Conheça os principais critérios para empresas ecologicamente corretas

08/04/2021
Nos últimos anos, o conceito de empresas ecologicamente corretas vem ganhando cada vez mais notoriedade. Isso porque os consumidores estão mais conscientes e buscam companhias que agregam valor e propósito aos produtos comercializados.
 
Na busca pelo desenvolvimento sustentável, a sociedade conta com essas empresas ecologicamente corretas, já que são estes os negócios que gerarão renda para as futuras gerações.
Entender o que são as empresas ecologicamente corretas e quais os critérios adotados por elas é fundamental para os gestores que querem ampliar sua participação em um modelo sustentável de negócio.

O que é o ecologicamente correto?

A definição de empresas ecologicamente corretas está ligada à capacidade de contribuir com o desenvolvimento da sociedade a longo prazo, conservar e preservar o meio ambiente e adotar práticas responsáveis na gestão e direção do negócio.
 
Além de se preocupar com a questão ambiental, a empresa precisa criar um modelo de negócio que sustente por muitos anos, unindo os três pilares básicos da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.
 
Atuar de forma justa e transparente também deve ser um critério estabelecido na empresa, além de buscar atender ao interesse de todos os públicos como sócios, acionistas, parceiros, colaboradores, consumidores e a própria comunidade ao redor.

Colocando em prática e indo além da teoria

Como dito anteriormente, as empresas ecologicamente corretas estão em destaque e muitas companhias têm adotado o discurso. No entanto, não basta apenas utilizar boas práticas de produção e desenvolvimento de serviços.
 
É preciso também que o consumidor perceba quais as atitudes tomadas para fazer bem ao meio ambiente. Inclusive, é possível valorizar os seus produtos e serviços em detrimento dos demais concorrentes.
 
De acordo com uma pesquisa realizada pela Union + Webster, publicada em 2019 pela Agência Fiep, 70% dos entrevistados afirmaram que não se importam em pagar um pouco a mais para ter produtos de marcas sustentáveis.
 
Já segundo a consultoria Euromonitor, com base em dados de 2019, 20% dos brasileiros se consideram “ecofriendly”, ou seja, compram de marcas que cumprem compromissos contra as mudanças climáticas, defendem o comércio justo e cadeias de produção sustentáveis.
 

Critérios para definição de empresas ecologicamente corretas

Ao aderir às ideias ecologicamente corretas, as empresas só tendem a ganhar. Entre as inúmeras vantagens estão: reduzir custos, aumentar vendas, melhorar a imagem perante a opinião pública, ter certificado ambiental, cumprir com as normas vigentes, entre outras.
 
Há também a norma ISO 14001 que rege o sistema de gestão ambiental mais utilizado no mundo. Ela fornece padrões e procedimentos que devem ser seguidos nas operações das empresas para se manter em conformidade com as melhores práticas ambientais em vigor no mundo.
 
Então, para conhecer as empresas ecologicamente corretas, é preciso avaliar alguns critérios, como:
 
Recursos naturais: A empresa precisa fazer o uso racional e eficiente dos recursos naturais e ambientais (água, luz) em todos os processos relacionados a sua cadeia de produção.
 
Energias renováveis: É necessário adotar políticas de utilização de energias limpas e renováveis, como solar e eólica.
 
Relações justas: Garantir relações justas e transparentes com fornecedores, parceiros e colaboradores é fundamental para empresas ecologicamente corretas.
 
Transparência: Deve-se atuar para priorizar ações e procedimentos éticos nas relações entre todos os públicos.
 
Inclusão: Outro requisito é promover e desenvolver políticas que proporcionem um quadro de colaboradores o mais diverso possível.
 
Satisfação dos clientes: Um dos principais objetivos de empresas ecologicamente corretas é trabalhar para criar uma experiência do cliente satisfatória e inovadora, apoiada por práticas ambientais.
 
Tecnologia: Investir em tecnologia é primordial para minimizar os impactos ambientais causados pelas ações da empresa.

Como a SAP Concur pode ajudar?

A SAP Concur é uma plataforma que facilita o dia a dia das empresas e proporciona caminhos para alcançar o tão sonhado posto de ecologicamente correto.
 
Por meio do SAP Concur Expense, é possível promover automação de processos, ter acesso por qualquer dispositivo móvel e inteligência de dados, para gerar análises detalhadas dos custos. Para saber mais sobre as soluções oferecidas pela SAP Concur, entre em contato com o nosso time de especialistas.