momentos e situações nas empresas para alcançar o desenvolvimento sustentável. Entre elas, podemos destacar:

Modernização da infraestrutura de TI

Em primeiro lugar, pode-se falar da simples e pura substituição de equipamentos e infraestrutura de TI por outros mais modernos e atuais. Assim, é possível contar com equipamentos mais eficientes, com menor consumo de energia elétrica.

Tecnologia na geração de energia limpa e renovável

Sabemos bem do alto custo da conta de energia elétrica. Por isso, investir em novas tecnologias para geração de energia solar e eólica é fundamental para atuar em conformidade com a preocupação ambiental, garantindo a produção de energia que não cause poluição. Além do que, obviamente, essa mudança também traz economia.

Digitalização das empresas

A digitalização e a transformação digital das empresas, impulsionadas pelas necessidades latentes em decorrência da pandemia do coronavírus, também vêm ao encontro do desenvolvimento sustentável. Isso porque a adoção das novas ferramentas ajuda a otimizar os processos, melhorar as entregas e facilitar a integração entre equipes e sistemas. O que contribui diretamente com o atendimento às necessidades de sustentabilidade.
 
Afinal, se torna possível desenvolver serviços e produtos sem gerar custos extras ou impactos para o meio ambiente.
 

Uso de soluções na nuvem

Uma das principais soluções associadas à transformação digital é a nuvem, já que, a partir dela, é possível trabalhar com diversos serviços diretamente online, usando uma menor capacidade de armazenamento físico em data centers, por exemplo.
 
Imagine só fazer toda a gestão de processos e operações de uma empresa, envolvendo desde as finanças, custos, estoque, clientes e despesas corporativas, até marketing, RH e TI, de modo digital no computador ou até no celular. É grande a economia gerada, fortalecendo o desenvolvimento sustentável.
 
Além disso, também se evita a guarda de papéis e documentos físicos com tudo armazenado na nuvem.
 

Investimento em automação

Outra tecnologia essencial em tempos de digitalização é a automação de processos, que permite eliminar trabalhos repetitivos e burocráticos, automatizando tarefas que antes eram realizadas manualmente e geravam grande consumo de papel, demora e perdas no meio do caminho.

Internet das Coisas

Entre as suas diversas aplicações, a Internet das Coisas conta com a coleta e o monitoramento de dados a partir da comunicação entre dispositivos. Assim, é possível promover a integração de informações a fim de melhorar a eficiência e qualidade dos serviços prestados.
 
Do mesmo modo, pode-se mostrar como reduzir possíveis efeitos negativos de alguma atividade para o meio ambiente, como na emissão de gases poluentes.

Blockchain

O blockchain tem uma importância muito grande para o desenvolvimento sustentável dentro do ESG. Por meio da solução, é possível rastrear a cadeia de produção e fornecedores para verificar as condições de trabalho de todos os colaboradores envolvidos nos processos.
 
Portanto, fica claro que todas essas tecnologias, inovações e a digitalização se conectam diretamente com as metas do ESG, cuidando do meio ambiente, ajudando a responsabilidade social e apoiando as práticas de governança.

Conte com uma ferramenta de gestão de despesas e viagens na sua empresa

Para apoiar a sua empresa no desenvolvimento sustentável, a SAP Concur disponibiliza uma solução inovadora para a gestão de viagens corporativas e despesas iniciadas pelos colaboradores, o SAP Concur Travel & Expense.
Por meio da ferramenta, você garante a automação de processos, o armazenamento de arquivos na nuvem e uma plataforma com fácil acesso em aplicação web ou pelo celular.
 
A tecnologia ainda conta com geração de relatórios e análise de dados para ajudar os negócios, com:
  • Decisões mais inteligentes e baseadas em dados a partir de uma visibilidade ampla de despesas corporativas;
  • Alertas de violações de conformidade de política automaticamente.
Além disso, a solução pode ser aplicada para tornar as viagens mais sustentáveis, com:
  • Checagem de voos que emitem menos carbono;
  • Hospedagens em hotéis ecofriendly;
  • Possibilidade de troca de voos por automóveis;
  • Práticas e tendências sustentáveis para gestão de despesas.
Quer saber mais sobre o SAP Concur Travel & Expense? Entre em contato conosco agora mesmo!