O que você precisa saber sobre o índice de sustentabilidade empresarial

07/07/2021
O desenvolvimento sustentável é uma pauta que está latente nos últimos anos. Afinal de contas, é uma forma de promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, manter os recursos naturais para as futuras gerações. Para isso, foi criado o índice de sustentabilidade empresarial (ISE).
 
Trata-se de um critério de análise comparativa que ajuda na adoção de práticas ecologicamente corretas.
Vale destacar que a sustentabilidade empresarial engloba um conjunto de ações que tornam o negócio ecológico, socialmente justo e economicamente viável. Ou seja, é algo que vai muito além da construção de uma imagem responsável no mercado, sendo uma maneira de agregar valor aos produtos.
 
Para termos uma noção, cerca de 55% dos consumidores brasileiros frequentemente dão preferência às empresas reconhecidas por cuidar do meio ambiente, segundo pesquisa da Opinion Box. Portanto, adotar o índice de sustentabilidade empresarial é a chance de se destacar no mercado e, além disso, ter uma organização muito mais consciente.
 
No artigo de hoje, vamos mostrar o que você precisa saber sobre o índice de sustentabilidade empresarial. Acompanhe a leitura!
 

O que é o índice de sustentabilidade empresarial?

O índice de sustentabilidade empresarial (ISE) consiste em uma ferramenta que mede o comprometimento real com as práticas sustentáveis de uma determinada organização, por meio da ótica da eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.
 
O principal objetivo da métrica é desenvolver um cenário de investimento diferenciado e responsável, tornando-o compatível com a sociedade. As empresas que adotam o ISE destacam-se pelos seus valores de responsabilidade ética e boas práticas em seus processos produtivos, considerando o próprio meio ambiente e as pessoas envolvidas.

Como funciona esse índice?

Na prática, funciona da seguinte maneira: a Bolsa de Valores do Brasil seleciona as empresas reconhecidas pelas iniciativas sustentáveis e, com isso, elas são integradas na carteira de desenvolvimento do ISE. Essa seleção ocorre por uma análise criteriosa, em um questionário desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (CES-FGV), com preenchimento voluntário.
 
Para serem consideradas sustentáveis, as empresas são avaliadas pelo ISE com os critérios abaixo:
  • Nível de comprometimento das políticas internas com a iniciativa;
  • Nível de monitoramento da gestão ao implementar programas, metas e ferramentas de acompanhamento;
  • Desempenho real obtido com as ações da empresa;
  • Cumprimento legal e compliance com as normas vigentes e certificações do segmento.
Dessa forma, ao integrar a seleção das organizações, é possível conquistar o mercado financeiro e ampliar a construção da imagem como empresa responsável.
 

Quais os benefícios de fazer parte da carteira do ISE?

Além da vantagem econômica, visto que o empreendimento irá integrar uma carteira em ascensão na Bolsa de Valores, fazer parte do índice de sustentabilidade empresarial pode trazer muitos benefícios para as empresas, como:
  • Melhora da reputação do mercado;
  • Maior vantagem competitiva;
  • Alinhamento com as tendências e demandas futuras;
  • Aumento da confiança dos investidores.
Desde 2005, quando o ISE foi criado, a valorização das empresas do grupo aumentou em 294,73% a rentabilidade. Para os próximos anos, espera-se que esse percentual cresça ainda mais.
 

SAP Concur na adoção de práticas sustentáveis

A SAP Concur está preocupada com o meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis por parte das empresas, seja na contenção de despesas corporativas ou mesmo na promoção de viagens ecologicamente corretas. Para isso, desenvolvemos uma solução inovadora de alta tecnologia, o SAP Concur Travel & Expense, que permite reduzir o uso e descarte de materiais, como o papel, promovendo a execução de programas de gestão de despesas corporativas e viagens na nuvem, com tudo armazenado digitalmente.
 
Além disso, nossa ferramenta tem funcionalidades que ajudam a realizar viagens mais sustentáveis, como voos com menor pegada de carbono, hospedagens com práticas ecológicas e outros. Entre em contato conosco e descubra mais sobre as nossas soluções específicas para te ajudar a fazer parte do índice de sustentabilidade empresarial!

Tags:

Tecnologia