Experiência do colaborador e futuro do trabalho: conheça as tendências pós-pandemia

27/04/2021
Desde a pandemia da Covid-19, muita coisa mudou em relação ao mercado, como a adoção do trabalho híbrido, de horários flexíveis e a expansão do home office, não só para conter o avanço da doença, mas também para promover uma melhor experiência do colaborador.
 
Com isso, foi possível fortalecer o engajamento e a motivação dos funcionários, mesmo em um cenário atípico. De acordo com pesquisa da KPMG sobre o futuro do trabalho na pós-pandemia, cerca de 45% dos CEOs entrevistados acreditam que o retorno à modalidade presencial de trabalho não irá ocorrer em 2021. Além disso, mais de 83% dos colaboradores ambicionam um modelo de trabalho híbrido no pós-Covid.
 
Por sua vez, o relatório Find Your Essential, da IBM Institute for Business Value, mostrou que 20% das organizações que priorizam o investimento em tecnologias para posicionar melhor o trabalho híbrido ou o home office tiveram um desempenho superior. As inovações englobam o uso do armazenamento em nuvem, Inteligência Artificial (IA), internet das coisas (IoT) e automação.
 
Por isso, investir em tecnologia será primordial tanto para a sobrevivência das empresas, como para melhorar a experiência do colaborador e garantir um próspero futuro do trabalho. A seguir, conheça algumas das principais tendências pós-pandemia e saiba como aplicá-las na sua organização. Acompanhe!
 

Principais tendências pós-pandemia para a experiência do colaborador

O estudo “Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19”, publicado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), demonstrou que 94% das empresas brasileiras atingiram ou superaram suas expectativas de resultados com o home office. Com a perspectiva próspera, é seguro dizer que muitas organizações irão manter a modalidade, ou mesmo se adequar ao trabalho híbrido, após a pandemia.
 
Por isso, é importante conhecer as tendências pós-Covid e os investimentos tecnológicos que fazem a diferença para a experiência do colaborador neste novo momento e contribuem com o melhor desempenho da sua empresa. São elas:

Conectar e envolver os colaboradores

Para ter uma rotina de trabalho flexível, é preciso contar com ferramentas de interação e suporte aos funcionários. Sendo assim, vale a pena investir em pesquisas de satisfação para entender melhor a experiência do colaborador e, com isso, encontrar dispositivos inteligentes que promovam um envolvimento entre os colegas de equipe, mesmo que virtualmente.
 

Diversidade e acesso

As organizações devem se mostrar abertas e disponíveis para receber novas ideias e pessoas, ampliando a diversidade em termos de gênero, raça, origem, entre outros. Dessa forma, é possível reduzir as desigualdades do mercado de trabalho e, além disso, a própria empresa se beneficia com a chegada de novos profissionais, fomentando a criatividade e a inovação.

Saúde mental, bem-estar e segurança

Hoje em dia, quase metade (47%) dos CEOs globais e 77% dos líderes de alto desempenho relatam que a priorização do bem-estar dos funcionários é algo indispensável, especialmente no momento atual, segundo o estudo da IBM. Além do mais, as pessoas não vão querer voltar para o ambiente de trabalho se não se sentirem seguras.
 
Portanto, para melhorar a experiência do colaborador, é importante criar espaços de distanciamento, aderir aos protocolos de saúde, adotar procedimentos de higienização e manter a saúde e o bem-estar dos seus funcionários, dando suporte psicológico para enfrentar esse cenário difícil.

Flexibilidade

Três em cada quatro empresas brasileiras definem flexibilidade como prioridade para atrair e reter talentos, revela o levantamento da Oxford Economics para SAP SuccessFactors. Além de contribuir com a maior sensação de segurança do colaborador, ter um trabalho flexível é uma forma de adequar o itinerário da empresa à rotina e à dinâmica dos funcionários.
 
Consequentemente, isso gera efeitos positivos na produtividade da equipe, na satisfação dos colaboradores e, por fim, na retenção de talentos.

Investimento em tecnologias

Metade dos trabalhadores das médias empresas (50%) e das pequenas (42%) reportam atrasos ou desafios na obtenção de apoio de TI, mostra estudo da Lenovo. Por essa razão, o investimento em tecnologia é fundamental para melhorar a organização e a gestão do tempo, dinamizar tarefas e, além disso, contribuir com os cuidados de segurança de dados e privacidade.
 

SAP Concur e a melhor experiência do colaborador

A SAP Concur disponibiliza um sistema altamente tecnológico para melhorar a experiência do colaborador e contribuir com a gestão de despesas corporativas em organizações flexíveis: o SAP Concur Expense.
 
Com ele, a empresa é capaz de ampliar o engajamento dos funcionários e ter maior controle dos custos realizados pelos profissionais, seja em despesas de home office, de cursos de qualificação, material de escritório, táxis, refeições, deslocamentos e outros.
 
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