Conheça a importância da tecnologia de gestão financeira para a sustentabilidade corporativa

18/11/2020

Investir em tecnologia de gestão financeira, atualmente, é fundamental para as empresas continuarem competitivas e até para a escalabilidade na retomada de negócios, após um cenário de incertezas por conta do coronavírus. No entanto, além de contribuir para a área financeira, a tecnologia de gestão também é importante para ações de sustentabilidade e que contribuam para diminuir o impacto causado ao meio ambiente pelo carbono, por exemplo.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Accenture, ao adotarem a cloud computing, como um sistema de gestão na nuvem, organizações com até 100 colaboradores podem reduzir a emissão de carbono em até 90%. Já as grandes corporações podem economizar 30%. Mas em quais outros aspetos a tecnologia de gestão financeira contribui para a sustentabilidade corporativa? Descubra a seguir!

Leia mais: Gestão inteligente: saiba como os sistemas em nuvem contribuem para sustentabilidade

Saiba como a tecnologia de gestão financeira pode contribuir para a sustentabilidade nas empresas!

Implemente um sistema de gestão na nuvem

Como já indicado anteriormente, o primeiro passo para diminuir o impacto causado ao meio ambiente é adotar a nuvem para a tecnologia de gestão financeira. Assim, sua empresa não precisa dos servidores físicos, que precisam ficar ligados durante 24 horas por dia, e ainda custam mais caro se colocar na ponta do lápis os custos com energia elétrica e manutenção.

Além disso, sua organização garante um sistema de gestão de despesas corporativas acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, como notebooks, smartphones e tablets, e ainda tem todos os recursos que um software desse pode oferecer, como:

  • Automação de processos

  • Métricas em tempo real

  • Relatórios ágeis e com dados precisos

  • Otimização de tarefas

  • Redução de custos

Estruture e acompanhe metas de sustentabilidade

A partir da implementação da tecnologia de gestão financeira, também fica mais fácil para as empresas acompanharem as métricas de sustentabilidade definidas por uma política corporativa de contribuição ao meio ambiente. 

Desta maneira, uma plataforma de controle de despesas pode auxiliar com:

  • Indicar viagens que impactam menos o meio ambiente, como a utilização de carros elétricos e caronas compartilhadas

  • Questionar se existe a possibilidade de trocar uma reunião presencial por vídeo a partir de aplicativos de videoconferência

  • Apontar fornecedores que também adotam práticas sustentáveis

Conte com fornecedores “verdes”

Por falar em fornecedores, além da implementação da tecnologia de gestão financeira, é importante que toda a cadeia tenha políticas sustentáveis e que colaborem com o meio ambiente. Por isso, é necessário avaliar os fornecedores para entender quais realmente têm uma política sólida de sustentabilidade e, desta maneira, o sistema de gestão de despesas corporativas sempre indica as opções mais “verdes” aos colaboradores.

Engaje os colaboradores

Por fim, de nada adianta ter tecnologia de gestão financeira que auxilie a organização a ter práticas mais sustentáveis se os colaboradores não têm essa cultura. Por isso, é importante investir na política de sustentabilidade e promover treinamentos, ações em grupo, workshops e, principalmente, na comunicação sobre práticas que contribuam para o meio ambiente.

Veja também: Sistema de gestão na nuvem: saiba como reduzir as despesas corporativas

Conte com a SAP Concur

Como visto, além de todo o ganho para o setor financeiro, implementar a tecnologia de gestão financeira é essencial também para a sustentabilidade das organizações. No entanto, para isso, é preciso contar com plataformas que entreguem essa possibilidade para sua empresa.

Nesse caso, o SAP Concur Travel Expense é um sistema robusto que integra os processos de Travel & Expense em um só lugar e disponibiliza a visualização de reservas de viagens corporativas e detalhes de despesas corporativas em uma única plataforma. Além disso, a SAP Concur Travel Expense é a única solução que possui, de ponta a ponta, a capacidade de educar, sugerir melhores escolhas, mensurar dados e ajudar a sua empresa a ser mais sustentável.

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Travel Expense pode auxiliar sua empresa a ter políticas mais sólidas de sustentabilidade.