Como as práticas ESG geram valor para as empresas: veja 5 benefícios!

14/06/2021
As práticas ESG (Environmental, Social and Governance), ou ASG, sigla que significa “ambiental, social e governança”, em tradução livre, tornaram-se muito populares nos últimos anos.
 
Afinal de contas, é preciso pensar em ações sustentáveis, isto é, que ajudem na promoção do desenvolvimento das organizações, mas mantendo a preservação dos recursos, assim como em medidas sociais e de governança para auxiliar a sociedade como um todo e evitar fraudes e corrupções nos negócios. À primeira vista, você pode pensar que as práticas ESG têm um custo maior e geram menos resultados. Porém, ao olhar para o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), irá perceber que essas ações tiveram uma alta de 257% desde o final de 2005 - principalmente, diante de cenários de crise.
 
Saiba como as práticas ESG geram valor para as empresas e descubra os 5 benefícios de investir em ações que prezam por questões ambientais, sociais e de governança. 
 

O que são práticas ESG e como elas funcionam?

A adoção de práticas ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações corporativas entre investidores e empresas. Afinal de contas, hoje em dia, as ações associadas à sustentabilidade e à preocupação social são consideradas como parte da estratégia financeira de muitas organizações.
 
Sendo assim, as práticas ESG são vistas como métricas para nortear as empresas, diante de investimentos considerados importantes na atualidade. Por exemplo, o controle da emissão de carbonos, a gestão inteligente de resíduos, a aplicação dos direitos trabalhistas e a inclusão dos trabalhadores. Tudo isso ganha ainda mais força, especialmente quando estamos tratando de acionistas. Isso significa que os investidores estão interessados em apostar nas empresas que adotam as práticas ESG, pois compreendem que essas organizações estão preocupadas com o futuro, bem como com assuntos relativos à responsabilidade com o meio ambiente, empatia, diversidade e crescimento sustentável.
 
Para termos uma noção, a McKinsey aponta que a execução eficaz do ESG é capaz de combater o aumento das despesas, elevando os lucros operacionais em até 60%.
 
O relatório da Ace Startups mostrou que, no Brasil, 46% dos empreendedores e colaboradores de grandes companhias afirmaram que já adotam programas ambientais, sociais e de governança no local onde trabalham, ao passo que 92% das pessoas acreditam que o conceito irá impactar o conceito futuro dos seus negócios.
 

Quais são os 5 benefícios das práticas ESG?

Diante dessa realidade, as práticas ESG são vistas como fundamentais para os negócios que buscam crescimento, tanto em termos de visibilidade de mercado quanto para melhorar a relação com acionistas e investidores. Entre os cinco principais benefícios das práticas ESG, destacam-se:
  1. Melhora a gestão de risco das organizações;
  2. Abraça as ações de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente;
  3. Promove o engajamento das equipes, investidores, clientes e mercado;
  4. Melhora os padrões de trabalho para dar seguimento às práticas ESG;
  5. Aumenta o desempenho financeiro, direcionando custos e reduzindo gastos.
Ou seja, engana-se quem pensa que as práticas ESG são dispendiosas e vão afastar o seu negócio do mercado. Ao contrário disso, elas são cada vez mais essenciais para as empresas que buscam se destacar e obter reconhecimento.
 

A SAP Concur apóia práticas ESG nas empresas

A SAP Concur pode te ajudar na adoção de práticas ESG no seu negócio. Através de uma plataforma completa e intuitiva, que facilita o gerenciamento do seu negócio, é possível alcançar caminhos que visam a proteção do meio ambiente, ao lado do desenvolvimento sustentável e com mitigação de riscos.
 
Como solução, oferecemos a SAP Concur Expense, que irá te ajudar na automação de processos, para que você tenha muito mais praticidade na gestão de despesas, aprovação de reembolsos, visibilidade financeira e adoção de políticas sustentáveis no seu negócio.
 
 

Tags:

Tecnologia