Como as práticas sustentáveis impactam o gerenciamento de custos nas empresas

03/12/2020

O tema sustentabilidade não é novo no radar das empresas, mas vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente no atual contexto da pandemia do novo coronavírus. Para entender melhor como as práticas sustentáveis podem impactar o gerenciamento de custos de um negócio, antes é preciso compreender o que é sustentabilidade. A sustentabilidade está ligada a três pilares básicos: social, ambiental e econômico. Estes três aspectos precisam ser trabalhados em conjunto e fomentados para que a empresa alcance inúmeros benefícios, entre eles uma melhor imagem junto à sociedade e a minimização de custos. No caso da sustentabilidade empresarial, é possível criar estratégias e pequenas ações práticas que vão influenciar positivamente na gestão do negócio, principalmente quando o tema for gerenciamento de custos.

Leia também: Conheça a importância da tecnologia de gestão financeira para a sustentabilidade corporativa

Práticas mais comuns nas empresas

Para entender o efeito da sustentabilidade no gerenciamento de custos, é preciso avaliar quais são as práticas sustentáveis mais comuns nas empresas. De acordo com uma pesquisa da Grant Thornton, realizada com 300 empresas no Brasil, a melhoria da eficiência energética e a gestão de resíduos são as práticas mais usuais pelas organizações com 48% das respondentes. Já no âmbito da responsabilidade social, a gestão de custos ocupa a segunda colocação com 80%, atrás apenas do o senso de moralidade e de ajuda ao próximo e meio ambiente que somou 83%.

Leia mais: Gestão inteligente: saiba como os sistemas em nuvem contribuem para sustentabilidade

Conheça algumas ações rápidas que podem ser realizadas

Entre as muitas ações práticas que podem ser desenvolvidas nas empresas, algumas são simples e rápidas de serem implantadas como:

Desperdício de água: verifique se o hidrômetro não tem variação 2 horas após fechá-lo. Caso haja alteração, há vazamento de água.

Eficiência energética: substituta as lâmpadas por outras de menor consumo e veja se todos os aparelhos da empresa estão sendo usados de maneira correta.

Gerenciamento de resíduos sólidos: identifique qual área da empresa gera mais resíduo e atue para conscientizar os colaboradores sobre a importância da coleta seletiva.

Saiba mais: Gerenciamento de custos: 4 dicas para otimização de recursos!

Tendências de sustentabilidade no pós-pandemia

A pandemia do novo coronavírus transformou a sociedade como conhecíamos. As pessoas estão em busca de marcas que trabalhem a inclusão e tenham propósitos bem definidos, com foco maior em tecnologia e desenvolvimento. O que antes era considerado apenas uma tendência, agora já faz parte do dia a dia de muitos consumidores que têm uma maior consciência coletiva, ecológica e ambiental. As empresas precisam ser responsáveis pela cadeia de produção dos produtos comercializados por ela e esta mudança tem forte impacto no gerenciamento de custos.

Leia também: SAP Concur: saiba como o ecossistema auxilia as organizações na retomada de negócios

Como a SAP ajuda no gerenciamento de custos das empresas

Para que as empresas tenham um gerenciamento de custos robusto e eficaz garantindo, assim, um melhor desempenho sustentável, é necessário contar com uma plataforma que integre os sistema de gestão em um só lugar. O SAP Concur Expense é uma ferramenta que proporciona toda a diferença nos processos da  empresa, pois colabora para reduzir os custos corporativos em até 8%.

Com o SAP Concur Expense é possível fazer um gerenciamento de custos de uma maneira rápida e prática. A ferramenta permite acompanhar a rotina de gastos e ainda gera relatórios completos que auxiliam os gestores na hora da tomada de decisão. Além disso, a ferramenta disponibilizada pela SAP Concur é a única do mercado que 

Se a sua empresa está em busca de soluções para melhorar o gerenciamento de custos de forma sustentável, entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba mais.